Siga nossas Redes Sociais

Caminho para o céu: virtude da Coragem

19/06/2021 . Formações

Caderno de atividades Caminho para o céu: virtude da coragem

A virtude da coragem advém da virtude da fortaleza. “A virtude da fortaleza dá capacidade para vencer o medo, mesmo da morte, e enfrentar a provação e as perseguições.” Dispõe a ir até à renúncia e ao sacrifício da própria vida, na defesa duma causa justa.

«O Senhor é a minha fortaleza e a minha glória» (Sl 118, 14).

«No mundo haveis de sofrer tribulações: mas tende coragem! Eu venci o mundo!» (Jo 16, 33).” (CIC 1808).

O Senhor nos ajudar a resolver as situações difíceis, por mais insuportável que seja, Jesus sabe disso e por isso ele aparece sobre o nosso mar tempestuoso, aproxima-se de nós e nos repete também hoje: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”

A palavra Coragem significa: a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Não é a ausência do medo, e sim, a atitude de agir além do medo. Coragem é a confiança que uma pessoa tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida, mas sempre com a maior confiança de que Deus está junto de nós e Ele vai nos orientar no melhor caminho a seguir.

Essa virtude está presente no nosso dia a dia e nós devemos escolher usá-la para que possamos enfrentar melhor os desafios do cotidiano, seja na escola, em casa, com nossos amigos ou familiares. Ser corajoso não é uma tarefa fácil, pois como vimos no Catecismo da Igreja Católica, requer renúncias e sacrifícios.

Segundo o escritor americano Mark Twain, “a coragem é resistência ao medo, domínio do medo e não a ausência do medo”. É importante sermos corajosos, pois com isso é possível vencer as fraquezas, os medos e enfrentar diferentes situações e desafios, na escola, na rua, entre amigos e familiares, ao longo da vida.

Algumas pessoas são corajosas por experiência, como os policiais, bombeiros, militares e é pela prática que essas pessoas a tem e não necessariamente por ser uma virtude moral. Já outras pessoas são corajosas por temerem algo que lhes foi imposto, então, acabam tendo atos de coragem, por impulso.

A coragem que queremos, desejamos e precisamos para sermos melhores, é a coragem que vem da alma, essa sim é uma virtude! Só assim é possível ser obediente, ser resiliente, conseguir renunciar ao pecado e tudo que dele vem, fazer sacrifícios por bens maiores. Uma pessoa cheia de esperança, perseverança, confiança e paciência é uma pessoa corajosa! Nos perigos repentinos é que principalmente se manifesta o hábito da coragem.

Uma história interessante que podemos citar, é a do Leão Covarde do livro “O Mágico de Oz”. O Leão, foi o último dos companheiros que Dorothy encontra no caminho, ele aparece todo pomposo para ela e solta um enorme rugido, embora ele apareça como um ser amedrontador, atacando o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Totó, ele é controlado por Dorothy, em mais um de seus momentos de decisão e coragem, e então o Leão se autodenomina Covarde.

Como todos os animais na floresta esperam que ele seja corajoso, já que o Leão é visto como o Rei dos Animais, isso lhe causa uma incomensurável vergonha, e é por esse motivo que ele se une aos outros três para ir até o Mágico e pedir-lhe que ele lhe dê Coragem. Aqui podemos perceber que o mágico da estória, na verdade é Deus, a quem devemos pedir que nos dê a coragem necessária para enfrentar os desafios do nosso dia a dia.

Coragem, é quando a alma está pronta para enfrentar todos os obstáculos e confrontar os perigos que se apresentam, removendo os obstáculos que impedem a vontade de seguir o que é justo e certo. É necessário para que sejamos corajosos, que nós possamos confiar em nós mesmo e estarmos seguros de nossas atitudes. O ato principal da coragem é suportar e, suportando diversas renúncias e sofrimentos para o bem, ataca o mal, buscando sempre a justiça. A coragem é o amor que tudo sofre facilmente por causa de Deus.

Vamos ensinar nossas crianças serem corajosas? Clique aqui para baixar o caderno de atividades que preparamos sobre esse virtude.

Tudo por Jesus, nada sem Maria

 

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS