Siga nossas Redes Sociais

Novembro, mês dedicado às almas do purgatório

01/11/2023 . Formações

Tradicionalmente, no mês de novembro dedicamos nossas orações aos fiéis falecidos, conforme aprendemos na parábola do pobre Lázaro e do rico banqueteador (Lc 16, 19-31). As almas do purgatório não podem conseguir sua purificação por elas mesmas, para isso dependem de nossas orações, missas, penitências e esmolas por elas.

Com essa intenção, em 1967, São Paulo VI, pontífice nesta época, estabeleceu indulgências parciais e plenárias pelas almas do purgatório. Inclusive determinou a semana de 1 a 8 de novembro como a “semana das almas”, em que podemos lucrar indulgências plenárias para elas. Basta se confessar, comungar, rezar pelo Papa (Pai-Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai) e fazer uma visita ao cemitério para rezar por elas.

Em resposta a este ato de caridade, Santa Catarina de Siena afirmou que as almas do purgatório que foram libertas das suas tristezas nunca se esquecerão dos seus benfeitores na terra, intercederão por eles diante de Deus e os receberão quando chegarem ao céu.

Nesta oportunidade, diante da realidade do purgatório, convém recordar o que ensina a doutrina católica acerca do destino do homem após a morte. Afirma-se que há duas moradas definitivas, o céu para os justos e o inferno aos maus.

Por sua vez, o purgatório não é um terceiro destino, mas uma realidade transitória, um local de purificação final para aqueles que “morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna”.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (§1031), a Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao ‘Purgatório’ sobretudo no Concílio de Florença e de Trento, e em observância a certos textos da Escritura, como o trecho do Livro de Macabeus que narra a oferta de sacrifício de Judas Macabeu pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seus pecados.

Neste mês, sejamos generosos e levemos socorro às almas do purgatório, ofereçamos nossas orações, penitências e comunhões em sufrágio pela salvação delas.

As almas não podem se purificar sozinhas. Elas precisam de orações, missas, esmolas e penitências para se purificarem.

 

Por que o purgatório é um lugar de esperança

A promessa do purgatório pode reforçar a nossa esperança no futuro, mostrando a beleza do amor de Deus por nós.

O Purgatório nem sempre é retratado como um lugar de esperança. Para muitos, o purgatório é descrito como um lugar de purificação, onde experimentamos muito sofrimento antes de entrar nas cortes do Céu.

Esta descrição pode ser enganosa, pois quase pode fazer com que pareça uma espécie de Inferno.

O Papa Bento XVI reiterou que o purgatório pretende ser um lugar de esperança , mencionando-o na sua encíclica sobre a esperança, Spe salvi .

No momento do julgamento, experimentamos e absorvemos o poder avassalador do seu amor sobre todo o mal que existe no mundo e em nós mesmos. A dor do amor torna-se a nossa salvação e a nossa alegria… O julgamento de Deus é esperança, tanto porque é justiça como porque é graça… Se fosse apenas justiça , no final só poderia trazer medo a todos nós… a graça nos permite todos à esperança e a irmos com confiança ao encontro do Juiz que conhecemos como nosso “advogado”.

A existência do purgatório pode dar-nos esperança durante a nossa vida na terra, afirmando-nos que Deus é um Juiz justo, um “defensor”, e não um ditador arbitrário. Ele quer nos revestir com o seu amor, não só nesta vida, mas também na próxima. Este amor nos estimula, dando-nos a esperança de que todo o bem que fazemos não é em vão.

Além disso, o purgatório tem outra dimensão que deveria nos dar esperança. É um lugar onde ainda estamos unidos à Igreja na terra.

As almas dos falecidos podem, no entanto, receber “consolo e refrigério” através da Eucaristia, da oração e da esmola. A crença de que o amor pode chegar à vida após a morte , de que dar e receber recíprocos é possível, em que a nossa afeição mútua continua além dos limites da morte – esta tem sido uma convicção fundamental do Cristianismo ao longo dos tempos e continua a ser uma fonte de conforto.

O Papa Bento XVI refere-se à capacidade de rezar pelas almas dos fiéis defuntos, tendo um impacto real na sua experiência do purgatório.

Desta forma esclarecemos ainda mais um elemento importante do conceito cristão de esperança . A nossa esperança é sempre essencialmente também esperança para os outros ; só assim é verdadeiramente esperança para mim também. Como cristãos, nunca devemos limitar-nos a perguntar: como posso salvar-me? Deveríamos perguntar-nos também: o que posso fazer para que outros possam ser salvos e para que também para eles surja a estrela da esperança? Então terei feito o máximo pela minha salvação pessoal também.

Se precisamos de mais esperança em nossas vidas, pensemos no purgatório e no grande presente que Jesus nos deu naquele lugar intermediário.

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS