Siga nossas Redes Sociais

Abra seu coração para o Pai

11/03/2022 . Formações

Deixar-nos encontrar por Nosso Senhor, e com determinação reavivarmos nossa fé.

Iniciemos com um exame de consciência que nos leve a entender quais são nossos medos, o que nos impede de verdadeiramente nos encontrarmos com Deus, nos entregarmos por completo? De amarmos, perdoarmos, confiarmos? Pois bem, o Senhor nos faz o convite para confiarmos sem temores, e ao repetir essa confiança para nós mesmos, mesmo que nosso espírito não esteja pronto, tomarmos posse dessa graça já é o primeiro passo.

Abrindo as portas do nosso coração, o próprio Senhor vem ao nosso encontro, por ser o Bom Pastor que não se cansa de suas ovelhas.

Ele constantemente nos procura, então permita Sua presença dizendo “Vem ao meu encontro, Senhor!”, não aguardemos os momentos de dificuldade ou tristeza para nos abrirmos com súplicas, como normalmente fazemos, mas como católicos autênticos, O coloquemos como nossa prioridade e assim levá-lo aos demais. Que nossa pregação seja o testemunho de nossas vidas, das obras que o Senhor concretizou em nós, afinal “pessoas se transformam a partir de experiências, e não de ideias”, “misteriosamente Jesus precisa de você, pois este encontro levará outras pessoas a conhecê-lo através do seu testemunho, da sua pregação, do seu serviço e da sua experiência pessoal com Ele.” (pag. 19).

Não deixe as turbulências e momentos de aflição que talvez esteja passando serem motivo de receio ou prisão, Jesus quer apenas seu coração, e o resto Ele fará, basta que verdadeiramente ofereça seu SIM e assim ser de Deus será sempre uma novidade.

Existem as feridas e segredos que só nós e Jesus conhecemos, feridas essas que nos trouxeram onde estamos hoje, foram parte do nosso crescimento e aprendizado e se tornaram parte de nós e do que somos, e a partir do nosso sim, Ele poderá tocar e curar cada uma dessas feridas. Da mesma forma que é possível brotar água doce no meio da água salgada, assim nossos desafios e situações difíceis podem brotar na imensidão do Coração de Cristo, mas também quando lançada ao mar a água doce se transforma em salgada, já não sendo mais possível distinguir uma da outra, quando entregamos tudo o que somos no coração de Cristo, tudo se transforma e se unifica a Ele.

Para recebermos as bênçãos do céu, é impossível nos mantermos de braços cruzados, precisamos sair da zona de conforto, quebrar barreiras, nosso Deus é o Deus do infinito, o Todo-Poderoso, Ele não pode ser enclausurado, não crie limitações para as ações que Deus pode realizar em sua vida. Se o Espirito Santo ainda não é tão íntimo em sua vida, permita que ele tenha mais transcendência na sua alma porque Ele que cria a obra de santidade em você.

A segunda vinda de Jesus à terra é desconhecida, precisamos estar preparados para essa vinda a qualquer momento, e estar preparado não é simplesmente ter uma vida com Deus, mas sim é preciso ter intimidade com Ele. Para atingir a profundidade nos exercícios espirituais essa intimidade é necessária, e para viver essa intimidade demanda um tempo, esse tempo é para leitura, contemplação e oração, todavia, nos dias atuais vivemos a escassez do tempo, as 24 horas do dia já não são mais suficientes, assumimos compromissos maiores que o tempo que possuímos disponível para tal atividade e deixamos de lado a principal, colocar Deus a frente de tudo, Deus é a solução.

Sem Jesus em nosso tempo, ficamos cada vez mais insatisfeitos com nossas conquistas materiais, nada mais nos sacia, é sempre uma busca vã, sem resultado, quando alcançamos algo logo queremos mais. Colocar Deus como gestor do seu tempo não é viver em uma prisão ou obrigações, mas sim liberdade e amor, fazer as coisas divinas não é perda de tempo, alguns acreditam que esse tempo deveria ser gasto com outras tarefas mundanas, mas esse tempo dedicado a Deus nos traz equilíbrio, discernimento e paz interior.

Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, e tudo que existe também é obra de Deus, e de todos os poderes da criação destacam-se os que a nós foram concedidos. Somos capazes de aprender, compreender e ensinar. Nossa vida aqui é breve, porém nossa alma lhe é alçada ao infinito, ainda que estejamos aqui por uma brevidade temporal, não nos esqueçamos nunca de que a nossa alma tende ao infinito, se não buscamos esse infinito, um vazio existencial nos consome, e esse vazio só pode ser silenciado pelo amor inesgotável de Deus, porém algumas pessoas se prendem as coisas supérfluas, não troque a felicidade de Deus pela felicidade da terra, quando vivemos o amor inesgotável de Deus não precisamos da felicidade nas coisas da terra. Enquanto estivermos aqui e alimentados com esse amor de Deus, devemos sempre ter essa consciência de que dependemos do Criador e de que nossa existência é finita, habitue-se a dizer sempre: “Senhor, obrigado(a) porque eu existo, obrigado(a) pela minha existência, pela minha alma e pelo meu corpo.”
Nos foi dada a capacidade de cumprirmos aqui nossa missão, e para essa missão fomos agraciados com nossos talentos, mas eles não são nada senão algo que Deus nos concedeu, sendo assim não somos maiores ou melhores que Deus, tudo que somos e temos é obra, graça e dom de Deus, não somos nada sem ele. Quando não entendemos isso nos tornamos arrogantes e prepotentes, precisamos entender que somos como um vaso de barro frágil e que se quebra facilmente.

Deus nos criou pensando de maneira carinhosa e única, não somos Seus filhos por causalidade, mas por um querer eterno, não atoa nos é permitido lhe chamar de Pai, tal como na oração mais importante ensinada por Jesus, uma oração para nos colocar junto daquele que nos deu a vida, nos permitiu estar aqui, se conseguíssemos entender essa magnitude poderíamos morrer de alegria pois teríamos adiantado nesta terra o nosso céu.

Ser filho de Deus é participar da herança da vida eterna que nos é oferecida, nós é que nos condenamos com nossas decisões contrárias a Deus. Viver essa herança é adentrar ao paraíso que nos é permitido, uma felicidade sem fim e que não depende de nada material, Deus nos permite isso tudo, basta sermos firmes com Ele. Que você possa alcançar o céu e que sempre possa agradecer a Deus por ser seu filho(a).
Assim como Jesus falava com profunda intimidade de Deus, demonstrando sua proximidade e abertura a todo momento, como um Pai que conhece todas as necessidades de um filho, da mesma forma, nós deveríamos tratar nossa relação com o Senhor, se não estamos falando Dele e com Ele com essa mesma profundidade e proximidade, precisamos urgentemente rever nossa relação, através da oração “a figura divina deve dar a certeza de que nada pode perturbar nosso coração, quando temos um Pai que nos sustenta” (pag. 42) Somente mantendo uma relação verdadeira, simples, íntima e constante, conseguiremos conhecer e nos encontraremos com Deus através de Jesus, por obra do Espírito Santo.

O Senhor não quer que nossa relação com Ele seja pesada, como uma “prisão” ou por obrigação, mas só entendemos sua leveza quando passa a fazer parte do nosso ser. Então, passamos a entender e viver tudo o que Ele espera de nós, com fidelidade e sem escolher o que nos satisfaz e o que nos custa. Creia nesse amor que tranquiliza, fortalece e transforma (pag. 45).

 

TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA!

 

Nota:

Este texto é uma reflexão sobre o livro Caminho da Luz (Cap.1: Abra seu coração para o Pai), de autoria do Rev. Pe. Alexandre Paciolli, iCM, servo-fundador da Comunidade Católica Olhar Misericordioso. 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS