Siga nossas Redes Sociais

O Espírito Santo na história da salvação

22/05/2021 . Formações

Como dissemos anteriormente, o Espírito Santo é consubstancial ao Pai e ao Filho, portanto, conhecê-Lo é indispensável para quem quer amar a Deus, afinal como nos diz Santo Agostinho: “Só amamos aquilo que conhecemos”.

Para colaborar conosco, o Catecismo da Igreja Católica (§ 688) afirma que “a Igreja, comunhão viva na fé dos Apóstolos que ela transmite, é o lugar do nosso conhecimento do Espírito Santo”, e também é “nas Escrituras, que Ele inspirou, na Tradição, de que os Padres da Igreja são testemunhas sempre atuais, no Magistério da Igreja, que Ele assiste, na liturgia sacramental, através das suas palavras e dos seus símbolos, em que o Espírito Santo nos põe em comunhão com Cristo, na oração, em que Ele intercede por nós, nos carismas e ministérios, pelos quais a Igreja é edificada, nos sinais de vida apostólica e missionária, e no testemunho dos santos, nos quais Ele manifesta a sua santidade e continua a obra da salvação”.

Por todos estes meios, identificamos a presença do Espírito Santo e podemos experiencia-Lo. Para tanto, é importante que reconheçamos os símbolos (CIC §694s) que são usados para representá-Lo. São eles: a água, a unção, o fogo, a nuvem e a luz, o selo, a mão, o dedo, e a pomba. A partir destes símbolos fica mais fácil perceber a presença do Espírito Santo e Suas manifestações na história da salvação.

Por exemplo, foi o Espírito Santo, no caos inicial deu forma a todas coisas, em seguida, falou pelos profetas, iluminou o caminho do povo de Deus, preparou João Batista e Nossa Senhora, conduziu Jesus no deserto, e foi derramado sobre os apóstolos conferindo-lhes as graças necessárias para a Igreja nascente, e com a mesma potência age em nós até os dias de hoje.

Portanto, tomemos consciência que precisamos do Espírito Santo para sermos testemunhas corajosas e alegres do Cristo neste mundo. Por isso, peçamos: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor”.

 

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS