Siga nossas Redes Sociais

Como fazer leitura orante da Sagrada Escritura?

07/09/2021 . Formações

A “Lectio Divina” é uma expressão latina já presente e consagrada no vocabulário católico, que pode ser traduzida como “leitura divina”, “leitura espiritual”, ou ainda “leitura orante da Bíblia”. Ela é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. É um exercício de escuta pessoal da Palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: Lectio (Leitura), Meditatio (Meditação), Oratio (Oração), Contemplatio (Contemplação). É preciso, portanto, estar aberto à ação do Espírito Santo: “Buscai na leitura e encontrareis na meditação; batei pela oração e encontrareis pela contemplação” (Monge Guido II, Idade média)
“Com efeito, nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual.”

Para compreendermos melhor e crescermos na intimidade com Deus, vejamos os passos a seguir:

Comecemos invocando o Espírito Santo.

Leitura
Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Sagrada Escritura (aconselha-se o roteiro indicado no próximo capítulo). O que fala o texto? O texto bíblico não deve ser lido como um livro antigo qualquer, é necessário estar atento ao que a palavra nos diz: o lugar em que se passa, desenrolar dos acontecimentos, personagens do texto, os diálogos, a reação das pessoas, os sentimentos envolvidos, o tema central, palavras e trechos que mais chamam atenção. Esse passo é o que exige maior esforço da nossa parte.

Meditação
Composição de lugar, aonde nos colocaremos durante a meditação? O que diz o texto de forma pessoal para mim? Este é o momento de se colocar diante da Palavra. É hora de “ruminar”, saborear a Palavra de Deus. Na meditação vamos questionando, confrontando a passagem com a nossa vida, por meio do Espírito Santo.

Oração
O que o texto meditado me impulsiona a responder ao Senhor? Os sentimentos nos levam a dar uma resposta a Deus. Através do Espírito Santo, nos é suscitado o louvor, a súplica, a oração penitencial, a oferta.

Contemplação
O que a Palavra faz em mim? É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus. É o próprio Senhor que age em nossas vidas. É permitir a Sua ação que recebe a nossa oração e nos leva ao Seu coração. Na contemplação nós somos impelidos a ser como Cristo.

Em síntese: a leitura responde a pergunta: o que diz o texto? A meditação responde: o que diz o texto para mim, para nós? A oração responde: o que o texto me faz dizer a Deus? E a contemplação ajuda a responder: qual missão Deus deseja para mim?

Que o próprio Deus nos conceda a graça de a cada novo dia crescermos na intimidade com a Sua palavra.

Tudo por Jesus, nada sem Maria.

Para baixar o roteiro de leitura da Sagrada Escritura indicado por nosso servo fundador Padre Alexandre Paciolli, clique aqui.

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS