Siga nossas Redes Sociais

Mês das Vocações – Semana dos leigos

24/08/2021 . Notícias

Neste quarto domingo do mês das Vocações, celebramos em ação de graças por todos os leigos. O Papa São João Paulo II na Exortação Apostólica Pós-Sinodal, sobre a vocação e missão dos leigos na igreja e no mundo, nos esclarece que “por leigos, entendem se aqui todos os cristãos que não são membros da sagrada Ordem ou do estado religioso reconhecido pela Igreja”.

O saudoso pontífice disse ainda que eles são “os fiéis que, incorporados em Cristo pelo Batismo, constituídos em Povo de Deus e tornados participantes, a seu modo, do múnus sacerdotal, profético e real de Cristo, exercem pela parte que lhes toca, na Igreja e no mundo, a missão de todo o povo cristão”.

Acerca deste encargo e desta condição, o Catecismo da Igreja Católica (§913) nos diz que “todo leigo, em virtude dos dons que lhe foram conferidos, é, ao mesmo tempo, testemunha e instrumento vivo da própria missão da Igreja pela medida do dom de Cristo”.

Por isso é importantíssimo que entendamos que mesmo que alguns não tenham assumido algum compromisso fixo ou apostolado na Igreja, ao chamarmo-nos de cristãos, somos convocados a testemunhar, não somente com palavras, mas principalmente com nossos comportamentos, nossa experiência de fé.

Nisto podemos dizer que essa presença cristã é uma resposta ao que São nos diz São Paulo na Carta aos Romanos, que “toda criatura espera, ansiosamente, a revelação dos filhos de Deus” (8,19). Portanto, avaliemos nosso testemunho cristão, e vejamos em que devemos melhorar.

Todo testemunho autêntico brota de um coração inflamado de amor e convicto de sua fé. Investiguemos nossos corações e peçamos o auxílio de Deus, caso encontremos em nós, indiferença religiosa ou frieza espiritual. Certamente, seremos socorridos e poderemos tornar as nossas vidas, o quinto evangelho.

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS