Siga nossas Redes Sociais

Dia mundial dos avós e dos idosos

25/07/2021 . Formações

Com o lema “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28,20), o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado no quarto domingo do mês de julho.

Com a finalidade de expressar a proximidade do Senhor e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia.

O “ser” Olhar Misericordioso e a Sagrada Escritura, nos orientam a respeitar, amar e aprender com eles.
Recomenda-se aos jovens: «Sede submissos aos anciãos» (1 Ped 5, 5). A Bíblia sempre nos convida a um respeito profundo pelos idosos, porque abrigam um tesouro de experiência, experimentaram os êxitos e os fracassos, as alegrias e as grandes tribulações da vida, as esperanças e as desilusões, e, no silêncio do seu coração, guardam tantas histórias que nos podem ajudar a não errar nem nos enganar com falsas miragens.

A Palavra de Deus recomenda que não se perca o contato com os idosos, para poder recolher a sua experiência como nessa passagem de Eclesiático 6, 34-35

Seja como for, os largos anos que viveram e tudo o que passaram na vida devem levar-nos a olhá-los com respeito: «a força é a glória do jovem, e a glória dos velhos são os cabelos brancos» (Pr 20, 29).

Devemos muito respeito aos idosos pelos caminhos que passaram e nós ainda teremos que trilhar. Estejam eles em nossas famílias, ou então sejam sacerdotes, diáconos, leigos, enfim, que nos dediquemos a exercer nosso olhar misericordioso a esses que se encontram em idade avançada ou ainda que estejam enfermos.

 

 

 

Leia mais:

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos avós e dos anciãos

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS