Ó Senhora da Azinheira, percorrei a terra inteira,
segui os vossos caminhos,
percorrei a terra inteira, ó Mãe das nossas esperanças,
Senhora das pombas mansas, Senhora dos pastorinhos.(Música Ó Senhora da azinheira)
Hoje, 13 de maio, a Igreja está em festa, pois é dia de Nossa Senhora de Fátima. Nesse mesmo dia, no ano de 1917, a Virgem Maria fez sua primeira aparição aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, na Cova da Iria em Fátima (Portugal) e se identificou como sendo “a Senhora do Rosário“, o que deu origem ao título “Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.
Antecedendo sua vinda, o Anjo apareceu aos pastorzinhos e lhes disse:
– Não tenham medo, sou o anjo da Paz, rezem comigo. E, inclinando a cabeça, pediu para que repetissem esta pequena oração, 3 vezes: “Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.”
As palavras do anjo ficaram gravadas no coração dos pastorzinhos e a partir daquele momento, por muitas vezes se ajoelhavam para rezar essa oração. O anjo apareceu outras vezes, pedindo às crianças para que fossem boas e que não deixassem de rezar pela paz e pelo mundo.
Com base nos testemunhos dos pastorinhos, Nossa Senhora apareceu-lhes seis meses seguidos, sempre no dia 13 (exceto no mês de agosto, em que ocorreu no dia 19), até 13 de outubro de 1917, num período marcado pelos grandes conflitos da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Comunista.
Em meio à essas tensões, como boa mãe, Maria vem em socorro de seus filhos, abrindo-lhes os olhos, e também a nós, através da mensagem reportada pelas crianças, sobre a gravidade dos tempos, sobre a necessidade da oração constante, da penitência e dos sacrifícios em reparação pelos pecados.
Por reproduzirem as mensagens recebidas pela Virgem de Fátima, as crianças sofreram muitos ultrajes e perseguições, inclusive por parte das autoridades anticlericais que no mês de agosto, chegaram a prendê-las. Diante de tanta rejeição, os pastorinhos pediram à Virgem Maria algo que fizesse as pessoas crerem no que diziam, o que foi atendido em sua última aparição em 13 de outubro.
Enquanto os pastorinhos viram Nossa Senhora “abrir as mãos e fê-las refletir no sol”, os presentes, mais de 70 mil pessoas relataram ver o sol girar como uma roda de fogo e espargir luzes coloridas sobre eles. Dr. José Maria de Almeida Garrett, professor de ciências da Faculdade de Coimbra afirmou:
“Tenho que declarar que nunca, antes ou depois de 13 de outubro, observei semelhante fenômeno solar ou atmosférico”.
No dia 13 de maio de 2017, o Papa Francisco canonizou os pequenos pastores Jacinta e Francisco Marto, eles foram as primeiras crianças não mártires santificadas pela Igreja.
Neste dia, peçamos a Nossa Senhora que nos ensine a diante das aflições, a viver o que ela pediu em Fátima, a ter uma oração constante, a fazer penitência e oferecer todos os sofrimentos em sacrifício pela conversão dos pecadores.
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!
Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto, rogai por nós!
Obs.: Sempre ao dia 12 de maio, um mar de fiéis de Nossa Senhora de Fátima ilumina seu santuário durante a Procissão das Velas. Este ano, depois de dois anos de restrições pela pandemia, os fiéis retornaram em grande número. Veja os links e vídeo a seguir!
TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA!
Veja mais:
Preparamos um lindo material sobre os Mistérios do Santo Terço, CLIQUE AQUI e acesse!
Músicas piedosas à Nossa Senhora de Fátima