Siga nossas Redes Sociais

Entenda o Dia de Reis

08/01/2023 . Formações

O que é Epifania?

Epifania, segundo o Catecismo da Igreja Católica (nº 528), é a manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e salvador do mundo. A Igreja celebra essas epifanias em três momentos: a adoração de Jesus pelos magos do Oriente, o Batismo de Jesus no Jordão (Mt 3,17) e as bodas de Caná (Jo 2,1-11). Cada uma delas, respectivamente, pode ser vista como a manifestação aos pagãos, aos judeus, aos discípulos.

A solenidade da Epifania refere-se à passagem narrada no Evangelho segundo São Mateus, o único evangelista que fala dos magos. Ele porém não dá detalhes de quantos nem quem eram.  Os magos seriam os sábios da época, estudiosos dos astros, que não conheciam a revelação feita aos judeus.

“Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém” (Mt 2,1). “Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.” (Mt 2, 11).

O ouro simboliza a realeza de Cristo, enquanto que o incenso a Sua divindade. Já a mirra a sua humanidade.

O que a figura dos magos representa?

“Nestes magos, representantes das religiões pagãs circunvizinhas, o Evangelho vê as primícias das nações, que acolhem a Boa-Nova da salvação pela Encarnação. A vinda dos magos a Jerusalém, para «adorar o rei dos judeus», mostra que eles procuram em Israel, à luz messiânica da estrela de David, Aquele que será o rei das nações.”

À luz do salmo 71, a Tradição da Igreja viu nesses magos a figura dos reis retratados pelo salmista. “Os reis de Társis e das ilhas lhe trarão presentes, os reis da Arábia e de Sabá lhe oferecerão seus dons… Assim ele viverá e o ouro da Arábia lhe será ofertado” (Sl 71,10.15).

O venerável doutor da Igreja, São Beda (673-735), afirma serem três: Gaspar, Melchior e Baltazar. O primeiro seria “velho, circunspecto, de barba e cabelos longos e grisalhos”, o segundo era jovem, imberbe e louro” e o terceiro “preto e totalmente barbado”.

Qual o significado dessa solenidade?

“A sua vinda significa que os pagãos não podem descobrir Jesus e adorá-Lo como Filho de Deus e Salvador do mundo, senão voltando-se para os Judeus e recebendo deles a sua promessa messiânica, tal como está contida no Antigo Testamento. A Epifania manifesta que «todos os povos entram na família dos patriarcas» e adquire a «israelitica dignitas» – a dignidade própria do povo eleito.”

Importante ressaltar que apenas na festa do Batismo do Senhor, que os enfeites e ornamentos de Natal são retirados das casas. 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS