Siga nossas Redes Sociais

Agosto, mês das vocações

01/08/2022 . Formações

O mês vocacional foi instituído em 1981, pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), após a 19ª Assembleia Geral. Através dele, há o objetivo de despertar nos corações a resposta ao chamado específico que Deus faz a cada um – vocação. Toda semana desse mês será dedicada especialmente para a oração e estímulo das vocações.

De fato, o chamado à santidade é dirigido a todos os batizados. Diz Jesus: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai Celeste é perfeito” (Mt 5,48). Essa perfeição, por sua vez, se traduz em uma vocação específica na vida de cada homem, feita antes mesmo que fosse formado no seio materno (cf. Jr 1,5).

Como disse o Papa Francisco, numa carta dirigida aos Bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis do mundo inteiro, para a ocasião do 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações:

“Na diversidade e especificidade de cada vocação, pessoal e eclesial, é preciso escutar, discernir e viver a Palavra, que nos chama do Alto e, ao mesmo tempo, nos permite render nossos talentos, fazendo de nós instrumentos de salvação no mundo e orientando-nos à plenitude da felicidade”.

Assim, é necessário que todo homem descubra a vocação que Deus o chama viver, para ser sal da terra e luz do mundo.

E você, já descobriu a sua vocação?

Rezemos pelas vocações ao sacerdócio, à vida consagrada (masculina e feminina), ao matrimônio e à vida solteira dedicada a Cristo.

“O lar de Nazaré provocou vocação missionária: depois de anos com Maria e José, Jesus saiu a evangelizar. Se Deus pedisse que um de seus filhos da comunidade de vida da Olhar Misericordioso, sacerdote ou freira na Igreja Católica, você deixaria?” (Padre Alexandre Paciolli, iCM – Meditatio 27/12/20, em ocasião do dia da Sagrada Família)

Veja mais:

“Valorizemos e trabalhemos pelas vocações à comunidade de vida!”  Link

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS