Siga nossas Redes Sociais

Caminho para o céu: virtude da prudência

22/07/2021 . Formações

Clique aqui para baixar o caderno de atividades

A prudência é a virtude cardeal na qual orienta tanto os pais quantos aos filhos no momento de identificar o bem, o correto a se fazer, a decisão certa a ser tomada, dispondo da razão prática para discernir, em qualquer circunstância nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realizá-la. Assim, a prudência é um guia do juízo e da consciência, nos levando a superarmos as dúvidas sobre o bem a praticar e o mal a evitar.
Realmente, só há um motivo para ser prudente: o desejo de concordar as decisões que tomamos e a atuação correspondente com o fim desejado. A virtude pode ser direcionada para o sucesso da concórdia social ou para a eficácia no trabalho, mas, se é cristão, seu motivo fundamental deve ser o cumprimento da Vontade de Deus.

Se os seus filhos são pequenos, a virtude da prudência deverá ser praticada sobretudo pelos adultos à sua volta para que, à medida em que cresçam, tenham condições de aprender e enxergar a vivência da virtude, pois a criança necessitará de orientação em qualquer situação nova, que não teve oportunidade de viver anteriormente.

A criança pequena terá muitas dificuldades em atuar prudentemente, entretanto quando começa a tomar decisões pessoais em uma área limitada de autonomia, precisará dessa virtude. Por isso, é importante o conselho e ensinamento dos pais sobre as atitudes certas a serem tomadas em determinadas situações, os critérios a serem considerados nas escolhas e as consequências de atitudes erradas.
Desse modo, é importante destacar algumas situações cotidianas, que auxiliam na educação dos filhos na virtude da prudência, como:

A habilidade de leitura (A leitura é um instrumento necessário para adquirirmos informação, a compreensão leitora pode e deve ser favorecida pelos pais).

Trabalhar a observação (A observação é especialmente relevante para inteirar-se de situações de relação humana, ajudando a descobrir novos aspectos da vida, a fixar a atenção e a ser mais sensível às situações).

Aprender a escutar (Ao escutar adquirimos informações, desenvolvemos a atenção e aprendemos a esperar a nossa vez de falar).
Distinguir entre o que é importante e o que é secundário (A prudência é uma virtude que requer o desenvolvimento da capacidade crítica, principalmente nas decisões e escolhas a serem feitas).

Desenvolver a memória (Sem uma boa memória, será difícil agir com prudência, já que as informações necessárias para tomar decisões ficarão para trás. Por isso é importante trabalhar com as crianças desde pequenas a memorização).

Ser criterioso (Pensar nos critérios que serão utilizados, é de grande importância para se tomar a atitude certa ou uma decisão concreta).
Considerar as consequências (Todas as nossas ações têm consequências boas ou ruins, por isso é importante pensarmos antes de agir e considerar as consequências do ato para nós e para os demais).

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS