Siga nossas Redes Sociais

Epifania do Senhor

03/01/2022 . Formações

 

Na Igreja Católica observamos três epifanias do Senhor:  com os reis magos; quando Jesus vai ser batizado por João Batista; e no milagre em Caná.

A Epifania é uma festa da luz! O profeta Isaías (cerca de 300 anos antes de Jesus nascer) profetiza: “Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora”.

“Deus Pai que revelou Jesus como luz para iluminar todos os povos no caminho da salvação”.
Sim, Jesus é luz! Ele mesmo afirma isso dEle: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não ficará nas trevas, mas terá a luz da vida!” (Jo 8,12)

SOBRE OS REIS MAGOS

Na idade média essa festa era chamada dos Reis Magos, depois foi se reafirmando como festa da Epifania, da manifestação da luz do Senhor aos magos, e dos magos, a todos!
Na mesma idade média esses magos eram venerados como santos. Eles oferecem como presentes a Jesus ouro, incenso e mirra.
Pelo número de presentes, a tradição fala de três magos. E um teólogo do século III, Orígenes, menciona também três.
A partir do séc VIII eles receberam nomes: Gaspar, Baltazar, Melchior.
Porém o evangelho não diz nem que são três, nem que se chamam Gaspar, Baltazar, Melchior. Podem ter sido mais magos nessa caravana vinda de longe. Os armênios falam de até doze…
Em inúmeras pinturas desse fato da vida de Jesus, mostram as cores de pele dos reis magos simbolizando a raças até então conhecidas.
Nós os chamamos de reis, mas na verdade, sinto muito, não o são. O termo rei veio de um autor romano, Tertuliano, que num texto seu (Provérbio a Salomão) os chamou de “quase reis”.
O evangelista Mateus menciona somente que são magos…
O que eles são eles na verdade? São feiticeiros?
O termo mago, no grego “magoi“, significa matemático, astrónomo, observador do céu, das estrelas, planetas, cometas. Eles interpretavam alguns fatos detrás de acontecimentos astronômicos… Sem dúvidas os que foram visitar Jesus eram hábeis observadores do céu. Não eram feiticeiros; certamente vieram ou da Pérsia (hoje Irã), ou da Babilônia (hoje Iraque…).

P.S.: Na igreja de São Apolinário, em Ravena, Itália, temos um mosaico com o nome dos três magos, e vestidos como persas… Interessante também mencionar que os persas, quando invadiram Belém no século VII, ao ver uma inscrição em Persa sobre a adoração dos reis magos, não atacaram aquela igreja.

Santa Helena, mãe do imperador Constantino foi a que levou os restos mortais dos magos a Constantinopla (Hoje Istambul); depois o imperador Frederico Barbaroxa, os levou a Alemanha, onde se encontram até hoje na catedral de Colônia.

Importante aqui:

Magos simbolizam os pagãos convertidos, a catolicidade. Fala o evangelho (v. 11) que ao ver o Menino Jesus, se ajoelham e o adoram! De fato, diz o papa Bento XVI, que segundo a mentalidade em vigor naquela época no Oriente, ouro, incenso e mirra, representam o reconhecimento de uma pessoa como Deus e Rei, ou seja, são um ato de submissão. Querem dizer que a partir daquele momento os doadores pertencem ao soberano e reconhecem a sua autoridade.

Naqueles presentes também há a profecia da missão de Jesus: Rei dos reis, Profeta dos profetas, Sumo Sacerdote eterno. Os magos são canais da primeira manifestação de Jesus ao povo!

SOBRE A ESTRELA QUE OS MAGOS SEGUEM
Como se deu esse fenômeno astronômico? São três possibilidades de acordo com David Hughes, astrónomo de la Universidad de Sheffield, en Reino Unido.
1a) De acordo com ele a melhor explicação é de que se tratou de algo conhecido como tripla conjunção de Júpiter e Saturno, na qual eles se aproximam três vezes da terra num curto período de tempo. Isso ocorre quando se alinham sol, terra, Jupiter e Saturno.
2a) De um brilhante cometa que apareceu na constelação de capricórnio no ano 5 antes de Cristo. Astrônomos chineses deixaram constância disso.
P.S.: Dizem que foi o cometa Halley, mas ele somente foi visível no ano 12 a.C.
3a) Seria uma estrela nova, isto é, o nascimento de uma nova estrela na constelação de “peixes”. Há inclusive registros disso no ano 4 aC, e de essa estrela se via em Jerusalém. De fato o doutor Robert Cockcroft, administrador do planetário McCallion, na Universidad de McMaster, en Ontario, está de acordo com essa teoria.

APLICAÇÃO DE DA EPIFANIA NA NOSSA VIDA
Perseverança e amor dos reis magos: eles deveriam ter estado estudando isso fazia tempo… e sair de longe em busca daquele novo Rei…
Elevar o olhar ao céu: “os reis magos são muito distintos entre eles, mas têm algo comum, o Céu”. Os Magos seguiram a estrela. Através da linguagem da criação, encontraram o Deus da história.
Estudiosos na busca da verdade (ninguém ama o que não conhece, temos a obrigação de estudar a nossa fé; busca pelo verdadeiro Deus). Podemos dizer que eram homens de ciência, mas não apenas no sentido de quererem saber muitas coisas; eles queriam algo mais. Coração inquieto, como diz o Papa Bento XVI, querer descobrir a beleza de Cristo! Provavelmente haveria muitos astrónomos na antiga Babilónia, mas poucos, apenas estes Magos, se puseram a caminho e seguiram a estrela que tinham reconhecido como sendo a estrela da promessa, ou seja, a que indicava o caminho para o verdadeiro Rei e Salvador.

A “santa astucia” com Herodes…
Eles nos exortam a não contentar-nos com a mediocridade, a no ‘ir tirando’, mas sim buscar sentido das coisas, a penetrar com paixão o grande mistério da vida.
Nos dão lição de humildade diante do Criador.
Obediência: avisados em sonho… Exemplo de largar sua terra.

Minha benção! TPJNSM! Pe. Alexandre Paciolli_iCM

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS