Siga nossas Redes Sociais

A beleza da vida consagrada

20/08/2021 . Formações

São João Paulo II, na Exortação Apostólica Vita Consecrata, exorta, lindamente, todos os católicos sobre a importância da vida consagrada na Igreja. Ele começa dizendo que muitos ainda se perguntam se a vida Consagrada não seria uma espécie de “desperdício” de energia humana que poderia ser utilizada por um bem maior para a Igreja e a humanidade. Alerta que essa dúvida nos rodeia por conta da cultura do mundo que vê as pessoas como coisas e as avaliam segundo sua produtividade. E diz que a entrega total a Jesus Cristo é questionada desde a Bíblia. Cita João 12, 3: a unção de Betânia, quando Maria toma uma libra de perfume de nardo e ungi os pés de Jesus. Judas, o apóstolo traidor, questiona tamanho “desperdício” sobre pretexto de que tal riqueza poderia ser dada aos pobres. E Jesus diz, simplesmente: “DEIXE-A FAZER”. Essa resposta ainda é atual diante da dúvida sobre a importância dos Consagrados: “não se poderia empregar a própria existência, de um modo mais eficiente e racional, para a melhoria da sociedade? Eis a resposta de Jesus: “Deixa-a fazer”!” São João Paulo II termina: “A quem foi concedido o dom de seguir mais de perto o Senhor Jesus, é óbvio que Ele possa e deva ser amado com coração indiviso, que se Lhe possa dedicar a vida toda e não apenas alguns gestos, alguns momentos ou algumas atividades. O perfume de alto preço, derramado como puro ato de amor e, por conseguinte, fora de qualquer consideração “utilitarista”, é sinal de uma superabundância de gratuidade, como a que transparece numa vida gasta a amar e a servir o Senhor, a dedicar-se à sua Pessoa e ao seu Corpo Místico. Mas é desta vida “derramada” sem reservas que se difunde um perfume que enche toda a casa. A casa de Deus, a Igreja, é adornada e enriquecida hoje, não menos que outrora, pela presença da vida consagrada”.

“A vós, jovens, digo: se sentirdes o chamamento do Senhor, não o recuseis! Entrai, antes, corajosamente nas grandes correntes de santidade, que foram iniciadas por santas e santos insignes no seguimento de Cristo. Cultivai os anseios típicos da vossa idade, mas aderi prontamente ao projeto de Deus sobre vós.
[…]
“Dirijo-me a vós, famílias cristãs. Vós, pais, dai graças a Deus, se Ele chamou algum dos vossos filhos à vida consagrada. Deve ser considerada uma grande honra que o Senhor pouse o olhar sobre uma família e escolha algum dos seus membros, convidando-o a abraçar o caminho dos conselhos evangélicos! Cultivai o desejo de dar ao Senhor algum dos vossos filhos para o crescimento do amor de Deus no mundo. Que fruto do amor conjugal poderia ser mais belo do que este?” (cf. Vita Consecrata)

“As pessoas que dedicaram a sua vida a Cristo, não podem deixar de viver no desejo de O encontrar, para estarem finalmente e para sempre com Ele. Daí a esperança ardente, daí o desejo de « entrarem na Fornalha de amor que nelas arde, e que outra coisa não é que o Espírito Santo » (46): esperança e desejo amparados pelos dons que o Senhor livremente concede a quantos aspiram às coisas do alto (cf. Col 3,1).” (cf. VC 26)

Para se aprofundar mais sobre o tema, leia a Exortação Apostólica Vita Consecrata, clique aqui.

Tudo por Jesus, nada sem Maria

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS