Siga nossas Redes Sociais

11 de agosto – Dia de Santa Clara de Assis

11/08/2021 . Formações

Hoje, 11 de agosto, celebramos a memória Santa Clara de Assis. Conterrânea de São Francisco, Clara nasceu em Assis no ano de 1194, em uma família nobre e rica. Sobre sua biografia, vale destacar que nas vésperas de seu nascimento, sua mãe Hortolana Fiuni, contou que estando ela a pedir a graça de um parto feliz diante de um crucifixo, ouviu uma voz que lhe disse: “Não receies senhora, porque de ti nascerá, sã e salva, uma luz de brilho mais claro que o próprio dia”. Cientes da vontade divina, batizaram a recém-nascida com o nome de Clara.

De fato, sua vida foi um clarão que revelou e ainda revela a verdade de Deus à muitos corações. Sendo ela muito virtuosa desde criança, aos 18 anos, fugiu de casa para ingressar na Ordem fundada por São Francisco.

Indignados, seus familiares tentaram buscá-la, mas ela se recusou a voltar. Dias depois, juntou-se a ela, sua irmã Catarina, de 15 anos de idade. Então, enviaram um tio para buscar Catarina à força. Para isso, ele a amarrou e arrastando-a pelos cabelos, saiu levando-a. Ao ver isto, Santa Clara, pediu a intervenção de Deus. Imediatamente, Catarina ficou tão pesada, que ninguém, nem muitos homens, conseguiram movê-la. Vendo isto, o tio desistiu.

Com um testemunho luminoso, Clara era para todos, um símbolo de união esponsal com Jesus. Amava-O na Eucaristia, amava-O nos pobres, amava-O obedecendo à regra da Ordem, e ternamente, amava-O confiando-se totalmente à Ele. Por essa confiança inabalável, contemplou muitos milagres por meio de sua oração, desde milagres da providência quanto à espantosas intervenções divinas.

No dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade, um dia depois de receber a visita do Papa Inocêncio lV, Santa Clara partiu para encontrar-se definitivamente com seu Amado Esposo. Canonizada apenas dois anos após a sua morte, seis séculos depois, em 1850 seu corpo foi encontrado em bom estado de conservação, e atualmente se encontra na Catedral de Santa Clara em Assis.

Santa Clara de Assis, rogai por nós!

 

Saiba mais em:

Audiência Geral, Papa Bento XVI, Clara de Assis

Filme sobre Santa Clara de Assis

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS