Siga nossas Redes Sociais

6 anos de fundação da Comunidade Olhar Misericordioso

12/12/2021 . Formações

Louvamos ao Bom Deus pelo 6º aniversário de fundação da Comunidade Olhar Misericordioso, comemorado em 12 de dezembro! Pela Providência Divina, trata-se também da data em que é celebrada Nossa Senhora de Guadalupe, Rainha da primeira e da Nova Evangelização, a quem a comunidade é dedicada. Por meio do olhar d’Ela brotaram duas lágrimas de sangue: uma pelos sacerdotes e outra pelas famílias. D’Ela veio um pedido: cuida dos meus sacerdotes e das minhas famílias. Dessa forma, Deus nos concedeu esse carisma exterior que é exercido por meio de obras de misericórdia.

Um carisma representa um auxílio do Espírito Santo para a Igreja naquele tempo da história terrena. Temos visto o quanto os sacramentos da Ordem e do Matrimônio têm sido atacados nos últimos tempos e o quanto precisam ser cuidados.  Dada a urgência desse carisma, Deus permite, para a Sua maior honra e glória, que nesse aniversário já sejamos 570 membros – sendo 17 da Comunidade de Vida –, servindo em 33 localidades de missão situadas em 8 países (Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Panamá, El Salvador, Portugal e Singapura).

Próximo à data da nossa fundação e do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo nos foi concedida a ereção canônica pelo Cardeal Dom Orani Tempesta, em 26 de dezembro de 2019. Nesse dia, ainda sem saber dessa grande graça que Deus nos presenteava, nosso servo fundador, Padre Alexandre Paciolli, celebrou uma Missa em Resende, para os irmãos da rama de vida, em que rezou o prefácio comum IV, cujo tema é “O louvor, dom de Deus”:

“Na Verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Ainda que nossos louvores não vos sejam necessários, vós nos concedeis o dom de vos louvar. Eles nada acrescentam ao que sois, mas nos aproximam de vós por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. Por essa razão, os anjos do céu, as mulheres e os homens da terra, unidos a todas as criaturas, proclamamos, jubilosos, vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz…”

Nesse trecho percebemos que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, concede a todos o dom de louvá-lO e nos permite, em razão disso, nos aproximarmos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tais fatos estão intimamente ligados com duas das treze colunas da espiritualidade da Olhar Misericordioso: “Centrados no Sagrado Coração de Jesus” (2ª coluna, sendo a coluna central do nosso carisma) e “Tudo para a maior honra e glória de Deus (8ª coluna).

Cada membro da Olhar Misericordioso é convidado a ser íntimo do Sagrado Coração de Jesus, a tê-lO como centro de sua vida, reparando-O e imitando-O em Sua mansidão, humildade e misericórdia, de forma a sair do julgamento para o amor e a aproximar-se da Santíssima Trindade.

Além disso, o agir Olhar Misericordioso é para dar maior honra e glória a Deus, para agradá-lO o mais possível e isso ocorre a partir do louvor trinitário. Por isso, hoje, de modo especial, à exemplo da Santíssima Virgem Maria quando entoou o Magnificat, louvamos e bendizemos a Deus pelo nosso carisma, pelo nosso servo fundador, por todos os membros de vida e aliança, amigos da comunidade e vocacionados. Louvamos e bendizemos a Deus por tudo o que Ele tem nos permitido viver pessoalmente e em comunidade, por cada obra de misericórdia, por todos os sacerdotes e famílias. Pedimos a graça de sermos fiéis no pouco para sermos fiéis no muito, a graça de diminuirmos para que Ele cresça, com o desejo que a Comunidade Olhar Misericordioso seja fonte de louvor a Deus e reflexo da Sua bondade e misericórdia a todos aqueles que a conhecerem, levando muitas almas a Deus.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS