Siga nossas Redes Sociais

Devoção dos cinco primeiros sábados: desagravo ao Imaculado Coração de Maria

06/08/2022 . Formações

A devoção dos Cinco Primeiros Sábados, foi confiada à vidente Lúcia a 10-12-1925, em Pontevedra, Espanha e aprovada pelo Bispo de Leiria a 13 de Setembro de 1939, em Fátima. Naquela ocasião, Lúcia teve uma aparição da Santíssima Virgem e do Menino Jesus, que lhe pediu que ela promovesse a devoção dos cinco primeiros sábados: “todos aqueles que durante cinco meses, ao primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar, eu prometo assistir-lhes na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas” (Memórias da Irmã Lúcia, Apêndice 1, 6ª ed. 1996, p. 227-228).

Recordemos que, na Aparição do dia 13 de Julho, Nossa Senhora anunciou, em Fátima: “Para impedir a guerra, virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos Primeiros Sábados”.

Disse então: ‘Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no Primeiro Sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar’.

São cinco os Primeiros Sábados por serem, segundo revelou o Menino Jesus, em 1926, cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria. São elas:

1. – As blasfêmias contra a Imaculada Conceição,

2. – Contra a sua Virgindade;

3. – Contra a Maternidade Divina, recusando ao mesmo tempo recebê-la como Mãe dos homens;

4. – Os que procuram infundir nos corações das crianças a indiferença, o desprezo e até o ódio contra esta Imaculada Mãe;

5. – Os que A ultrajem diretamente nas suas sagradas imagens”.

Relativamente às condições para ganhar o privilégio dos Primeiros Sábados elas são quatro:

1. Confissão. Para cada Primeiro Sábado é preciso uma confissão com intenção reparadora. Pode fazer-se em qualquer dia, antes ou depois do Primeiro Sábado, contanto que se receba a Comunhão em estado de graça.

2. A Comunhão Reparadora;

3. O Terço;

4. A meditação, durante 15 minutos, dos mistérios do rosário.

Em todas estas quatro práticas deve-se ter a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria.

Oh, Imaculado Coração! Ajudai-nos a vencer a ameaça do mal, que se enraíza tão facilmente nos corações dos homens de hoje e que, nos seus efeitos incomensuráveis, pesa já sobre a vida presente e parece fechar os caminhos do futuro!

Que se revele uma vez mais, na história do mundo, a força salvífica infinita da redenção: a força do Amor misericordioso! Que ele detenha o mal! Que ele transforme as consciências! Que se manifeste para todos, no vosso Imaculado Coração, a luz da Esperança!

Que assim seja agora e sempre. Amém!!!

 

Tudo por Jesus, nada sem Maria!!!

Leia mais:

Mistérios do rosário para contemplação

Notas Biográficas da Irmã Lúcia

A reparação como via de consolação a Deus

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS