Siga nossas Redes Sociais

Obras de Misericórdia

Para o cuidado e defesa das famílias

ACAMPAMENTO MINHA ESSÊNCIA JOVENS

O Acampamento Minha Essência – AME – jovens é um retiro para adolescentes e jovens solteiros (não casados) a partir dos 15 anos, cuja proposta é a vivência de uma forte experiência com Deus e com sua vocação, por meio do resgate da história da salvação pessoal e da humanidade sob a ótica da Teologia do Corpo de São João Paulo II – que retoma o princípio, o propósito da criação do homem e da mulher à Imagem e Semelhança de Deus: Seu Amor, pelo qual e para o qual fomos criados.

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o WhatsApp = (27) 99981-0296

ACAMPAMENTO MINHA ESSÊNCIA CASAIS

O Acampamento Minha Essência para Casais proporcionar aos casais unidos pelo sacramento do matrimônio uma experiência de total desapego do mundo. Serão realizadas dinâmicas e atividades interativas que levam ao despojamento e mergulho em “águas mais profundas” para se re-encontrarem com o Plano Original de Deus para o Matrimônio. O acampamento é fundamentado na Teologia do Corpo, uma coletânea de 129 catequeses escritas por São João Paulo II.

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o WhatsApp = (21) 98260-0897 – Daniela Fraga

 

ACAMPAMENTO O AMOR TUDO SUPORTA

O Acampamento O Amor Tudo Suporta é um retiro para adolescentes e jovens solteiros (não casados) a partir dos 15 anos, baseado na 1ª carta da São João, tendo como proposta a seguinte vivência:

– O amor ilumina (1 Jo, 1)
– O amor de Deus se esconde no irmão (1 Jo, 2)
– O amor evita o pecado (1 Jo, 3)
– Deus é amor (1 Jo, 4)
– O amor renuncia aos ídolos (1 Jo, 5)

Dessa forma, o jovem é exortado a meditar a sua própria salvação e em como cooperar para a salvação do seu próximo, ao passo que se busca viver, ao longo de todo o acampamento, a passagem “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se…
[13:55, 16/05/2022] Jorge Pimenta: O Acampamento Curados no Amor para Amar é um retiro que proporciona um caminho de cura pelo Amor através de alguns passos. O fruto que se busca é ser curado no Amor para amar mais e melhor, pois só pode amar verdadeiramente e se doar, saindo de si pelo outro, quem teve uma experiência com o Amor.

O jovem é chamado a meditar o sofrimento e a ressignificá-lo. É chamado a viver seu sofrimento por Cristo, com Cristo e em Cristo. É chamado a vencer o mal com o bem, gerando frutos para o reino de Deus. Assim, torna-se capaz de não só amar, mas também ser luz do mundo na vida do seu próximo.

A Capelinha de Jesus Misericordioso e Nossa Senhora de Guadalupe é umas das Obras de Misericórdia da Comunidade Olhar Misericordioso que tem como objetivo visitar as casas das famílias que desejarem recebê-la, para que assim possam estar sob o Olhar Misericordioso da Mãe que apresenta o Seu Filho e transforma seus lares em pequenos Santuários de amor, devoção, santificação e evangelização.

Como funciona a peregrinação da Capelinha?

  • Cada zelador deve se comprometer a convidar mais nove famílias, formando um grupo de dez para receber a visita da Capelinha Peregrina em suas casas onde permanecerá durante três dias de forma que, ao término de um mês, ela tenha peregrinado por todos os lares.
  • Com o intuito de facilitar a logística de entrega, evitando indesejados atrasos, é importante que sejam escolhidas pessoas com endereços não muito distantes ou com facilidade de entrega (ambiente de trabalho, por exemplo), principalmente nas cidades grandes, onde os deslocamentos são mais difíceis.
  • Aquele que receber a Capelinha será o responsável por entregá-la, em mãos, à família seguinte.
  • O Zelador precisa estar atento para que o lugar que recebe a Capelinha aceite devotamente a sua visita, assumindo o compromisso de garantir que em toda casa sejam rezados os Terços Mariano e da Misericórdia pelas famílias, pelas vocações, pelo Papa, pela Igreja e pelos pecadores do mundo inteiro. Com o intuito de ajudar as famílias nessa prática, um livro de orações acompanha a Capelinha Peregrina.

A imagem de Jesus Misericordioso não só representa a Misericórdia Divina, mas constitui também um sinal para relembrar o dever cristão da confiança em Deus e de um amor ativo para com o próximo. Disse Nosso Senhor a Santa Faustina: Por meio dessa Imagem concederei muitas graças às almas; que toda alma tenha, por isso, acesso a ela.” (D.570)

O desejo do fundador da Comunidade Olhar Misericordioso, Padre Alexandre Paciolli, é que mais famílias estejam sob o Olhar Misericordioso de Jesus e de Nossa Senhora de Guadalupe, promovendo a devoção à Santíssima Virgem e a Jesus Misericordioso.

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o Whatsapp

(21) 99654-8728 – Andreha

(21) 99655-0148 – Marcio

CONSAGRAÇÃO E RENOVAÇÃO PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E GESTANTES
Augusta Rainha! A paz de Jesus e o amor de Maria!
Para a Consagração de Adultos e Gestantes, clique aqui.
Para a Consagração de Crianças e Adolescentes, clique aqui.
Tudo por Jesus, nada sem Maria.

O Senhor santifica e abençoa o amor do marido pela mulher e o da mulher pelo marido por meio do sacramento do matrimônio. Ele estabelece, não apenas, a fusão de seus corpos, mas também de suas almas.

Nesse contexto a Renovação Matrimonial vem a ser o reavivamento desses votos de amor que os noivos, um dia, declararam diante de Deus e na presença de um sacerdote. O encontro da Renovação Matrimonial auxilia esse momento de reavivamento do amor, ao realizar apresentações aos participantes, promover momentos de reflexão e oração e, ao final, celebrar a missa de Renovação dos votos.

O encontro ocorre nas cidades de Rio de Janeiro e Niterói.

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o WhatsApp 

(21) 98116.0698 – Lara Xavier e Helton

Para o cuidado e defesa dos sacerdotes

Em comunidade, visitamos sacerdotes idosos ou com questões de saúde debilitada que encontram-se abrigados em casas de retiro, ou qualquer sacerdote num ato de serviço e ajuda misericordiosa.

No Rio de Janeiro, o principal foco está na Casa do Padre Cardeal Câmara, criada e vinculada diretamente à Arquidiocese do Rio de Janeiro, e cuidada pelas Irmãs do Instituto da Nsa. do Bom Conselho. Os membros da Comunidade fazem visitas frequentes, de acordo com a escala controlada pelos responsáveis Gerais da Obra.

O contato frequente com tantos sacerdotes que deram a vida pela nossa Santa Igreja traz a sensação de se estar mais perto do céu, com tanto ensinamento e unção que esses Padres transmitem a todos que têm o privilégio de conhecê-los. Alguns, mesmo em condições de saúde extremamente debilitada, transmitem uma fé que aquece o mais incrédulo coração. Até hoje, não houve nenhum membro da Comunidade que, depois da primeira vista, não voltasse à Casa dos Padres para outras visitas e testemunhasse a emoção de viver um momento de tanta paz.
Além disso, é possível viver do sacramento da confissão com os sacerdotes, aprender mais sobre temas ligados à Igreja e ainda receber orientação espiritual.

Todos os membros da Comunidade podem participar desta Obra. Aqueles que estão fazendo o caminho para a Comunidade, por meio do Compartilha, devem ter autorização específica do responsável de missão acompanhamento especial dos responsáveis gerais da Obra.

As visitas também são realizadas na casa dos Padres idosos de São José dos Campos, no Lar dos Padres Palotinos em Santa Maria e em Los Angeles (EUA).

Para maiores informações entrem em contato pelo Whatsapp:

(21) 98167-7018 – Rafaela Costa Valejo

 

TESTEMUNHOS DE QUEM JÁ PARTICIPOU.

“Boa noite, irmãos!
Hoje fui à casa dos padres e experimentei o que é viver na essência ao nosso carisma. Que tesouros aqueles sacerdotes! Cada um com seu jeito e história de caminhada, mas todos com uma só necessidade: o amor e a atenção que Deus nos deu a graça de dar pela missão que nos confiou.
E ao fim, um deles, o Padre Francisco (o de touquinha!), quando voltamos para pedir uma foto com ele, despiu-se um pouco de seu jeito mais reservado e soltou, de forma inesperada, a seguinte declaração emocionada: “a vocação de vocês é a mais bela de todas! A de cuidar do sacerdotes.”
Imagina como não ficou meu coração e o da Claudia! Todos nós nos emocionamos. Nos abraçamos e naquele abraço falamos o quanto ele também é importante para todo nós. Portanto fica o convite a todos do Rio e das outras localidades a viverem essa experiência.
Tenho certeza que, ao vivê-la, experimentamos a plenitude do carisma e isso vai também deixá-los com o coração tão cheio e grato como o meu ficou. Minha vontade era de levar todos comigo! Rs
E inclusive levaremos o Padre Francisco para nosso acampamento! Não a toa, Deus com seus desígnios perfeitos, colocou em nosso caminho um padre que ama acampar. E não vejo a hora!!!!! 😀😀😀
Obrigada, Senhor, por ter me dado a mais bela das vocações!!
TPJNSM!!!” (Mariana Olcese – Olhar Misericordioso Niterói)

“Amados irmãos de Comunidade, ontem em visita a Casa dos Padres, nosso queridíssimo Padre Geraldo Magela estava, como sempre, muito feliz. A cada pessoa que passava ele nos apresentava como “meus novos amigos”. E falava da gratidão de poder estar naquela casa e ter a oportunidade de nos conhecer. Ele sempre se refere às nossas visitas como ” melhor que os remédios” que eu tomo.
Isso me fez pensar que as visitas não são remédios só pra ele mas pra nós também. Fazer o próximo feliz nos transborda!
Quantos de nós ainda não experimentou esse remédio?
Fica a minha dica: visite a casa dos Padres e tome a sua dose desse remédio. Você também tem esse direito.
É isso mesmo, essa visita não é uma obrigação, não é um dever. Mas sim um direito seu!!!
Se você não entendeu isso ainda, não entendeu o carisma da Olhar Misericordioso.
Não perca seu direito!
Visite a casa dos Padres.”
(Claudia Neto – Olhar Misericordioso RJ – Zona Sul)

“Boa noite, irmãos queridos! Hoje fiz minha primeira visita à casa dos padres! Padre Geraldo me disse que nossa presença lá, para eles, é muito melhor que qualquer remédio! Mas na verdade, o privilégio de poder conviver com eles, de compartilhar a rica vivência deles e sentir o enorme carinho que esses queridos pastores ainda tem pra dar é que é o verdadeiro remédio para as nossas almas! Não deixem de ir, queridos irmãos!!!! É uma obra de verdadeira transformação que deve ser nossa xodó, nossa maior missão!!!!! TPJNSM”
(Isabela Dala – Olhar Misericordioso RJ – Zona Sul)

Você que é Bispo, Sacerdote, Diácono, Seminarista ou Religiosa (Freira), venha fazer um Retiro de Silêncio no Vale da Misericórdia! 

Os Vales da Misericórdia pertencem à Comunidade Católica Olhar Misericordioso, que tem o carisma de cuidado e defesa dos sacerdotes, das religiosas (freiras) e das famílias através das obras de Misericórdia.

Confira as opções de Retiros de Silêncio:

Retiros para Bispos católicos apostólicos romanos:

  • Deserto de São Francisco de Assis pela perseverança no próprio episcopado (três dias de deserto a pão e água);
  • Deserto quaresmal (quarenta dias em jejum (6) pela remissão dos pecados próprios e do 6 mundo inteiro);

Retiros para Sacerdotes católicos apostólicos romanos (com a autorização das autoridades correspondentes):

  • Deserto de São Francisco de Assis pela perseverança no próprio sacerdócio (três dias de deserto a pão e água);
  • Deserto quaresmal (quarenta dias em jejum pela remissão dos pecados próprios e do (7) mundo inteiro);

Para Diáconos católicos apostólicos romanos (com a autorização das autoridades correspondentes e, se são diáconos permanentes casados, com a autorização também da esposa):

  • Deserto de São Francisco de Assis pela perseverança no próprio diaconato (três dias de deserto a pão e água);
  • Deserto quaresmal (quarenta dias em jejum pela remissão dos pecados próprios e do (8) mundo inteiro);

Retiros para Seminaristas diocesanos ou religiosos (com a autorização das autoridades correspondentes):

  • Deserto de São Francisco de Assis pela perseverança no próprio sacerdócio (três dias de deserto a pão e água);
  • Deserto quaresmal (quarenta dias em jejum pela remissão dos pecados próprios e do (9) mundo inteiro);

Retiros para Religiosas (freiras) (com a autorização das autoridades correspondentes):

  • Deserto de Santa Myriam de Jesus Crucificado pela perseverança na própria vida consagrada (três dias de jejum a pão e água);
    Deserto quaresmal (quarenta dias em jejum pela remissão dos pecados próprios e (10) do mundo inteiro);

*Agendamentos conforme disponibilidade.

Para mais informações entre em contato com o responsável através do número de whatsapp +55 (24) 99965-3073 ou do email comvidaolharmisericordioso@gmail.com

TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA!

 

Saiba mais: Vales da Misericórdia

Visitar os sacerdotes é uma das obras de Misericórdia realizadas pela Comunidade Olhar Misericordioso. 

Muitas vezes somos atendidos pelos padres, buscamos o perdão dos pecados através da confissão, participamos de inúmeras missas com eles… Mas deixamos de agradecer, visitando-os (cf. Meditatio 21/02/19, Pe. Alexandre Paciolli). Ele nos trazem o próprio Cristo na Missa e nos dão a vida através dos Sacramentos. Portanto, organize-se em Comunidade e visite os padres de sua localidade de missão. Dedique tempo a eles!

Elas consistem em ir ao encontro deles e estar ao lado. Não é simplesmente uma visita de amizade pessoal: é do carisma, do amor Olhar Misericordioso, levando esperança, amor puro, carinho da Santa Mãe Igreja. Ser canal de que ele lute mais pela santidade após cada visita nossa.

São João Mª Vianney: “Se soubéssemos bem o que é um padre na terra, morreríamos: não de medo, mas de amor”.

Ações de Misericórdia

Desenvolvido para jovens de baixa renda que estão cursando ou já cursaram o terceiro ano do Ensino Médio e não tem condições de custear um curso pré-vestibular, o Ágape tem o objetivo de auxiliá-los na sonhada aprovação na universidade. O curso conta com professores Católicos e voluntários de todas as disciplinas regulares sendo inteiramente gratuito.

Mais que educar, este curso é um ponto de esperança para muitos jovens que, independente da sua religião, se encontram perdidos nesta difícil fase e precisam de orientação.

Funciona, atualmente, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro).

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o WhatsApp – 21 99639-5558 – Cristiane Portella

Os Caminhões da Misericórdia levam cestas básicas às paróquias para que os padres distribuam essas doações às famílias necessitadas. Dessa forma, estaremos nutrindo o vínculo entre eles, seguindo o nosso carisma de cuidado com as famílias e sacerdotes.

As cestas básicas são compradas com a doação de benfeitores, e também são arrecadados alimentos não perecíveis, que são recolhidos pelo caminhão periodicamente. Também são distribuídos itens de higiene e limpeza, roupas, brinquedos e chocolates para as crianças em épocas festivas.

 

Para doar:

Caminhão da Misericórdia do Rio de Janeiro/RJ

Chave PIX: cmrio@olharmisericordioso.org

 

Caminhão da Misericórdia de Santa Maria/RJ

Chave PIX: cmsantamaria@olharmisericordioso.org

 

Caminhão da Misericórdia de Resende/RJ

Chave PIX: cmresende@olharmisericordioso.org

 

Caminhão da Misericórdia de São José dos Campos/SP

Chave PIX: cmsjc@olharmisericordioso.org

 

Caminhão da Misericórdia de Unai /MG

Chave PIX: cmunai@olharmisericordioso.org

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o WhatsApp +5521979176171 – Davi Tatagiba

CURSO DE BATISMO

“Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. (Marcos 16:15-16)

O batismo, porta dos sacramentos, necessário para a salvação, pelo qual os homens se libertam do pecado, se regeneram tornando-se filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo mediante caráter indelével, só se administra validamente através da ablução com água verdadeira, usando-se a devida fórmula das palavras. (Cânon 849)

O objetivo do curso é levar aos pais e padrinhos o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

Pode ser batizada toda pessoa ainda não batizada e somente ela (cân. 864). Conforme o código canônico 847, (artigo 2º e 3º) o padrinho e a madrinha precisam ser católicos, maiores de 16 anos, e ter o sacramento da primeira Eucaristia. Se forem casados, é necessário ter o sacramento do matrimônio.

O encontro dura três horas e é realizado nas sextas-feiras às 18h30 ou sábados às 12 horas conforme calendário previamente agendado e acontece na Igreja da PUC – Rio.

Documentos necessários: cópia da certidão de nascimento, preenchimento da ficha de inscrição, termo de autorização dos pais. (se necessário), taxa de inscrição,

Mais Informações: 21 3527-1350 (Igreja da PUC) ou pelo Whatsapp (21) 99781.5389 – Eduardo

CATEQUESE PARA 1º EUCARISTIA

“Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, pois delas é o Reino dos Céus”. (Mt 19;13-15)

Augustíssimo sacramento é a santíssima Eucaristia, na qual se contém, se oferece e se recebe o próprio Cristo Senhor e pela qual continuamente vive e cresce a Igreja. O Sacrifício eucarístico, memorial da morte e ressurreição do Senhor, em que se perpetua pelos séculos o Sacrifício da cruz, é o ápice e a fonte de todo o culto e da vida cristã, por ele é significada e se realiza a unidade do povo de Deus, e se completa a construção do Corpo de Cristo. Os outros sacramentos e todas as obras de apostolado da Igreja se relacionam intimamente com a santíssima Eucaristia e a ela se ordenam. ( Fonte: Cânon 897) A Eucaristia é o coração; o ápice da vida da Igreja, pois, nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros a seu sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecido uma vez por todas na Cruz a Seu Pai; por Seu sacrifício Ele derrama as graças da salvação sobre o Seu Corpo, que é a Igreja. (Fonte: CIC 1407)

O objetivo da catequese é explicar os mistérios da fé e das coisas religiosas em geral e educar as crianças para a vivência da fé em comunidade, apresentando a pessoa de Jesus e os conteúdos de nossa fé, orientando o catequizando para viver a fé no dia-a-dia.

Podem participar crianças de 8 a 14 anos, que tenham cursado ou estejam cursando a 3ª série do ensino fundamental. A preparação dura dois anos e os encontros são realizados aos sábados, das 10 às 11h30, na PUC-Rio.

São utilizados os Livros da catequese, volumes 1 e 2, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A Bíblia e Catecismo da Igreja Católica 1322-1405.

Documentos necessários: cópia da certidão de nascimento e de batismo, ou declaração da sua paróquia. preenchimento da ficha de inscrição, termo de autorização dos pais. (se necessário), taxa de inscrição.

Mais Informações: 21 3527-1350 (Igreja da PUC) ou pelo Whatsapp (21) 99781.5389 – Eduardo

“A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã“. (Papa João Paulo II)

CURSO DE CRISMA

“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. Mateus 22:37

O sacramento da confirmação proporciona aos batizados a continuação do caminho da iniciação cristã e o enriquecimento com o dom do Espírito Santo. Vinculados mais perfeitamente à Igreja, fortalece-os e mais estritamente os obriga a serem testemunhas de Cristo pela palavra e ação e a difundirem e defenderem a fé (Fonte: Cânon 879), como verdadeiras testemunhas de Cristo.

O objetivo do curso é educar os adolescentes, jovens e adultos para uma vivência comprometida com o Reino de Deus. A crisma é o sacramento do compromisso. A preparação deve levar o catequizando ao compromisso com a comunidade de fé, através de uma programação pastoral que leve ao seu envolvimento com a vida da comunidade.

Podem participar adolescentes a partir de 14 anos de idade completos e adultos, conforme estabelecido pelo Diretório Diocesano dos Sacramentos. A preparação dura dez meses (1 ano) e o curso é realizado aos sábados, das 11h às 12h30, na Igreja da PUC – Rio.

O material necessário é uma apostila com temas baseados na Bíblia e no Catecismo da Igreja Católica 1285-1314.

Documentos necessários: certificado de primeira comunhão ou declaração da sua paróquia, preenchimento da ficha de inscrição, taxa de inscrição.

Mais Informações: 21 3527-1350 (Igreja da PUC) ou pelo Whatsapp (21) 99781.5389 – Eduardo

CURSO DE NOIVOS

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” (Gênesis 2:21-24)

O sacramento do matrimônio é o pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole. Entre os batizados foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento. (Fonte: CIC 1601). Os que vivem no estado conjugal, segundo a própria vocação, têm o dever especial de trabalhar pelo matrimônio e pela família, na construção do povo de Deus. (Fonte: Cânon. 226 – §1)

O objetivo do curso de noivos é oferecer ferramentas para dialogar sobre os temas essenciais para o conhecimento mútuo, já que o casamento supõe a aceitação da outra pessoa do jeito que ela é, e oferecer elementos de discernimento da relação, para que o casal avalie até que ponto está pronto.

Podem participar casais que forem se casar na igreja católica e, se possível, com no mínimo 6 meses antes do casamento. Para que o sacramento do matrimônio seja recebido com fruto, recomenda-se insistentemente aos noivos que se aproximem dos sacramentos da penitência e da santíssima Eucaristia (Fonte; Cânon 1062 -§2.) O curso dura oito horas e acontece em quatro encontros de duas horas cada, realizados nas sextas às 18h30min ou nos sábados às 12h, na Igreja da PUC-Rio

O curso é baseado no Catecismo da Igreja Católica 1601-1658, na Bíblia e Código do Direito Canônico, entre outros.

Documentos necessários: certificado de batismo ou declaração da sua paróquia, preenchimento da ficha de inscrição, taxa de inscrição.

Mais Informações: 21 3527-1350 (Igreja da PUC) ou pelo Whatsapp (21) 99781.5389 – Eduardo

CONSAGRAÇÃO DE ADULTOS

Consagrar-se inteiramente a Maria significa entregar a Ela tudo que somos e possuímos, para que, através Dela, possamos mais perfeitamente pertencer a Deus.

Criados a imagem e semelhança de Deus, fomos gerados para adorá-Lo e sermos santos como Ele é Santo, assim, ansiamos, um dia, ir ao encontro de Jesus e, unidos aos santos, chegar à vida eterna. No entanto, trazemos também a marca do pecado original cometido por Adão e Eva. Por isso, somos fracos e inconstantes, caímos por causa de nossas iniquidades e, por medo e culpa, muitas vezes tememos aproximar-nos de Deus. Mas, o Senhor, que é misericordioso e fiel, prometeu-nos de que colocaria ódio e inimizade entre a Mulher e a serpente e assim o fez.
Jesus veio ao mundo por Maria, gerado em Seu ventre, para salvar toda a humanidade e, na pureza do coração de Maria, ao nos consagrarmos, somos moldados para voltarmos a Deus. São Luís Maria, em seu Tratado, apresenta essa via de Amor como sendo “o caminho fácil, curto, perfeito e seguro para chegar à união com Deus, na qual consiste a perfeição cristã” (TVD 152).

Consagrarmo-nos à Santíssima Virgem Maria nos põe inteiramente ao serviço de Deus, numa escravidão de amor e por amor, constituindo-se em meio formidável de sermos perseverantes e fiéis nas virtudes.

Datas dos eventos de consagração: 

  • 13 de Maio (dia de Nossa Senhora de Fátima)
  • 12 de Dezembro (dia de Nossa Senhora de Guadalupe)

O que é necessário?

  • Ler o livro “Tratado da da Verdadeira Devoção a Virgem Maria” de São Luís Maria Grignion de Monfort;
  • Realizar os Exercícios Espirituais de acordo com o livro preparado pela Comunidade Olhar Misericordioso.

Quem pode realizar a consagração?

  • Jovens à partir de 17 anos;
  • Adultos;
  • Grávidas que queiram consagrar os bebês que trazem no ventre.

Onde?

  • Diversas Localidades de Missão, checar disponibilidade.

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o Whatsapp:

21 99966-4541 – Renata Sertã

21 99962-7272 – Marcos Sertã

 


CONSAGRAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Consagração das Crianças e Adolescentes tem como objetivo desabrochar no coração dos mais jovens um amor filial a Virgem Maria, a devoção ao Santo Rosário e a intimidade com Jesus, trazendo-os, desde a juventude, para uma caminhada espiritual por meio das orações diárias. Deseja-se que essa Consagração seja apenas o início de um lindo projeto que Deus tem para cada um dos seus “pequeninos”. Ela não substitui a Consagração que se faz através do método de São Luís, com a leitura do Tratado e a preparação através dos Exercícios Espirituais. Por isso, é importante que, ao atingir a idade adulta, todos façam a real entrega e compromisso a Jesus por Maria.

Datas dos eventos de consagração: 

  • 13 de Maio (dia de Nossa Senhora de Fátima)
  • 12 de Dezembro (dia de Nossa Senhora de Guadalupe)

Quem pode realizar a consagração?

  • Bebês já batizados (através dos pais);
  • Crianças;
  • Adolescentes até os 16 anos.

O que é necessário?

  • Acompanhar os exercícios preparados para cada faixa etária com o auxílio dos pais.

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o Whatsapp:

(21) 99515-7213 – Mirella 

(21) 99515-7214 – Cláudio 

CONSAGRAÇÃO E RENOVAÇÃO PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E GESTANTES
Augusta Rainha! A paz de Jesus e o amor de Maria!
Para a Consagração de Adultos e Gestantes, clique aqui.
Para a Consagração de Crianças e Adolescentes, clique aqui.
Tudo por Jesus, nada sem Maria.

“Trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos” (Lc 5,5).

Duc in altum – ide para águas mais profundas!

No início do milênio, São João Paulo II, o Papa da juventude, relembrou-nos essas palavras de Jesus, que, depois de ter falado às multidões a partir da barca de Simão (Pedro), convidou o Apóstolo a “avançar para águas mais profundas” para a pesca: “Duc in altum” (Lc 5,4). Pedro e os primeiros companheiros confiaram na palavra de Cristo e lançaram as redes. “Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixe” (Lc 5,6).

Hoje, essa recordação de nosso querido padroeiro, São João Paulo II, inspira o nome do encontro para jovens “Duc in altum”. O encontro é aberto a todos aqueles que se sentem chamados a um momento de oração, a partir do aprofundamento da doutrina católica, adoração ao Santíssimo com intercessão pelos sacerdotes e da realização de obras de misericórdia atendendo as necessidades de sacerdotes, religiosos (as) e famílias.

O encontro acontece semanalmente em Santa Maria (RS).

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o WhatsApp (21)98167-7018- Rafaela Costa Valejo 

“Trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos” (Lc 5,5).

Duc in altum – ide para águas mais profundas!

No início do milênio, São João Paulo II, o Papa da juventude, relembrou-nos essas palavras de Jesus, que, depois de ter falado às multidões a partir da barca de Simão (Pedro), convidou o Apóstolo a “avançar para águas mais profundas” para a pesca: “Duc in altum” (Lc 5,4). Pedro e os primeiros companheiros confiaram na palavra de Cristo e lançaram as redes. “Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixe” (Lc 5,6).

Hoje, essa recordação de nosso querido padroeiro, São João Paulo II, inspira o nome do encontro para jovens “Duc in altum”.

O encontro acontece mensalmente com vocacionados à Comunidade de Vida Olhar Misericordioso, direcionado pelas irmãs do Vale da Misericórdia em Nova Friburgo – RJ.  São momentos de oração, a partir do aprofundamento da doutrina católica, adoração ao Santíssimo com intercessão pelos sacerdotes e  realização de obras de misericórdia atendendo as necessidades de sacerdotes, religiosos (as) e famílias.

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o WhatsApp:

 (21)98167-7018- Rafaela Costa Valejo 

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24,15)

Dentre os muitos benefícios espirituais desse ato de consagração, vale ressaltar que através da entronização de Seu Sagrado Coração, Jesus assume um papel de membro da família e assim unimos nossos corações ao Dele. Unir os corações ao de Jesus, que é fonte de infinita graça e misericórdia, é obter os auxílios necessários para união, fortalecimento e santificação da família. É transformar o lar em um ambiente de caridade fraterna e consolo para o coração de cada familiar e o de Jesus perante todas as ofensas e injúrias cometidas pela sociedade.

Como acontece?

  • A família que receberá a Entronização deve se preparar espiritualmente para a ocasião, se possível através do sacramento da confissão e realizando a novena ao Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria que será enviada pelo membro da Comunidade;
  • No dia agendado, o membro responsável da Olhar Misericordioso visitará a casa e presidirá a cerimônia com um momento de oração, escuta e partilha da Palavra de Deus até o ponto alto, que é o ato de consagração total da família ao Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, colocando as imagens no lugar especial onde ficarão expostas. A cerimônia dura aproximadamente 25 minutos.

Onde?

  • Em todas as localidades de Missão.

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o Whatsapp:

21 96592-2936 – Pedrina

21 98284-8738 – Thiago

A Exposição “Quem é o Homem do Sudário” é uma exposição científica internacional sobre o Sudário de Turim. Ela contém a réplica do lençol, com reconstituições impressas do Corpo do Homem do Sudário.

Possui também painéis explicativos, réplica dos instrumentos de tortura e um holograma em tamanho natural extraído do próprio Sudário.

O material que se encontra em exposição foi criado no Brasil, a partir de uma graça recebida na exposição do Santo Sudário em Jerusalém, sendo uma réplica fiel à que está exposta em Jerusalém. A primeira cidade brasileira a receber a exposição foi Curitiba, em 2010.

O Santo Sudário é um dos objetos mais estudados de toda a humanidade. Foram selecionados alguns dos melhores profissionais para analisá-lo nas áreas da palinologia, patologia forense, botânica, física, química, numismática, iconografia e tecnologia têxtil, entre outras. A fim de comprovar a autenticidade do tecido que envolveu o Homem do Sudário, a exposição conta com 36 painéis, que apresentam para o público as diversas pesquisas científicas realizadas.

Composta por 5 fases (Introdução, Análise Científica, Percurso Histórico, Análise Médico-Forense e Holograma/Estátua de Bronze), a Exposição inclui, por exemplo, os estudos sobre imagens florais e sobre pólens, encontrados no tecido do lençol sepulcral, elaborados, respectivamente pelo botânico israelense Avinoam Danin e pelo patologista forense Max Frei. Através dessas descobertas, pode-se conhecer a fundo uma das peças mais estudadas pela ciência!

É imprescindível mencionar que a Exposição do Santo Sudário é uma obra viva da misericórdia de Jesus, pois foi na cruz que Ele derramou Seu sangue por nós. Através dela, a Comunidade Olhar Misericordioso tem levado a diversas cidades do Brasil as marcas da flagelação, morte e ressurreição de Cristo e mostrado, por todas as evidências presentes no lençol sepulcral, que se trata do Evangelho Vivo.

Vale reiterar o banho de cultura que é visitar essa Exposição Internacional e ter a oportunidade de conhecer as revelações sobre essa peça tão detalhadamente analisada. É fundamental que todos estejam de coração aberto para que possam mergulhar na força e nos mistérios desse lençol sepulcral. Ainda que algum visitante não tenha fé, ao sair da exposição, terá muito mais cultura do que quando entrou. Afinal, todos os painéis, na parte científica, foram feitos depois de estudos atestados por grandes universidades. Todos que visitam a exposição têm a oportunidade de conhecer uma das peças mais estudadas pela ciência!

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o WhatsApp – +55 42 9166-4548 Valéria Muller

 

 

Esse grupo foi denominado “Olhar Misericordioso de São Frei Pio” e tem como característica principal a grande devoção ao santo que dá nome ao grupo, que foi o principal incentivador da criação dos grupos de oração no mundo e é um dos padroeiros da Comunidade.

O que é?

  • Encontro semanal para reflexão de ensinamentos da Bíblia e partilha de testemunhos de fé.
  • Espiritualidade profunda e contemplativa baseada no Catecismo da Igreja Católica, no carisma da Comunidade Olhar Misericordioso e ensinamentos de São Frei Pio.

Como ocorre?

  • Inicia-se com a oração do Terço da Misericórdia e seguem com orações, músicas, leitura, e reflexão da palavra assim como dinâmicas espirituais e partilhas. Ao final, são feitas orações junto à imagem de São Frei Pio.

Onde?

  • Na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

*Em tempos de Pandemia, o grupo tem acontecido online toda  quarta-feira as 20:00h pelo canal do YouTube e pelo Facebook

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o whatsapp:

(55) 99727-8989 – Rogério Hollerbach

 

Através dessa ação caridosa, ajudamos ao nosso próximo nas suas necessidades corporais e espirituais. Como nos diz São Marcos ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!’ (Mc 16,15).

Muitos são os benefícios dessa obra, considerando que o aprendizado no ato de se doar ao próximo, leva ao crescimento espiritual. Além disso, aprende-se a valorizar a própria vida, a ouvir e respeitar o outro. É uma verdadeira lição de vida.

Podem participar todos aqueles que tiverem no coração o desejo de servir a DEUS e levar o amor dEle ao irmão.

Atualmente estas missões ocorrem no Rio de Janeiro.

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o WhatsApp 21 98167-7018 – Rafaela Costa Valejo

 

TESTEMUNHOS DE QUEM JÁ PARTICIPOU

 

“O chamado a missionar representou para mim a alegria de levar o amor de DEUS que um dia me encontrou. Despojar-me de mim mesma para experimentar também o amor de Deus no meu irmão. Alegria que o mundo não conhece!”

Daniela Fraga- Membro de Aliança – COM Recreio/RJ

 

“Inesquecível, gratificante e curativo”

Jocélia- amiga da COM

 

“Missionar é pôr em prática o que Cristo tanto nos pede: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”

Áurea – amiga da COM

 

“Todas as vezes que saio para missionar achando que vou somente levar o Evangelho ao meu irmão, surpreendo-me com Jesus que me ensina muito através do contato com meu irmão. Missionar é amar e ser amado!”

Claudia Neto- Membro de Aliança – COM ZS/RJ

Esta Obra consiste na evangelização de crianças de 3 a 7 anos. A cada reunião, são apresentados temas Bíblicos para que as crianças conheçam melhor a Palavra de Deus de forma lúdica, assim como o ensinamento das orações Católicas mais importantes.

Quando e onde ocorre?

  • Reuniões quinzenais na Zona Sul do Rio de Janeiro.
  • Reuniões quinzenais em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

* Em tempos de pandemia, nossas reuniões tem sido on-line a cada 15 dias em 2 horários: as 15:00h e as 16:30h

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o Whatsapp:

(21) 98402.0595 – Girlene

 

 

A Obra “Pais de joelhos, filhos de pé” foi criada porque a família é o projeto mais importante de Deus e tem sofrido muitas tribulações. É um grupo de oração em que os pais intercedem por seus filhos e família.

Esse convite é feito através do livro “Pais de joelhos, filhos de pé”, que contém uma pequena coletânea de orações, escolhidas em discernimento, para que, com mais agilidade, seja possível encontrar orações apropriadas para as diversas situações que os filhos e a família vêm enfrentando.

O livro tem uma versão em espanhol e, em breve, contará com uma em inglês.

Algumas paróquias contam com a presença mensal de um grupo de oração baseado neste livro de forma que pais e mães se unem para rezar pelos seus filhos segundo as orações deste livro, rezando o Santo Terço e louvando a Deus através de testemunhos e canções.

 

 

PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES, MANDE UMA MENSAGEM PARA O WHATSAPP

(21) 98668.2141 – Daniela e Júnior

O projeto “SONHO DE NATAL” acontecerá no dia 21 de dezembro às 15h no aeroclube de Resende/RJ.

Nosso projeto visa fazer uma festa solidária para crianças carentes, inspirado no BQ solidário que teve início dentro da PUC RJ (2021).
Precisamos de 50 jovens dentro da faixa etária de 18 a 35 anos que irão receber uma cartinha escrita pelas crianças a Jesus Cristo, e esses jovens vão comprar o presente e acolher a criança no dia do evento.

Em ajuda ao projeto Sonho de Natal, estamos arrecadando brinquedos para as crianças de 5 a 9 anos, com valor limite de R$ 100,00. (*estamos aceitando doações em brinquedos, não em dinheiro).

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 99947-3648.

Veja a matéria realizada sobre o projeto, na Globoplay (acesse aqui)

Sacerdos in Aeternum, do latim, “Sacerdote para Sempre”, é uma série de entrevistas, veiculadas no canal da Comunidade Olhar Misericordioso no Youtube, em que padres compartilham histórias inspiradoras de suas trajetórias vocacionais, o discernimento e a vida sacerdotal.

O objetivo desses vídeos é levar ao conhecimento do povo de Deus exemplos de sacerdotes que, muitas vezes de maneira anônima, realizam fielmente seu ministério, como um outro Cristo. Com essa Obra de Misericórdia a comunidade pretende animar e tocar os corações de seminaristas, vocacionados e leigos para essa missão admirável e, quem sabe, contribuir assim para escutem o chamado de Jesus para as suas próprias vidas.

Para indicar algum sacerdote fiel a seu ministério entre em contato com Dayane e Alexandre (21) 99795.0291

O Terço das Rosas é uma obra de misericórdia que visita casas de famílias e paróquias no intuito de rezar o terço em família e/ou em comunidade. Neste rosário, cada conta é formada por uma rosa que é ofertada à Nossa Senhora formando ao final um grande terço feito de rosas.

Como Maria um dia visitou a casa de sua prima Isabel (Lc 1, 39-56), ela deseja visitar a casa de muitos e levar consolo e alegria àqueles que se abrem a sua presença. Muitas graças são derramadas pelas mãos de Maria às famílias que a recebem com carinho!

Onde?

  • Em todas as localidades de missão.

Para obter mais informações, mande uma mensagem para o Whatsapp:

(21) 99155-2873 – Daniely Hartmann

(21) 99605-8513 – Claudio Santos

 

Se bem se compreendesse o que o sacerdote é na terra, morrer-se-ia, não de medo, mas de amor. […] O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus” São Cura D’Ars

A vigília ocorre na intenção de rezar pelos Sacerdotes em diversas situações de modo a fortificá-los espiritualmente.

Acontece atualmente no Vale da Misericórdia, casa onde os membros de vida da Comunidade Olhar Misericordioso residem, em Marechal Hermes/ Rio de Janeiro, Paraty/Rio de Janeiroe no Recreio/Rio de Janeiro.

 

Para mais informações: Ana Carolina – (38) 9997-0351

 

Vigília pelos sacerdotes, dia 04/02/2022
Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Testemunho

Sabemos que a Vigília é pelos sacerdotes, e essa foi a primeira vez que a obra aconteceu na Igreja do Centro de Paraty, após a Santa Missa em desagravo aos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus.

E neste dia, vivenciamos nosso carisma com uma família também!
Que estavam separados e se colocaram de presença de Jesus após um momento de conversa com nosso pároco!

Tudo para maior honra e glória de Deus!

TPJNSM
Localidade São João Paulo II
Paraty/RJ


“A messe é grande, mas poucos são os operários! Orai para que o dono da messe mande operários à sua messe!” (Mt 9,37)

Para mais informações sobre essa obra da Comunidade Olhar Misericordioso, mande uma mensagem para o whatsApp: + 55 (38) 9997-0351 (Ana Carolina)

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS