Siga nossas Redes Sociais

12 de dezembro – Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

12/12/2021 . Formações

Com muita alegria celebramos hoje, 12 de dezembro, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas. Neste dia nos recordamos com fé a história dessa devoção mariana que teve sua origem no México no ano de 1531, quando por quatro vezes a Virgem Maria apareceu ao índio Juan Diego.

Nestes encontros, ela o pediu que fosse ao bispo e lhe suplicasse em seu nome, que fosse construído um templo onde Ela pudesse mostrar seu amor e compaixão a todos que n’Ela confiassem. Como sinal da veracidade de seu pedido, a Virgem indicou ao índio que colhesse rosas no topo da Colina de Tepeyac e depois as levasse ao Bispo.

Assim foi feito, e qual tamanha foi a surpresa e a comoção do arcebispo Frei Juan de Zumárraga e dos demais presentes quando o índio desenrolou seu manto e eles viram no tecido a imagem da Virgem de Guadalupe, como pode ser vista hoje na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México.

A partir daquele dia, o manto de Guadalupe se tornou objeto de veneração devido aos incontáveis milagres concedidos por meio desta aparição mariana, mas também por suas extraordinárias características que desafiam a ciência e reforçam a devoção à Virgem de Guadalupe.

Dentre estes prodígios, destacamos que um dos grandes milagres de Nossa Senhora de Guadalupe foi sua influência na conversão em massa dos astecas, pois estes povos praticavam milhares de sacrifícios humanos por ano para, conforme sua crença, manter aceso o “fogo do sol”. Além disso, praticavam a antropofagia, a poligamia e o incesto. Ou seja, com a cristianização de grande parte dos astecas, muitas crueldades foram evitadas.

Interessante é que na sua aparição ao tio de Juan Diego, Nossa Senhora teria referido a si mesma com a palavra asteca “quatlasupe”, que soa parecido com a palavra “Guadalupe” que do espanhol significa “aquela que esmaga a serpente”.

Neste dia, rezamos de forma especial, pelo aniversário de seis anos da Comunidade Olhar Misericordioso!

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS