Siga nossas Redes Sociais

Nossa História

Ao retornar à cidade do Rio de Janeiro, em 2011, para exercer suas atividades sacerdotais, Padre Alexandre sentia cada vez mais forte o chamado de Deus para reunir pessoas em torno de um amor que mergulha e experimenta a imensidão da misericórdia divina a partir dos olhos de Nossa Senhora.

A inspiração para formar uma Comunidade se abrasava em seu coração e, em março de 2015, inicialmente com o nome Éfeta, um pequeno grupo, a convite do Padre Alexandre, deu início a uma Comunidade. Mas, Deus seguia colocando pessoas ao seu redor e, providencialmente, vários se aproximavam dele desejosos de possuir e expressar um olhar misericordioso, reflexo do olhar do próprio Cristo para as mais diversas realidades humanas.

Além de experiências e vivências pessoais, as partilhas e os testemunhos de seus filhos espirituais confirmavam o desejo do Espírito Santo de que uma nova comunidade se formasse, e muitos se uniam ao ideal do Padre Alexandre, mesmo sem saber aquilo que Nosso Senhor já lhe pedia e inspirava.

A partir de uma experiência espiritual do Padre Alexandre na Semana Santa de 2015, houve a escolha e a definição do nome de nossa Comunidade, que passou a se chamar “Comunidade Olhar Misericordioso”. Fixou a sede na cidade do Rio de Janeiro pois foi carinhosamente acolhida por seu Arcebispo, Cardeal Orani Tempesta. Seus membros encontram-se em diversas cidades do Brasil e do Mundo, colocando-se à disposição da Igreja, através dos Bispos, na tarefa de servir e defender Sacerdotes e a Família por meio das Obras de Misericórdia, missão de todo cristão, mas particularmente, dos membros que participam desta Comunidade.

A Bula Papal de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia – Misericordiae Vultus, de 11 de abril de 2015, escrita pelo Papa Francisco, confirmou a missão e o carisma da Comunidade, especialmente quando o Santo Papa convida, ao final desta Bula, a que todos os católicos do mundo vivam as Obras de Misericórdia.

A data oficial de fundação é dia 12 de dezembro de 2015, o carisma interior é sair do julgamento para o amor e o carisma exterior é cuidar e defender os Sacerdotes e as Famílias através das Obras de Misericórdia. Recebeu o decreto de Ereção Canônica em 26 de dezembro de 2019, assinado pelo Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS