Siga nossas Redes Sociais

A fé não pode ficar sem obras

29/01/2022 . Formações

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”.
Tiago 2, 14-18

 

A fé (“fides”, do latim) além de significar “crer”, significa “ter fidelidade”, dado que quem crê em Deus é fiel a Ele. A Palavra de Deus em Tiago é muito séria e nos questiona intimamente a respeito de nossa conduta. Isso porque é o fundamento da esperança e da capacidade de ver todas as coisas com o olhar do Eterno e não do limite da nossa realidade cotidiana.
Lutero pensava que a fé se contrapunha as obras e, logo, não eram necessárias para o plano da salvação, como se uma e outra (fé e obras) disputassem o cargo de meio único de salvação. Ledo engano!
Não se contrapõe, porque a fé é obra, e as obras são extensão da fé. É o que diz Cristo no Evangelho ao afirmar: “Esforçai-vos” (v. 27), isto é, “Fazei a obra de Deus”, que é acreditar em quem Ele enviou (cf. v. 29). A fé, por conseguinte, não é um mero sentimento de confiança, por mais profundo que seja, mas a primeira obra que o homem deve realizar para ser salvo. Pe. Paulo Ricardo

Em uma das audiências gerais na Praça de São Pedro, o Santo Padre, Papa Francisco se dirige aos fiéis a respeito das palavras de São Tiago:

“São sempre atuais as palavras do apóstolo Tiago: ‘De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé se não tiver obras? Aquela fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiverem nus e precisarem de alimento quotidiano, e um de vós lhes disser: «Ide em paz, aquecei-vos e saciai-vos», sem lhes dar o que é necessário ao corpo de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se ela não tiver obras é morta em si mesma.’ ”

Quem é o nosso próximo? É aquele de quem nos aproximamos, aquele que precisa de nós, espiritualmente e materialmente. Nosso irmão que carece de misericórdia!

As Sagradas Escrituras nos ensinam que a fé é invisível, ou seja, um dom concedido com por Deus a medida do nosso FIAT, e que amadurece com o passar do tempo a medida da nossa entrega ao Reino de Deus. Cabe todos nós cabe refletir sobre a nossa fé, seja como consagrado de vida ou membro de aliança na Olhar Misericordioso, e como a estamos conduzindo neste certame que nos é proposto.

Temos de ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade.

A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.
Santa Madre Teresa de Calcutá

 

Os membros de aliança e de vida da Comunidade Olhar Misericordioso, por vocação e formação, devem estar ligados as obras de misericórdia. É parte do seu SIM! É impossível separar essa verdade da conduta de cada membro.
“É necessário, para dar prova da nossa fé, que ela esteja acompanhada por obras”, nos exorta o Servo-Fundador da Comunidade Olhar Misericordioso, Pe. Alexandre Paciolli, iCM.

Na Meditatio de 14 de janeiro de 2022, Pe. Alexandre nos alerta a respeito, veja na íntegra: Meditatio – 14/01/2022

Saiba mais: 

OBRAS DE MISERICÓRDIA – COMUNIDADE OLHAR MISERICORDIOSO

 

TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS