Siga nossas Redes Sociais

Água benta, crucifixo não são objetos mágicos ou de superstição- Entenda os sacramentais.

13/01/2023 . Formações

Natureza dos sacramentais – O que são?

Os sacramentais, segundo o Catecismo da Igreja Católica são: “os sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo objetivo é preparar os homens para receber o fruto dos sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida” (CCE 1677).

Sacramentos e sacramentais

Os sacramentais servem para a santificação de certos ministérios, como o uso das coisas que são úteis ao homem. A palavra sacramental assemelha-se muito a palavra sacramento, até mesmo pois seus significado é “algo semelhante a um sacramento”, porém existe uma grande diferença entre ambos, o sacramental não confere a graça do Espírito Santo como acontece no sacramentos (que foram instituído por Jesus Cristo com a finalidade de dar a graça as nossas almas) não dão a graça por si, mas pela oração da Igreja, eles preparam para o recebimento da graça, despertando em nós sentimentos de fé e amor (CCE 1670).

Assim as graças que obtemos pelo uso dos sacramentais vem das nossas disposições interiores e do poder da oração da Igreja, através dos sacramentais.

Quantos e quais são?

 Entre os vários sacramentais, em primeiro lugar estão as bênçãos, que podem ser de pessoas, de objetos e lugares. O número de sacramentais é enorme, por exemplo, alguns objetos desde que sejam abençoados: cruzes, imagens e estampas de santos, água, sal, óleo, velas bentas, dentre tantas outras coisas. Um dos sacramentais mais familiar a todos nós é a água benta. Sendo a pura água que todos tem acesso, da torneira, que por meio do sacerdote é abençoada. Quando usamos essa água benta com devoção, nos refugiamos sob a oração da Igreja, utilizando de uma fé na Providência divina e na consciência de que somos totalmente dependentes de Deus. Assim, os sacramentais só se tornam eficazes mediante a oração da Igreja juntamente com a disposição interior de quem os utiliza.

Não deve ser usados como superstição

Em resumo, a Igreja, toma um elemento comum da vida cotidiana e o converte em instrumento da graça, embora não seja diretamente portador direto dela, como são os sacramentos. Por fim, é importante lembrar que os sacramentais são instrumentos que auxiliam o cristão na vida espiritual. Não devem ser usados erroneamente como superstição ou algo mágico! Eles são “extensões” dos sete sacramentos e podem nos acompanhar literalmente em todas as horas do nosso dia, e por base o Concílio Vaticano II reafirmou esse valor e também a sua necessidade. Os sacramentais são instituídos como dito antes pela Igreja. São realizados sempre pela imposição das mãos, uma oração, o sinal da cruz ou aspersão com água benta que relembra o Batismo (cf. CIC 1668). São sinais sagrados, pelos quais à imitação dos sacramentos, são significados efeitos espirituais, obtidos pela intercessão da Igreja. Pelos sacramentais, os fiéis se dispõem a receber o efeito principal dos sacramentos e são santificadas as diversas situações da vida (SC, 60).

Objetivo dos sacramentais

O objetivo dos sacramentais é consagrar toda a vida do homem a Deus e também o seu ambiente de vida, para que ele esteja livre dos perigos e voltado sempre para Deus, livrando-os sempre dos pecados. São classificados como dois tipos: objetos (medalhas, crucifixos, rosários, escapulários…), e orações: a) bênçãos (alimentos, oficinas, casas, carros, imagens, máquinas, campos, doentes, etc.); b) consagrações (igreja, altar, cálice, Abade, Virgem, criança após o batismo, esposa, esposo,…) e c) exorcismos. Vale ressaltar que à medida que se diversificam as situações da vida moderna, a Igreja também diversifica e aumenta as suas orações; pois nada é profano na vida do homem.

Sob quais condições depende a eficácia do sacramental?

É preciso entender que a eficácia santificadora dos sacramentais é diferente dos sacramentos. Ela tem a sua força na oração da Igreja e das disposições da pessoa que recebe ou utiliza o sacramental. Esta eficácia é chamada de “ex opere operantis Ecclesiae”, depende da fé e devoção do ministro e do fiel. No sacramento é diferente, sua eficácia (realização) independe da santidade do ministros e do fiel, pois é ação de Cristo (ex opere operato). O homem é o lugar-tenente de Deus no mundo, e deve domina-lo pela técnica e pelo trabalho. Os sacramentais o protegem do mal e não o deixa colocar Deus em segundo lugar. O povo gosta dos sacramentais; quando a Igreja não os oferece ao povo, este corre o sério risco de buscar as superstições, amuletos, benzedeiras etc.

 

Aprofunde-se lendo:

CCE 1677. 1678. 1679.

Catecismo da Igreja Católica – Os sacramentais

Cleofas – o que são os sacramentais

Livro Fé explicada pág. 442 a 446

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS