Siga nossas Redes Sociais

Maio, mês de Maria Mãe de Deus

01/05/2023 . Formações

Chegamos ao mês de maio, conhecido no meio católico como o mês de Maria, mas como surgiu essa tradição? Esse costume nos remonta à uma devoção da Idade Média onde se faziam exercícios piedosos para honrar Maria no mês de maio, em razão da chegada da primavera do hemisfério norte. Com esta compreensão, podemos dizer que também para nós no hemisfério sul, maio parece o mês das flores, pois Maria é a flor mais bela do jardim de Deus.

Os poetas e até mesmo os santos, após tentar encontrar nas flores semelhanças com a Virgem Maria, chegaram à conclusão que o perfume mais agradável, a beleza mais cativante ou a providente utilidade, são insuficientes para representar a grandeza de Maria. Maria é de fato, o esplendor e a glória da criação, por isso foi escolhida para gerar Nosso Senhor.

Por seu papel no projeto da salvação e por Maria ser essa mulher inigualável, é que a Igreja no mundo inteiro se alegra com a chegada do mês de maio, oportunidade especial para lhe render honra e homenagens, e por isso, em muitas paróquias preparam Coroações e outras manifestações de amor e devoção a Nossa Senhora.

Todavia, estas demonstrações, não são exclusivas às igrejas, o mesmo pode e deve ser feito com o mesmo amor em nossos lares. Então, prepare sua casa, celebremos com muito amor o mês de Maria!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS