Siga nossas Redes Sociais

Natureza da perfeita devoção à Santa Virgem, ou da perfeita consagração a Jesus Cristo

12/11/2021 . Formações

“Toda a nossa perfeição consiste em sermos conformes a Jesus Cristo, estando unidos e consagrados a Ele, de modo que a mais perfeita dentre todas as devoções (…) é aquela que nos conforma, nos une e nos consagra a Jesus Cristo. Ora, sendo Maria, dentre todas as criaturas, a mais conforme a Jesus Cristo, disso resulta que a devoção que melhor consagra e conforma uma alma a Nosso Senhor é a devoção à Santíssima Virgem, sua Santa Mãe, e que, à proporção que uma alma se consagrar mais a Maria, mais consagrada está a Jesus Cristo” (Tratado nº120)

O ato de consagração à Virgem Maria, por livre e espontânea vontade, consiste num oferecimento total e irrestrito de tudo que temos e somos à Mãe Santíssima: nossa alma, corpo, nossos bens exteriores, interiores e espirituais, como os méritos, virtudes, boas obras, assim como os valores satisfatórios e meritórios de nossas boas ações, que não mais nos pertencem, mas à Maria, a fim de que ela disponha de tudo isso segundo a vontade do seu Filho e comunique a quem desejar, para a maior honra e glória de Deus. Sendo ela aquela que está na mais perfeita conformidade com Jesus, ao nos doarmos a ela nesta devoção, igualmente estamos nos entregando inteiramente a Cristo, dando-Lhe tudo o que seja possível, num completo desprendimento e abandono de si, pelas santas mãos de Nossa Senhora. “A consagração é feita conjuntamente à Santíssima Virgem e a Jesus, como sendo o modo perfeito que Jesus escolheu para se unir a nós e nos unir a Ele; e a Nosso Senhor, como a nosso fim último, a quem devemos tudo o que somos, como a nosso Redentor e nosso Deus.” (Tratado nº125)

A esta devoção, poderíamos também chamar de perfeita renovação dos votos e promessas do santo batismo. Antes de recebermos este sacramento, através do qual somos purificados do pecado original, tornando-nos filhos de Deus e membros do corpo místico da Igreja, éramos “escravos do demônio”. Ao sermos batizados, nossos padrinhos, proferem por seus próprios lábios, a renúncia a Satanás, e assumem, pelo batizando, Jesus Cristo como Mestre e Supremo Senhor das nossas vidas, com vistas a depender dEle na condição de escravo de amor.  A consagração à Virgem Maria, proferida ao lermos a fórmula, com nossos próprios lábios, com liberdade e consciência de nossos atos, nos possibilita exatamente essa renúncia ao pecado, ao demônio, ao mundo e a nós mesmos, concretizando uma autoentrega a Jesus Cristo, pelo meio mais perfeito: Maria Santíssima.

Ao consagrar-nos à Virgem Maria, abandonamos amorosa e integralmente todo o nosso ser a Cristo, pelos braços de Sua Santíssima Mãe, àquela que é a medianeira de todas as graças e, sob o seu manto e em seu regaço acolhedor, nos conduz a um verdadeiro e profundo encontro com a mais sublime fonte de Amor e Misericórdia: o Sagrado Coração de Jesus. Como escravos de Maria, estaremos constantemente, até a eternidade, sob o seu amparo e sob os olhares misericordioso da Mãe que apresenta e nos leva a seu Filho, nosso Redentor e Salvador!

 

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

 

Leia mais:

Consagração a Nossa Senhora

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS