Siga nossas Redes Sociais

Caminho para o céu: virtude da obediência

08/09/2021 . Formações

Clique aqui para baixar o caderno de atividades sobre a virtude da obediência

A obediência (do latim obedire = obedecer), pode ser definida como um comportamento de alguém que se coloca na posição de escuta. O termo obediência, tal como a ação de obedecer, conduz da escuta atenta à ação, que pode ser puramente passiva ou exterior ou, pelo contrário, provocar uma profunda atitude interna de resposta.

São João Paulo II, na encíclica Veritatis Splendor nos ajuda entender melhor o que seria a virtude da Obediência lado a lado no nosso caminhar com Deus: “O bem consiste em pertencer a Deus, obedecer-Lhe, caminhar humildemente com Ele, praticando a justiça e amando a piedade”. O cristão, na escuta da Palavra, em obediência à voz de Deus, na caminhada de fé, vai discernindo entre o bem e o mal, construindo sua vida em comunhão com Deus, como afirma São Paulo aos Filipenses 1,10: “com que possais discernir o que é mais perfeito e vos torneis puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo”.

Um dos modelos que mais podemos encontrar a virtude da obediência, além do nosso Senhor Jesus Cristo, é Nossa Senhora, ela é um modelo total de obediência através da sua fé, Maria se fez totalmente obediente as palavras do nosso Deus. “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Trazendo a virtude da obediência para os dias atuais, podemos ver que vivemos em uma sociedade permissiva, onde na grande maioria das pessoas, essas centralizam-se nos bens-materiais, sendo sua maior fonte de prazer, sem se preocupar com o significado do passado e do futuro, se torna muito fácil colocar em dúvida todo e qualquer papel de uma autoridade.

Frente a todas as dificuldades de evidenciar a obediência e seu valor, é preciso ensinar as crianças a pensarem antes de atuar, principalmente nas consequências de suas ações. O desenvolvimento da virtude da prudência e uma série de capacidades -especialmente a capacidade crítica, colocarão as crianças em melhores condições para distinguir entre o que é verdadeiro e o que é falso, entre o bom e o mau, entre uma autoridade que deve ser obedecida e um manipulador que busca fins alheios à melhora pessoal.

A vivência da obediência desde pequenos é necessária, só assim poderemos compreender o que essa virtude é, como ela age no nosso ser e como ela tem a capacidade de nos libertar de muitos males que podem ser colocados pelo mundo nos nossos caminhos. A obediência apoia a fortaleza e a perseverança.

Todo mês traremos uma virtude nova a ser trabalhada com as crianças, não deixe acompanhar!

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS