Siga nossas Redes Sociais

Festa do Sagrado Coração de Jesus

24/06/2022 . Formações

Hoje celebramos a festa ao Sagrado Coração de Jesus, um pedido feito à Santa Margarida Maria de Alacoque diretamente por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Peço que na primeira sexta-feira depois da oitava de Corpus Christi se celebre uma Festa especial para honrar meu Coração, e que se comungue nesse dia para pedir perdão e reparar os ultrajes por ele recebidos durante o tempo que permaneceu exposto nos altares”, disse o Senhor a Santa Margarida, em junho 1675.

“Prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada”, acrescentou Jesus à Santa Margarida Maria de Alacoque.

Devemos celebrar essa festa com muita devoção e muito amor, diante de um pedido direto de Jesus. Ele nos pede para reparamos os pecados cometidos contra o seu Sagrado Coração. Dessa maneira, Jesus, com sua infinita misericórdia, nos oferece a possibilidade de consolar o Seu Sagrado Coração.

Que grande graça termos a possibilidade, mesmo diante de nossa pequenez perante esse Amor de Deus por nós, de irmos ao Seu encontro e dizer como Santa Margarida Maria de Alacoque: “É bom caminhar pela força de Seu amor em sentido contrário às nossas inclinações, sem outro prazer e contentamento senão o de não ter nenhum, porquanto deve bastar-nos que nosso bom Deus fique contente do modo e forma que lhe apraz”.

Devemos nos atentar no fato de que palavra coração aparece nas Sagradas Escrituras 826 vezes. Ele é mostrado na Bíblia como símbolo do amor de Deus. Jesus nos fala, em Mateus 11,28-30, explicitamente de seu coração, nos dando o direcionamento de como o nosso coração deve ser.

No Calvário o Sagrado Coração de Jesus é transpassado com a lança (cf. Jo 19,34) e encontramos nas obras de São Boaventura Bispo as seguintes palavras sobre esse precioso momento: “ Considera, ó homem redimido, quem é aquele que por tua causa está pregado na cruz, qual a sua dignidade e grandeza. A sua morte dá a vida aos mortos; por sua morte choram o céu e a terra, e fendem-se até as pedras mais duras. Para que, do lado de Cristo morto na cruz, se formasse a Igreja e se cumprisse a Escritura que diz: Olharão para aquele que transpassaram (Jo 19,37), a divina Providência permitiu que um dos soldados lhe abrisse com a lança o sagrado lado, de onde jorraram sangue e água. Este é o preço da nossa salvação. Saído daquela fonte divina, isto é, no íntimo do seu Coração, iria dar aos sacramentos da Igreja o poder de conferir a vida da graça, tornando-se para os que já vivem em Cristo bebida da fonte viva que jorra para a vida eterna (Jo 4,14).”

O servo fundador da Comunidade Olhar Misericordioso, padre Alexandre Paciolli iCM, nos fala: “Sim, no coração de Jesus, inflamado de Amor por você, há um lugar seguro. Corra para Ele! Ele é a fonte do Amor. Nele é possível encontrar tudo o que precisamos para sermos felizes”.

Como, então, não celebrar a festa desse Sagrado Coração de Jesus que tanto nos ama, sendo um pedido do próprio Jesus?!

No dia de hoje também somos convidados a rezar pela santificação do clero. Essa data foi instituída por São João Paulo II em 1995, com a Carta aos Sacerdotes por ocasião da Quinta-feira Santa, o “Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes”. Celebramos essa data todos os anos nessa solenidade com o objetivo de encorajar os sacerdotes a refletirem sobre esse belíssimo dom do sacerdócio que receberam do próprio Cristo e convidando também aos fiéis a rezarem por todos os sacerdotes para que possam serem fortalecidos no ministério e permanecerem firmes no compromisso com o Senhor.

Jesus faz as seguintes promessas para todos aqueles que responderem ao chamado de viver essa devoção tão especial:

“No extremo da misericórdia do meu Coração onipotente, concederei a todos aqueles que comungarem nas primeiras sextas feiras de cada mês, durante nove meses consecutivos, a graça do arrependimento final. Eles não morrerão sem a minha graça e sem receber os SS. sacramentos. O meu coração naquela hora extrema ser-lhe-á seguro abrigo”.

Para conhecer as 12 promessas feitas por Jesus a Santa Margarida Maria, clique aqui

O Sagrado Coração de Jesus e a Comunidade Olhar Misericordioso.

Nossa espiritualidade é formada por 13 colunas e uma das mais importantes é a coluna “Centrados no Sagrado Coração de Jesus.” A primeira experiência com a Misericórdia e o Sagrado Coração de Jesus que o servo fundador da Comunidade teve foi com as aparições de Jesus Cristo à Santa Margarida Maria de Alacoque.

Um de nossos copadroeiros, São Joao Paulo II, no ano de 1986 falou: “Ao nos consagrarmos ao Coração de Maria, descobrimos o caminho seguro que nos leva para o Sagrado Coração de Jesus, símbolo do amor misericordioso de Nosso Salvador”. Através dessa fala podemos perceber que a Misericórdia e o Sagrado Coração de Jesus, assim como a autêntica devoção a Nossa Senhora, estão intimamente ligadas.

Como consagrados à Deus na Comunidade Olhar Misericordioso devemos viver essa festa com muito amor e compreender toda a beleza e importância dela para alçarmos a nossa meta que é a santidade. Por isso, respondamos ao convite do Senhor de buscar termos o nosso coração semelhante ao dEle. Busquemos nos configurar a Cristo vivendo verdadeiramente a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

Por Gabriella Gonçalves

Moderadora Geral

 

Mais sobre o tema:

Centrado no coração chagado de Jesus Cristo, Pe Alexandre Paciolli

Homilia Padre Alexandre Paciolli, Festa Sagrado Coração de Jesus 2020

Faça a Entronização do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, clique aqui e saiba como

12 promessas do Sagrado Coração de Jesus

Haurietis Aqua, Papa Pio XII, sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus

 

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS