Siga nossas Redes Sociais

“A experiência da verdade”

27/05/2021 . Formações

Baseado na Imitação de Cristo, Livro 1, cap. 3

O combate espiritual se trava de uma maneira especial dentro de nós mesmos. Como dizem os mestres de espiritualidade: “Devemos especialmente desconfiar de nós mesmos”, isto é, não pensar que somos fortes o suficiente para enfrentar os obstáculos da vida.

Esse ponto não vai em contradição ao primeiro mandamento da Lei de Deus que nos manda amar a nós mesmos. Essa desconfiança de nós mesmos nos protege, é como uma couraça, é também uma espada de ataque. Está ligado ao que Cristo nos diz: “O Espírito é forte mas a carne é fraca” (Mt 26,41).

Veja na sua vida como podemos ser levados às ocasiões de pecado, ou nos deixamos levar às ocasiões de pecado. É a nossa carne que é fraca, apesar também de ter sua dignidade. Por exemplo, me convidam a uma festa, sei que o ambiente será pesado, mas digo, “sou forte, não acontecerá nada!”… aí está o erro, pois certamente você cairá.

Fortifiquemo-nos pela leitura e meditação da Bíblia, mas é necessário lê-la, sim, porém é mais necessário ainda assimilá-la e colocá-la em prática. Não basta conhecer a Palavra, é necessário transformá-la em vida, pois “no dia do juízo particular não nos será perguntado pelo que lemos, mas sim pelo que obramos” (IC).

Lucas 6,46-48: “Por que me chamais: Senhor, Senhor… e não fazeis o que digo? Todo aquele que vem a mim ouve as minhas palavras e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou bem fundo e pôs os alicerces sobre a rocha. As águas transbordaram, precipitaram-se as torrentes contra aquela casa e não a puderam abalar, porque ela estava bem construída.”

Deus nos proteja nesse combate!

Tudo por Jesus nada sem Maria!

Minha benção.

Seu servo fundador, Pe. Alexandre Paciolli, iCM

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS