Siga nossas Redes Sociais

O carnaval, a sua origem e a nossa conduta como cristãos

18/02/2023 . Formações

O carnaval é uma festa popular que surgiu na Antiguidade com o intuito de celebrar os deuses pagãos e a natureza. As mais antigas notícias do que hoje chamamos “Carnaval” datam do
século VI antes de Cristo.

Vários autores explicam o nome Carnaval a partir do latim “carne vale”, isto é, “adeus carne” ou “despedida da carne”, o que significa que no Carnaval o consumo de carne era considerado
lícito pela última vez antes dos dias de jejum quaresmal. Outros estudiosos recorrem à expressão “carnem levare”, suspender ou retirar a carne.

O Papa São Gregório Magno (590-604) teria dado ao último domingo antes da Quaresma (domingo da Qüinquagésima) o título de “dominica ad carnes levandas”, o que teria gerado
“carneval” ou carnaval.

A Igreja não instituiu o carnaval, mas reconhecendo-o como fenômeno existente, buscou subordiná-lo ao Evangelho. Por isso, ela o colocou como a última festa antes da Quaresma em
seu calendário para que, anterior ao tempo de penitência em que se faz memória ao Cristo que no deserto privou-se das necessidades do corpo, os cristãos tenham um período de gozo e
festa pelos dons da alegria e dos prazeres lícitos dados por Deus.

A alegria é dom de Deus e como cristãos devemos cultivá-la, mas o que há muito tempo se observa nas “alegrias do carnaval” são os excessos cometidos e a permissividade praticada
pelos foliões. Muito agrada o Senhor ver seus filhos que desfrutam de felicidade, porém, o carnaval é quase sempre a desvirtuação dos valores e da moral, e um período que se cometem muitas ofensas a Deus.

A vigilância e a oração de um cristão que teme o Senhor devem levá-lo a afastar-se de festas que incitam a promiscuidade, o adultério, a bebedeira e todo tipo de dissolução da moral.

Sejamos cristãos virtuosos expressando nossa alegria de forma a incluir Jesus em nossa festa.

Temos a missão de ser canal de graça a nossos irmãos, e não canal ou causa de ofensas cometidas ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

São Paulo nos exorta, “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.” (1Cor 6,12).
“Como será festejado o meu carnaval?”

Deus nos abençoe e esteja presente em nossa festa.

“Tudo por Jesus, nada sem Maria!”

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS