Existem 9 coros ou ordens angelicais, se baseiam nos distintos nomes que na Bíblia aparecem referindo-se a eles. Os coros superiores participam aos inferiores seus conhecimentos. Cada 3 coros formam uma hierarquia. Todas elas formam a corte celestial dos anjos de Deus!
Hierarquia Suprema
Coro celestial dos Serafins: louvadores de Deus, vivem nos ardores da caridade; vem do grego “Seraph” (abrasar, queimar, consumir). O que pedir a eles: que nos abrasem no amor de Deus e inflamem nosso coração no carinho com Nossa Senhora, que nos entreguemos, louvemos e sirvamos a Deus!
Coro celestial dos Querubins: cuidadores das coisas de Deus, vêem a verdade de um modo superior aos outros anjos; do grego “Cherub” (plenitude de sabedoria e ciência). O que pedir a eles: que nos ajudem nas tentações contra a fé, pureza e os escrúpulos.
Coro celestial dos Tronos: atentos às razões do obrar divino; assistem aos anjos inferiores, se for necessário; “Sedes” Dei.
Hierarquia Média
Coro celestial das Dominações: dominam sobre todas as ordens angelicais encarregadas de executar a vontade de Deus; distribuem aos anjos inferiores suas funções e ministérios; participam no governo das sociedades. O que pedir a eles: que esclareçam os hereges ateus, incrédulos e católicos pouco fervorosos, conversão, pelos que se dedicam a difundir o Evangelho.
Coro celestial das Potestades: condutores da ordem sagrada; executam grandes ações que dizem respeito ao governo universal do mundo e da Igreja, operando por isso milagres e prodígios extraordinários.
Coro celestial das Virtudes: “virtus” (força); encarregados de eliminar os obstáculos que se opõe ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim; lutam para manter a ordem da Providência Divina.
Hierarquia Inferior
Coro celestial dos Principados: são os que presidem os reinos, as províncias, dioceses; encarregados da repartição dos bens espirituais neles; missão mais extensa e universal.
Coro celestial dos Arcanjos: anjos que estão ao serviço direto de Deus para realizar missões especiais. O que pedir a eles: Miguel: quem como Deus (lutar contra os demônios); Gabriel: fortaleza de Deus (portador de boas notícias de Deus); Rafael: remédio de Deus (cura)
Coro celestial dos Anjos: aqui estão os demais anjos e nossos anjos da guara; a cada um de nós também é designado um Anjo da Guarda. Elias foi alimentado por um anjo custódio: 1 Reis, 19, 5
Os anjos não podem conhecer nossos pensamentos se nós não os revelamos… só Deus sabe o que está em nossos corações. Podemos pedir ajuda deles para favores.
Nos ensinam muito os anjos a:
* Glorificar o Senhor
* Cumprir com exatidão as ordens de Deus
* Servir ao próximo
Minha bênção! Pe. Alexandre Paciolli
Tudo por Jesus, nada sem Maria.
Leia mais: