Siga nossas Redes Sociais

Toda quarta-feira é dia de São José… Ide a José

18/05/2022 . Formações

O Senhor o constituiu dono de Sua casa.

E fê-lo príncipe de todas as suas possessões

Ladainha de São José

 

Toda quarta-feira é dia de São José, conforme uma antiga tradição da Igreja que atribui a cada dia da semana uma devoção especial.

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado”. (Mateus 1,16.18-21.24a).

Recentemente a Igreja concluiu o “Ano de São José”, convocado pelo Papa Francisco, através da Carta apostólica “Patris corde” para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja. “A grandeza de São José consiste no fato de ter sido o esposo de Maria e o pai de Jesus. Como tal, afirma São João Crisóstomo, colocou-se inteiramente ao serviço do plano salvífico.” (Patris Corde, 2020).

Ama muito São José, quer-lhe com toda a tua alma, porque é a pessoa que, com Jesus, mais amou Santa Maria e quem mais conviveu com Deus: quem mais o amou, depois da Nossa Mãe. Merece o teu carinho e convém-te dar-te com ele, porque é Mestre de vida interior e pode muito ante Nosso Senhor e ante a Mãe de Deus. (São Josemaria Escrivá). Pai, fiel e solícito, José atende com atenção as necessidades da Igreja, família do Senhor. A barca de Pedro, rumando em mares tempestuosos, fazia indispensável e necessária ser confiada no singular patrocínio deste santo Patriarca. Ainda agora, diante da fome (da verdade, de amor) e da guerra, a Igreja nos recorda: Ide a José e ele vos dará tudo quanto vos for necessário.

 

Este patrocínio do Santo Patriarca sobre a Igreja universal é principalmente de ordem espiritual; mas estende se também à ordem temporal, como a do outro José, o filho de Jacó, chamado pelo rei do Egito “salvador do mundo”. 

“Este é o servo fiel e prudente a quem o Senhor colocou à frente da Sua família”, assim são as palavras da liturgia aplicadas a ele. Na carta apostólica, o Santo Padre exprime que Nele, “Jesus viu a ternura de Deus”, que “nos faz aceitar a nossa fraqueza”, cuja obra de Deus e seus desígnios são realizados. Deus “não nos condena, mas nos acolhe, nos abraça, nos ampara e nos perdoa”.

Ao deixar-se inteiramente nas mãos de Deus, não mediu esforços para cumprir aquilo que o Senhor desejou para ele, dia após dia, dando seu fiat ao Senhor. É a graça de Deus que atuou em São José, é a graça de Deus que atua em nós. É o poder de Deus que eleva e constrói. São José se deixou construir por Deus.
Na vida cotidiana estamos quase sempre pressionados por tarefas a serem executadas, problemas a serem resolvidos, desafios a serem superados, que corremos o risco de perder de vista, ou deixar para trás, o “Uma só coisa é necessária” (Lc 10,42), o “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mt 6,33). Ide a José! Voltemo-nos, pois, a ele! Recorramos à sua poderosíssima intercessão!

Adentremos no mistério escondido em seu coração e descubramos por meio deste excelente mestre os tesouros do Verbo Encarnado e as graças da intimidade com Deus. Só nos resta implorar, de São José, a graça das graças: a nossa conversão!

Dirijamos-lhe a nossa oração:

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.

 

São José, valei-nos! São José, rogai pela Olhar Misericordioso!

TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA!

 

Veja mais: 

CARTA APOSTÓLICA PATRIS CORDE

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS