A Bíblia é um livro SAGRADO que foi escrito por Deus, pela ação do Espírito Santo através dos autores (ou hagiógrafos), para que no decorrer da história escrevessem os ensinamentos que Ele queria passar naquele momento.
Toda a Escritura divina é um só livro e esse livro único é Cristo, «porque toda a Escritura divina fala de Cristo e toda a Escritura divina se cumpre em Cristo» (cf. CIC 134). Então, antes de mais nada, temos que ter isso em mente: Cristo é o centro de tudo! “A Igreja (…) pôs em evidência a unidade do plano divino nos dois Testamentos, graças à tipologia. Esta descobre nas obras de Deus, na Antiga Aliança, prefigurações do que o mesmo Deus realizou na plenitude dos tempos, na pessoa do seu Filho encarnado” (CIC128).
Foi a Tradição Apostólica que levou a Igreja a discernir quais os escritos que deviam ser contados na lista dos livros sagrados. Esta lista integral é chamada «Cânon» das Escrituras (cf. CIC 120), composta por 73 Livros, dividida em 2 Testamentos:
As SAGRADAS ESCRITURAS reúnem os ensinamentos que Deus têm para a humanidade: a Bíblia. Mas nem tudo que Deus ensinou está unicamente em forma de escrita.
TRADIÇÃO guarda o depósito de fé da Igreja, que conserva o que Jesus ensinou.
MAGISTÉRIO é aquele grupo da Igreja que recebe uma ação especial do Espírito Santo para que esta revelação de Deus não se perca e se mantenha sempre fiel
Tudo por Jesus, nada sem Maria.
Leia mais: