Siga nossas Redes Sociais

Carisma Olhar Misericordioso

Em um momento de oração ao contemplar o rosto de nossa senhora, Padre Alexandre viu em seu coração duas lágrimas que corriam dos olhos da Virgem, nesse momento ele entendeu que uma das lágrimas representava o sofrimento de Nossa Senhora pelos sacerdotes que se perdem em sua vocação e a outra lágrima representava o sofrimento de Maria pelas famílias que passam por tantas necessidades e divisões. Assim foi definido o carisma da Olhar Misericordioso, “sair do julgamento para o amor, cuidado e defesa dos sacerdotes e das famílias pelas obras de misericórdia”.

Carisma: cuidado e defesa do Sacramento da Ordem e do Matrimônio, que levam à defesa da Família. Portanto, o membro Olhar Misericordioso ama o “ser família” no lar, na paróquia e na comunidade, colocando Cristo no centro.

O sacerdote é um dom do Coração de Jesus e n’Ele tem a origem da sua vocação. A Maria foi entregue a tarefa de cuidar dos sacerdotes na pessoa de São João Evangelista. Como Ela, o membro Olhar Misericordioso cuida, serve e defende os que receberam o Sacramento da Ordem, sejam diáconos, presbíteros ou bispos; colabora com caridade cristã para que sigam construindo, em todos os lugares e situações de vida, a civilização do amor, sendo fiéis à sua vocação.

A Família, extensão do Sacramento do Matrimônio, tem sido posta à prova pelas rápidas transformações sociais e culturais. Muitas famílias são fiéis aos valores fundamentais do instituto familiar, enquanto outras estão perdidas diante de seus deveres. O membro Olhar Misericordioso oferece orações e obras de misericórdia em defesa da santidade na instituição familiar, segundo a doutrina da Igreja.

As imagens de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus Misericordioso foram as escolhidas pelo Fundador, pois expressam e identificam o carisma e o lema da Comunidade: a Misericórdia de Jesus por meio de Maria.

A figura de Nossa Senhora de Guadalupe representa, para a Comunidade, os sinais de sua presença na vida do Fundador e a importância do seu olhar misericordioso para a definição de seu carisma. Para que não restem dúvidas de que o olhar misericordioso de Maria se acha voltado para todos os seus filhos, há quase cinco séculos, Nossa Senhora de Guadalupe deixou o retrato de seu amor maternal estampado na imagem que milagrosamente foi pintada no manto do índio Juan Diego.

A figura de Jesus Misericordioso retrata a Misericórdia de Deus que chega aos homens por intermédio de Jesus Misericordioso. Foi através dessa imagem que Jesus pediu a Santa Faustina Kowalska que a sua Misericórdia fosse venerada. Essa imagem representa Cristo ressuscitado trazendo aos homens a paz através da remissão dos pecados pelo preço de Sua Paixão e Morte na Cruz.

Os membros da Olhar Misericordioso carregam consigo um sinal de pertença à Comunidade: uma medalha de um lado com o rosto de Nossa Senhora de Guadalupe e do outro com Jesus Misericordioso (pintura de 1934). Os membros de aliança usam cordão preto e os membros de vida cordão branco.


A Comunidade se fundamenta no olhar misericordioso de Maria Santíssima que por toda sua vida foi envolvida pelo olhar de Jesus. De uma maneira especial Maria viu o Coração do seu Filho ser transpassado pela lança na cruz e dele brotar Sangue e Água, fontes da salvação. Por isso, cada membro da Comunidade busca a identidade do seu olhar, e de todo o seu ser, com o olhar de Maria Santíssima, transformando-se, assim, em um missionário da Misericórdia de Jesus. Desta compreensão brota o lema da comunidade: “tudo por Jesus, nada sem Maria”.

A família Olhar Misericordioso se caracteriza por membros que buscam ser reflexo da bondade e misericórdia de Jesus e de Maria, com corações mansos e humildes, que pelo amor delicado e misericordioso são reconhecidos. A experiência da vida comunitária encontra no Amor Misericordioso, manso e humilde de Jesus e de Maria, sua fonte e impulso para a missão na Igreja.

Devoções

O Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria

Em suas aparições, Jesus revelou à Santa Margarida Maria de Alacoque o desejo ardente que tinha de salvar os pecadores. Assim, lhe pediu a instituição de uma festa litúrgica para honrá-Lo, com a comunhão reparadora nas Nove Primeiras Sextas-Feiras do mês, que consiste no oferecimento da Sagrada Comunhão Eucarística em reparação aos agravos cometidos ao Sagrado Coração de Jesus. Após a morte da Santa, em 1690, essa devoção estendeu-se por todo o mundo.

O culto ao Sagrado Coração de Jesus foi incentivado por inúmeros santos e também nas aparições de Fátima. O Anjo de Portugal fez referência expressa ao Coração de Jesus em suas três aparições aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta. Disse-lhes o Anjo: –“Os Corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas”.

Assim, através da aparição em Fátima, iniciou-se junto ao Sagrado Coração de Jesus, o culto ao Imaculado Coração de Maria, que, através da Virgem, ofereceu meios para a propagação desta devoção tão difundida nos dias de hoje.

No dia 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra, na Espanha, Nossa Senhora revelou à Irmã Lúcia a devoção reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, que consiste no oferecimento da Sagrada Comunhão Eucarística em reparação aos agravos cometidos também ao Imaculado Coração de Maria.

Impossível amar verdadeiramente o Coração de Jesus se não amo, também, o Imaculado Coração de Maria! Na Medalha Milagrosa apresentada pela Virgem Maria à Santa Catarina Labouré, estão cunhados em seu reverso “os dois Corações”: o Coração de Jesus, cercado de espinhos e o Coração de Maria, transpassado por uma espada.

Compreendendo também a união íntima que existe entre estas devoções e que estes Dois Corações permanecem sempre unidos, sendo impossível considerá-los separadamente. Dessa forma, juntamente com a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a Comunidade Olhar Misericordioso é reparadora do Imaculado Coração de Maria que transpassado pela espada de dor, sofre por todos nós.

Pelo Doce e Imaculado Coração da Virgem Maria os membros da Comunidade Olhar Misericordioso mergulham suas vidas, seus sofrimentos, suas alegrias e os desafios da missão que Deus lhes confiou no Misericordiosíssimo Coração de Jesus Cristo, que se mostra aberto e cheio de amor e misericórdia por todos nós.

DIVINA MISERICÓRDIA

Características

Mergulhados no mistério insondável da Misericórdia de Deus, por meio do olhar misericordioso de Maria, os membros da Comunidade Olhar Misericordioso atuarão na Igreja, exercendo a misericórdia com o próximo em obras, palavras e oração.

A devoção à Misericórdia Divina tem profunda relação com a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, pois a Misericórdia de Deus nasce do Coração Misericordioso de Cristo.

“A essência do culto da Misericórdia de Deus consiste numa atitude de confiança cristã para com Deus e de um amor ativo para com o próximo. Nosso Senhor disse: ‘Desejo a confiança das minhas criaturas’ (Diário de Sta. Faustina n° 1059).

Jesus pede ainda à Santa obras de misericórdia por meio de ações, palavras e oração. ‘Espero de ti obras de misericórdia, que devem nascer do teu amor para comigo. Deves mostrar-te misericordiosa com os outros, sempre e em qualquer lugar. Tu não podes te omitir, desculpar-te ou justificar-te’ (Diário de Sta. Faustina n° 742).

Jesus deseja que os Seus devotos cumpram em cada dia pelo menos um ato de amor para com o próximo. A divulgação do culto da Misericórdia Divina não exige necessariamente muitas palavras, mas sempre uma atitude de fé, de confiança em Deus, tornando-se cada vez mais misericordioso.”

O culto à Misericórdia Divina foi expandido por Santa Faustina por meio de seu Diário, que com simplicidade, mas de maneira muito profunda, auxilia os cristãos a se aproximarem deste mistério do Coração de Cristo.

Encontramos no Diário de Santa Faustina as seguintes formas de culto à Divina Misericórdia:

Imagem de Jesus Misericordioso

A Imagem de Jesus Misericordioso é frequentemente designada como Imagem da Misericórdia Divina, mas constitui também um sinal para relembrar o dever cristão da confiança em Deus e de um amor para com o próximo.

Diz Jesus à Santa Faustina em seu Diário: “Por meio desta Imagem concederei muitas graças às almas. Ela deve lembrar as exigências da Minha Misericórdia, porque mesmo a fé mais forte de nada serve sem as obras.” (Diário de Sta. Faustina – n° 742). A Imagem representa Jesus Ressuscitado que traz aos homens a paz pela remissão dos pecados pelo preço da Sua Paixão e morte na Cruz.

“O raio pálido significa a Água que justifica as almas, o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas. ( …) Feliz aquele que viver à sua sombra.” (Diário de Sta. Faustina n° 299). A alma é purificada pelo sacramento do batismo e da reconciliação, enquanto que a Eucaristia alimenta-a abundantemente. Os dois raios significam os sacramentos e todas as graças do Espírito Santo, cujo símbolo bíblico é a água, e também a Nova Aliança de Deus com o homem, feita no Sangue de Cristo.

Festa da Misericórdia

– “Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia” (Diário Sta. Faustina n° 49)

A Festa da Misericórdia ocupa um lugar privilegiado entre todas as formas de devoção. Ela é celebrada no domingo seguinte ao Domingo de Páscoa e revela o profundo sentido teológico que há entre o Mistério Pascal e o Mistério da Misericórdia de Deus. Há uma estreita união entre estes dois mistérios divinos. A pedido do próprio Jesus, a Novena à Misericórdia Divina se inicia na sexta-feira santa e se encerra no sábado que antecede sua grande Festa, o Domingo da Misericórdia.

Terço da Misericórdia Divina

Os que rezam o Terço da Misericórdia oferecem ao Eterno Pai o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Jesus Cristo em expiação pelos próprios pecados, dos seus entes queridos e os de todo o mundo e, unindo-se ao sacrifício de Jesus, recorrem aquele amor que o Pai celestial tem para com o seu Filho, e Nele para com todos os homens. Nesta oração clamam a misericórdia para si e para o mundo inteiro e, deste modo, fazem desta também uma obra de misericórdia.

“As almas que rezarem este Terço serão envolvidas pela Minha misericórdia durante sua vida, e de modo particular, na hora da morte.” (Diário Sta. Faustina n°754)

Hora da Misericórdia

Jesus pediu a Santa Faustina que venerasse a Hora de Sua Santa Morte dizendo o seguinte; “Lembro-te minha filha, que todas as vezes que ouvires o bater do relógio, às três horas da tarde, deves mergulhar toda na minha Misericórdia, adorando-a e glorificando-a. Implora a onipotência dela em favor do mundo inteiro e especialmente dos pobres pecadores, porque nesse momento foi largamente aberta para toda alma. Nessa hora, conseguirá tudo para ti e para os outros. Nessa hora, realizou-se a graça para todo o mundo: a misericórdia venceu a justiça…”. (Diário Sta. Faustina n° 1572)

Informação especial encontra-se no Diário de Santa Faustina, em seu prefácio, quando diz que no Extremo Oriente chegou-se a construir relógios em que às três horas da tarde são assinaladas de modo especial para marcar “a grande Hora da Misericórdia” relembrando aos fiéis a hora da morte de Cristo na Cruz.

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS