Siga nossas Redes Sociais

Novena a Santa Teresinha do Menino Jesus – de 22 a 30 de setembro

22/09/2021 . Formações

Clique aqui para baixar versão para impressão

 

Primeiro dia: Santidade ao alcance de todos.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Eis aí exatamente o mistério de minha vocação, de toda a minha vida, sobretudo o mistério dos privilégios de Jesus em favor de minha alma… Ele não chama os que disso são dignos, mas os que são de seu agrado” (Santa Teresinha).

Neste primeiro dia, vamos meditar sobre nossa vocação universal à santidade, graça que recebemos no dia do nosso batismo. Santa Teresinha ensinou e mostrou, por sua vida, que a santidade está ao alcance de todos. Para sermos santos, não podemos contar com nossas forças, mas devemos implorar a misericórdia de Deus para que ela nos conduza à Montanha da Santidade. Que todos nós tenhamos sede de santidade e, ajudados pelo Senhor, sejamos fiéis à nossa vocação cristã, ao Evangelho e à Igreja.

Leitura do Evangelho: “Ao ver a multidão teve compaixão dela, porque estava cansada e abatida como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: ‘A colheita é grande, mas poucos os operários! Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita’” .

“Chamou os doze discípulos e deu-lhes autoridade de expulsar os espíritos impuros e de curar toda sorte de males e enfermidades. Jesus enviou esses Doze, com estas recomendações: ‘Não tomeis o caminho dos gentios, nem entreis em cidades de samaritanos. Dirigi-vos, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Dirigindo-vos a elas, proclamai que o Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça dai.’”

Oração Final: Ó Deus todo-poderoso, que nos dais Santa Teresinha como modelo, vede nossos esforços em viver os nossos compromissos batismais e ponde em nossos corações o mesmo ardor de santidade que marcou a vida de Vossos santos e santas, especialmente a vida da Santa das Rosas. Vós que cumulastes de graças Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, derramai Vossas bênçãos sobre todos nós, que exaltamos Vossa misericórdia. Nós Vos pedimos, por intercessão de nossa Santinha, atendei-nos em nossas necessidades e socorrei-nos, ouvindo-nos de modo especial na graça que esperamos alcançar de Vós nessa novena, que tão devotamente celebramos. (Faz-se o pedido). Isso Vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

 

Segundo dia: A oração: impulso de amor.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Peço a Jesus me atraia às chamas de seu amor, me una tão estreitamente a Ele, que seja Ele quem vive e atua em mim” (Santa Teresinha).

Neste segundo dia, pensemos no mistério de amor que atraiu Santa Teresinha à contemplação da misericórdia de Deus através de uma intensa vida de oração. Para ela, a oração é a arma invencível que Jesus lhe deu para tocar as pessoas. Sem orar, nós nos debilitamos e não conseguimos enfrentar as provações da vida. Vivemos agitados e inquietos, sem tempo para conversar com Jesus e meditar a sua palavra?

Leitura do Evangelho: “Também eu vos digo: Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, acha; e ao que bate, se abrirá. Quem de vós, sendo pai, se o filho lhe pedir um peixe, em vez do peixe lhe dará uma serpente? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” .

Oração Final: Deus todo-poderoso, Santa Teresinha se entregava com prazer à oração para melhor Vos conhecer e amar. Sua oração era simples e pura. Queremos imitá-la na necessidade de estar em constante comunhão Convosco. Vós que cumulastes de graças Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, derramai Vossas bênçãos sobre todos nós, que exaltamos Vossa misericórdia. Nós Vos pedimos, por intercessão de nossa Santinha, atendei-nos em nossas necessidades e socorrei-nos, ouvindo-nos de modo especial na graça que esperamos alcançar de Vós nessa novena, que tão devotamente celebramos. (Faz-se o pedido).  Isso Vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

 

Terceiro dia: Nossa Senhora é Mãe de todos.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Quando me sobrevém uma inquietação, um contratempo, bem depressa me volvo a Ela, e, como a mais carinhosa das mães, sempre toma a seu encargo os meus interesses” (Santa Teresinha).

Neste terceiro dia, queremos meditar sobre o grande amor que Santa Teresinha dedicou à Mãe de Deus. A Santíssima Virgem foi a grande doçura da vida de nossa co-padroeira. A Santa das Rosas viveu intensamente sua filiação de graça em relação à Mãe do Céu. Temos procurado dizer “Sim” a Deus como Maria, colocando-nos a serviço dos irmãos?

Leitura do Evangelho: “No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus foi convidado para o casamento e os seus discípulos também. Ora, não havia mais vinho, pois o vinho do casamento havia acabado. Então a mãe de Jesus lhe disse: ‘Eles não têm mais vinho’. Respondeu-lhe Jesus: ‘Que queres de mim, mulher? Minha hora ainda não chegou’. Sua mãe disse aos serventes: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’. Havia ali seis talhas de pedra para a purificação dos judeus, cada uma contendo de duas a três medidas. Jesus lhes disse: ‘Enchei as talhas de água’. Eles as encheram até à borda. Então lhes disse: ‘Tirai agora e levai ao mestre-sala’. Eles levaram. Quando o mestre-sala provou a água transformada em vinho – ele não sabia de onde vinha, mas o sabiam os serventes que haviam retirado a água – chamou o noivo e lhe disse: ‘Todo homem serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já estão embriagados serve o inferior. Tu guardaste o vinho bom até agora!’ Esse princípio dos sinais, Jesus o fez em Caná da Galileia e manifestou a sua glória e os seus discípulos creram nele. Depois disso, desceram a Carfanaum, ele, sua mãe, seus irmãos e seus discípulos, e ali ficaram apenas alguns dias” .

Oração Final: Deus todo-poderoso, que nos destes Santa Teresinha como modelo de vida cristã, infundi em nossos corações o mesmo carinho que a Santa das Rosas nutria pela Mãe do Céu. Vós que cumulastes de graças Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, derramai Vossas bênçãos sobre todos nós, que exaltamos Vossa misericórdia. Nós Vos pedimos, por intercessão de nossa Santinha, atendei-nos em nossas necessidades e socorrei-nos, ouvindo-nos de modo especial na graça que esperamos alcançar de Vós nessa novena, que tão devotamente celebramos. (Faz-se o pedido). Isso Vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

 

Quarto dia: Viver e morrer de Amor.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Minha vocação é o amor! Jesus, quero amá-lo, amá-lo como nunca foi amado. Que Ele me dê um amor sem limites” (Santa Teresinha).

Neste quarto dia, vamos entrar no âmago da espiritualidade teresiana: o amor. Toda sua vida foi um ato de amor. Ela procurou viver o amor a cada instante. Quis viver e morrer de amor. O amor de Deus é a fonte de energia que fecunda toda a sua vida espiritual. Coloquemo-nos diante de Deus e nos perguntemos: Nós O amamos sobre todas as coisas e desinteressadamente? Amamos o nosso próximo concretamente?

Leitura do Evangelho: “Vós sois meus amigos se praticais o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas vos chamo amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome ele vos dê. Isto vos mando: amai-vos uns aos outros” .

Oração Final: Senhor, Pai de Amor, permita que, assistidos por Vosso Santo Espírito, sigamos o desejo de Santa Teresinha: combater por Vosso amor até o fim de nossa vida. Vós que cumulastes de graças Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, derramai Vossas bênçãos sobre todos nós, que exaltamos Vossa misericórdia. Nós Vos pedimos, por intercessão de nossa Santinha, atendei-nos em nossas necessidades e socorrei-nos, ouvindo-nos de modo especial na graça que esperamos alcançar de Vós nessa novena, que tão devotamente celebramos. (Faz-se o pedido). Isso Vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

 

Quinto dia: Cantando as misericórdias de Deus.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“A mim me deu sua infinita misericórdia, através da qual contemplo e adoro as demais perfeições divinas! … Então, todas se me apresentam radiosas de amor” (Santa Teresinha).

Neste quinto dia, seremos guiados por Santa Teresinha nos caminhos da misericórdia de Deus. Essa misericórdia a revestiu como um manto durante toda sua vida, especialmente no tempo amargo da enfermidade. Teresinha canta as misericórdias do Senhor para que todos saibam que, antes de ser um Deus de justiça, Ele é um Pai que mima a cada um de seus filhos. Nós, que sempre somos agraciados pela misericórdia divina usamos de misericórdia no trato com nossos semelhantes?

Leitura do Evangelho: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos Céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre os maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos” .

Oração Final: Senhor, Pai de misericórdia, permiti que nossos lábios repitam as palavras de Santa Teresinha em confiante prece: “Se alguma vez cairmos, por fraqueza, Vosso divino olhar nos purifique imediatamente a alma, consumindo todas as nossas imperfeições, como o fogo que transforma em si próprio todas as coisas”. Revesti-nos, Senhor, com o manto de Vossa misericórdia para que jamais nos sintamos desamparados. Vós que cumulastes de graças Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, derramai Vossas bênçãos sobre todos nós, que exaltamos Vossa misericórdia. Nós vos pedimos, por intercessão de nossa Santinha, atendei-nos em nossas necessidades e socorrei-nos, ouvindo-nos de modo especial na graça que esperamos alcançar de Vós nessa novena, que tão devotamente celebramos. (Faz-se o pedido). Isso Vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

 

Sexto dia: Uma só Missão não basta.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Queria ser missionária não só por alguns anos, mas quisera sê-lo desde a criação do mundo, e sê-lo até a consumação dos séculos” (Santa Teresinha).

Neste sexto dia, contemplamos a Padroeira Universal das Missões, mensageira do amor, que permanece na Igreja como um modelo, lembrando-nos nosso dever de anunciar a Salvação a todos. A tarefa missionária deve envolver a todos os cristãos que, em decorrência da graça batismal, são chamados a evangelizar e a anunciar o nome de Jesus Cristo. E nós, temos testemunhado nossa fé através de nossas atitudes e palavras? Preocupo-me em ser missionário de Cristo em todos os ambientes nos quais me encontro?

Leitura do Evangelho: “Eu te glorifiquei na terra, concluí a obra que me encarregastes de realizar. E agora, glorifica-me, Pai, junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que no mundo me deste. Eram teus e os deste a mim e eles guardaram tua palavra. Agora reconheceram que tudo quanto me deste vem de ti, porque as palavras que me deste eu as deu a eles, e eles a acolheram e reconheceram verdadeiramente que saí de junto de ti e creram que me enviaste. Por eles eu rogo; não rogo pelo mundo, mas pelos que me deste, porque são teus, e tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu, e neles sou glorificado. Já não estou no mundo; mas eles permanecem no mundo e eu volto a ti. Pai santo, guarda-os em teu nome que me deste, para que sejam um como nós” .

Oração Final: Senhor nosso Deus, enchei o nosso coração de ardor missionário. Que nós não nos acomodemos na caminhada de fé e nos empenhemos em anunciar Vossa palavra como testemunhas fiéis de Vosso amor para com toda a humanidade. Vós que cumulastes de graças Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, derramai Vossas bênçãos sobre todos nós, que exaltamos Vossa misericórdia. Nós Vos pedimos, por intercessão de nossa Santinha, atendei-nos em nossas necessidades e socorrei-nos, ouvindo-nos de modo especial na graça que esperamos alcançar de Vós nessa novena, que tão devotamente celebramos. (Faz-se o pedido). Isso Vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

 

Sétimo dia: A Pequena Via.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Quero procurar o meio de ir para o céu por um pequeno caminho bem direto, bem curto, um pequeno caminho todo novo” (Santa Teresinha).

Neste sétimo dia, meditaremos sobre a “Pequena Via”, o pequeno caminho de Santa Teresinha marcado pela entrega radical nas mãos de Deus. Como uma criança submissa, nossa Santa só queria viver a vontade do Senhor, sem jamais questionar os seus desígnios.

Leitura do Evangelho: “Houve entre eles uma discussão: qual deles seria o maior? Jesus, porém, conhecendo o pensamento de seus corações, tomou uma criança, colocou-a a seu lado e disse-lhes: ‘Aquele que receber uma criança como esta por causa do meu nome, recebe a mim, e aquele que me receber recebe aquele que me enviou; com efeito, aquele que no vosso meio for o menor, esse será grande’” .

Oração Final: Senhor, Deus de Misericórdia, dai-nos fé bastante para que possamos nos submeter à Vossa ação, ao Vosso amor infinito, numa entrega humilde e infantil, espelhados no exemplo de Teresinha em seu Pequeno Caminho. Vós que cumulastes de graças Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, derramai Vossas bênçãos sobre todos nós, que exaltamos Vossa misericórdia. Nós vos pedimos, por intercessão de nossa Santinha, atendei-nos em nossas necessidades e socorrei-nos, ouvindo-nos de modo especial na graça que esperamos alcançar de Vós nessa novena, que tão devotamente celebramos. (Faz-se o pedido). Isso Vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

 

Oitavo dia: Sofrendo com Coragem.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Já não desejo tampouco o sofrimento, nem a morte. No entanto, amo ambas as coisas. O que, porém, me atrai, é unicamente o amor” (Santa Teresinha).

Neste oitavo dia, nos deteremos nos sofrimentos de Santa Teresinha e na sua capacidade de suportá-lo com um sorriso. Pensaremos também nos nossos próprios sofrimentos e no modo como os enfrentamos. Para a Santa das Rosas, é preciso saber sofrer cada minuto. Não devemos antecipar os sofrimentos, preocupando-nos com as angústias de amanhã. É necessário, por outro lado, saber aproveitar o sofrimento como possibilidade de salvação do outro.

Leitura do Evangelho: “Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse aos discípulos: ‘Sentai-vos aí enquanto vou até ali para orar’. Levando Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: ‘Minha alma está triste até a morte. Permaneceu aqui e vigiai comigo’. E, indo um pouco adiante, prostrou-se com rosto em terra e orou: ‘Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice: contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres’. E, ao voltar para junto dos discípulos, encontrou-os adormecendo. E diz a Pedro: ‘Como assim? Não fostes capazes de vigiar comigo por uma hora! Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca’” .

Oração Final: Deus de Amor, que de nenhum sofrimento poupastes Vossa serva Teresinha e a moldastes como um vaso na mão do oleiro, nós queremos confiar plenamente em Vós e sentir a Vossa presença nos momentos em que estivermos cansados de carregar nossas cruzes. Vós que cumulastes de graças Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, derramai Vossas bênçãos sobre todos nós, que exaltamos Vossa misericórdia. Nós Vos pedimos, por intercessão de nossa Santinha, atendei-nos em nossas necessidades e socorrei-nos, ouvindo-nos de modo especial na graça que esperamos alcançar de Vós nessa novena, que tão devotamente celebramos. (Faz-se o pedido). Isso Vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

 

Nono dia: A Chuva de Rosas.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Quero passar meu céu fazendo o bem sobre a terra” (Santa Teresinha).

Neste último dia, contemplamos Santa Teresinha em seu propósito de continuar no céu a missão de interceder pelos pecadores. Ela acreditava que sua missão apostólica realmente começaria quando deixasse a terra. O céu não poderá ser para ela um lugar de repouso, pelo contrário, será o prosseguimento de uma intensa atividade salvífica, vencendo, enfim, os limites de tempo e espaço. E Teresinha continua multiplicando suas promessas e as cumprindo. Hoje é o dia de dizermos: Santa Teresinha, muito obrigado. Bendito seja Deus que a colocou em nossos caminhos!

Leitura do Evangelho: “Ao entrar em Carfanaum, chegou-se a ele um centurião que o implorava e dizia: ‘Senhor, meu criado está deitado em casa paralítico, sofrendo dores atrozes’. Jesus lhe disse: ‘Eu irei curá-lo’. Mas o centurião respondeu-lhe: ‘Senhor, não sou digno de receber-te sob o meu teto; basta que digas uma palavra e meu criado ficará são. Com efeito, também eu estou debaixo de ordens e tenho soldados sob meu comando, e quando digo a um ‘Vai!’, ele vai, e a outro ‘Vem!’, ele vem; e quando digo ao meu servo: ‘Faze isto’, ele o faz’. Ouvindo isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: ‘Em verdade vos digo que, em Israel, não achei ninguém que tivesse tal fé’. Em seguida, disse ao centurião: ‘Vai! Como creste, assim te seja feito!’ Naquela mesma hora o criando ficou são” .

Oração Final: Senhor, hoje concluímos esta novena, cheios de esperança de que seremos atendidos em nossas súplicas por Vós, que sempre escutais os apelos de Vossa serva Teresinha. Ela prometeu enviar uma chuva de rosas sobre o mundo. Que caia uma pétala de Vossa graça em nossos corações cheios do desejo de Vos amar sobre todas as coisas. Nós Vos pedimos: Vós que cumulastes de graças Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, derramai Vossas bênçãos sobre todos nós, que exaltamos Vossa misericórdia. Nós Vos pedimos, por intercessão de nossa Santinha, atendei-nos em nossas necessidades e socorrei nos, ouvindo-nos de modo especial na graça que esperamos alcançar de Vós nessa novena, que tão devotamente celebramos. (Faz-se o pedido). Isso Vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS