Siga nossas Redes Sociais

Novembro: Mês de oração pelos fiéis falecidos

01/11/2022 . Formações

Tradicionalmente, no mês de novembro dedicamos nossas orações aos fiéis falecidos, conforme aprendemos na parábola do pobre Lázaro e do rico banqueteador (Lc 16, 19-31). As almas do purgatório não podem conseguir sua purificação por elas mesmas, para isso dependem de nossas orações, missas, penitências e esmolas por elas.   

  

Com essa intenção, em 1967, São Paulo VI, pontífice nesta época, estabeleceu indulgências parciais e plenárias pelas almas do purgatório. Inclusive determinou a semana de 1 a 8 de novembro como a “semana das almas”, em que podemos lucrar indulgências plenárias para elas. Basta se confessar, comungar, rezar pelo Papa (Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai) e fazer uma visita ao cemitério para rezar por elas.  

  

Em resposta a este ato de caridade, Santa Catarina de Siena afirmou que as almas do purgatório que foram libertas das suas tristezas nunca se esquecerão dos seus benfeitores na terra, intercederão por eles diante de Deus e os receberão quando chegarem ao céu.   

Nesta oportunidade, diante da realidade do purgatório, convém recordar o que ensina a doutrina católica acerca do destino do homem após a morte. Afirma-se que há duas moradas definitivas, o céu para os justos e o inferno aos maus.   

  

Por sua vez, o purgatório não é um terceiro destino, mas uma realidade transitória, um local de purificação final para aqueles que “morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna”.   

  

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (§1031), a Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao ‘Purgatório’ sobretudo no Concílio de Florença e de Trento, e em observância a certos textos da Escritura, como o trecho do Livro de Macabeus que narra a oferta de sacrifício de Judas Macabeu pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seus pecados.   

  

Neste mês, sejamos generosos e levemos socorro às almas do purgatório, ofereçamos nossas orações, penitências e comunhões em sufrágio pela salvação delas.

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS