Siga nossas Redes Sociais

28 de agosto – Dia de Santo Agostinho

28/08/2021 . Formações

Num mundo onde impera a ostentação de conquistas e até mesmo de “virtudes”, e onde muitos querem aparentar serem bons e fortes, a história do santo de hoje nos convida a um novo olhar, pois assim como São Paulo, ao escrever sobre sua vida ele não teve medo de revelar suas fraquezas e fazer suas “confissões”, falamos de Santo Agostinho.

Sua biografia nos conta que após ter vivido uma juventude perturbada, tanto intelectualmente quer moralmente, entregue às paixões e futilidades, e ávida por encontrar a verdade, Agostinho teve uma experiência com Deus que o levou a aderir a fé católica, recebeu os sacramentos e passou a viver virtuosamente.

Esta experiência teve tanto impacto em sua vida, que facilmente percebemos em seu relato, um Agostinho “antes de Cristo” e outro totalmente diferente “depois de Cristo”. Acerca dessa radical mudança de vida, conta-se que certa vez, estava ele a caminhar, quando uma mulher com quem ele tinha se relacionado, o gritou e ironizou: “Agostinho, não lembra de mim? Eu sou aquela”. A esta provocação, o santo respondeu: “Sim, mas eu não sou mais aquele”.

Determinado por essa vida nova, assim rezou: “Ouvi, Senhor, minha oração, para que não desfaleça minha alma sob a tua lei, nem me canse em confessar tuas misericórdias, com as quais me arrancaste de meus perversos caminhos; que tua doçura sobrepuje todas as doçuras que segui, e assim te ame fortissimamente, e abrace tua mão com toda minha alma, e me livres de toda a tentação até o fim dos meus dias”.

Convicto das verdades eternas, dedicou sua vida às obras de caridade e de evangelização, pela qual escreveu mais de 100 obras, que lhe renderam o título de “doutor da Igreja”. Em seu apostolado aplicou-se também no combate às heresias, inclusive o maniqueísmo, a qual fizera parte. Faleceu aos 72 anos, em odor de santidade, deixando para nós luzes que influenciam até mesmo os não cristãos.

Santo Agostinho, rogai por nós!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS