Siga nossas Redes Sociais

Centrados no Coração de Jesus

12/06/2022 . Formações

Levanta-te, ó alma amiga de Cristo. Não cesses a tua vigília, cole seus lábios neste Coração para aí haurires as águas das fontes do Salvador

São Boaventura

Colocar o centro em algo é o mesmo que reunir, concentrar, pôr numa posição central, convergir para o centro. O que significa, então, sermos e estarmos centrados no Sagrado Coração de Jesus?

Sendo a religião o caminho que guia os homens a se aproximarem de Deus, ela necessita de atos reais para isso e a devoção é um desses atos. A devoção ao Sagrado Coração é, portanto, um ato de vontade concreta e verdadeira de se aproximar de Deus, pois toda e qualquer devoção – que se manifesta através de orações e atos de piedade – deve ter seu fim último em Deus. O Coração de Jesus é o foco do amor! Não manifestamos nossa confiança no Sagrado Coração quando rezamos “Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!”?

  • E onde foi que o Coração de Jesus foi transpassado? Na cruz, onde mergulhamos através da oração breve da Via Sacra na hora da Misericórdia.
  • De onde jorra a fonte insondável de Misericórdia que procuramos beber e cuja imagem está estampada em um dos lados de nosso sinal? Do Coração aberto de Jesus!
  • De onde nasceu o sacerdócio, bem como todos os outros sacramentos da Santa Igreja? Do Sagrado Coração!

Enfim, poderíamos elencar aqui muitas justificativas para compreendermos mais e mais o que significa o Sagrado Coração para a nossa espiritualidade. Ao lermos a autobiografia de Santa Margarida Maria de Alacoque, podemos também vislumbrarmos o quanto aos poucos ela foi se entregando e se abrindo mais e mais a esse Coração Sagrado, ao ponto de já não ser ela quem vivia, mas o próprio palpitar do amor do Coração de Jesus que com ela e nela estava em uma profunda unidade mística.

“O sagrado Coração de Jesus é um abismo onde se deve lançar todo o amor próprio que há em nós, com todos os seus nocivos efeitos que são os respeitos humanos e desejos de nos satisfazer (…) perde-te neste abismo sagrado e não tornes a sair, porque ele abrandará o teu coração endurecido e o tornará suscetível das suas graças e do seu amor”

Autobiografia de Santa Margarida-Maria Alocoque

 

Como mencionou o papa Leão XIII , todo ato de honra, de homenagem e de piedade tributados ao Coração Divino, na realidade é dirigido ao próprio Cristo. E, ainda, na “Haurietis Aqua”, Pio XII irá nos dizer: “este culto não é outra coisa senão o culto ao amor divino e humano do Verbo encarnado, e também o culto àquele amor com que o Pai e o Espírito Santo amam os homens pecadores.

Há um aspecto muito forte no culto ao Coração de Jesus, ressaltado por Pio XI, que é o espírito de expiação e reparação que dele brota. Segundo ele, toda a história e tradição, a liturgia e os Santos Pontífices o confirmam.  Além disso, por se tratar de uma devoção ligada ao Amor, é digno de nota aqui, como alertou Pio XII, não a confundirmos com o naturalismo e sentimentalismo relativista que hoje muitas vezes vemos as pessoas manifestarem quando se diz possuir uma devoção.

Um outro ponto é o de não olharmos para a devoção ao sagrado coração de Jesus apenas no seu âmbito de desagravo, mas conseguirmos mergulhar também que, a todos nós essa devoção é de suma importância para a NOSSA SALVAÇÃO!

 

Veja mais: 

Leão XIII, na encíclica “Annum Sacrum” – 1899
•“O sagrado Coração é o símbolo e a imagem transparente da caridade infinita de Jesus Cristo, que nos estimula a dar-lhe amor por amor”.
• “Esta devoção que a todos recomendamos, a todos será de proveito”.

Pio XI, na encíclica “Miserentissimus Redemptor”- 1928
• “Acaso não está contido nessa forma de devoção o compêndio de toda a religião, e mesmo a norma de vida mais perfeita, como quer que ele guie mais suavemente as almas para o profundo conhecimento de Cristo Senhor nosso, e com maior eficácia as mova a amá-lo mais apaixonadamente e a imitá-lo mais de perto?”

Pio XII, na encíclica “Haurietis Aquas” – 1956
• “Inumeráveis são as riquezas celestiais que nas almas dos fiéis infunde o culto tributado ao sagrado coração, purificando-os, enchendo-os de consolações sobrenaturais, e excitando-os a alcançar toda sorte
de virtudes”.
• “Este culto é um ato de religião excelentíssimo, visto exigir de nós uma plena e inteira vontade de entrega e consagração ao amor do divino Redentor, do qual é sinal e símbolo vivo o seu coração traspassado”.

 

 

Vale destacar: Centrados no Sagrado Coração é uma das 13 colunas da espiritualidade da Comunidade Católica Olhar Misericordioso.

TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS