Siga nossas Redes Sociais

Como viver bem a quaresma

07/03/2023 . Formações

Augusta Rainha!

Todo ano nossa liturgia é marcada por um tempo muito especial: o Tempo da Quaresma, que nos prepara para bem vivermos o momento central de nossa vida como cristãos : o Tríduo Santo, com o cume na celebração da Páscoa do Senhor.

O tempo da Quaresma é um tempo propício para entrarmos no deserto com Jesus, para sairmos com Ele na semana Santa, participando da Ressurreição. Para isso, são 3 as palavras que a Igreja nos coloca como centrais: esmola, jejum e oração.

Segundo o CCE 1434, “O jejum, a oração e a esmola que exprimem a conversão em relação a si mesmo, a Deus e aos outros”. Pelo jejum, adquirimos o domínio de nossos instintos e a liberdade do nosso coração. Mostramos ao nosso corpo que nos o dominamos. Já com a esmola conseguimos nos desapegar dos bens materiais, além de viver a caridade indo ao encontro dos irmãos necessitados. Por fim, a oração é a elevação da alma para Deus para que se estabeleça uma aliança com ele. É estar na presença de Deus e em comunhão com Ele. É o coração que ora.

Os propósitos quaresmais devem nos auxiliar na nossa conversão e na busca pela santidade, além de buscar reparar o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Prepararemos uma boa quaresma se tivemos em conta os nossos vícios dominantes e utilizemos táticas e práticas para combatê-los com as virtudes. Por exemplo, se alguém reconhece o vício da gula, busca combater esse vício trabalhando a virtude da temperança, com a atitude prática de se abster de uma refeição.

Alguns outros exemplos de propósitos podem ser: subir escada ao invés do elevador, não reclamar, sorrir sempre que for contrariado, servir assim que alguém lhe pedir algo, dormir sem travesseiro, não se abanar no calor, tomar banho gelado, cumprir o minuto heróico (levantar da cama exatamente no momento em que o despertador toca), fazer abstinência de alimentos e bebidas, comer algo que não gosta, sair da mesa de refeições sem estar plenamente saciado, ler um livro de espiritualidade

Nosso Santo padre o Papa Francisco nos diz: A Quaresma é uma viagem que envolve toda a nossa vida, tudo de nós mesmos. É o tempo para verificar as estradas que estamos percorrendo, para encontrar o caminho que nos leva de volta a casa, para redescobrir o vínculo fundamental com Deus, do qual tudo depende“ (Missa da imposição das cinzas 2021)

E você, qual o vício que vê que precisa combater e qual o propósito pratico nessa quaresma para combater e se aproximar mais de Cristo na caminhada de Cristão?

Tudo por Jesus nada sem Maria

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS