Siga nossas Redes Sociais

O Manto de Nossa Senhora de Guadalupe

11/12/2022 . Formações

No dia 12 de dezembro de 1531, diante do arcebispo dom Juan Zumárraga, foi revelado a nós um dos objetos mais misteriosos e mais surpreendentes de toda a terra: o tilma de São João Diego, agora estampado com a Virgem Santíssima!

Vejamos agora algumas das características dessa obra de arte, pintada pelas próprias mãos do Criador:

O rosto

O rosto da Virgem Maria está levemente inclinado, como sinal de respeito, de humildade, como o expressam os indígenas. Ainda que pise sobre a lua, esteja vestida de estrelas e a frente do sol, seu rosto indica que há alguém maior do que ela.

O Esplendor

Nossa Senhora para diante do sol, dizendo que ela é o a verdadeira portadora do Sol de Justiça quem vem a superar e dar-lhe

Os olhos

 Os olhos de Maria manifestam misericórdia e compaixão. Um dos milagres que se manifesta no manto se encontra justamente aqui: nos olhos são encontrados os reflexos das pessoas que estavam na cena da impressão da imagem, no 12 de dezembro de 1531. Estudos científicos comprovam que em ambos os olhos há conformidade de posição em relação ao olho esquerdo e direito.

A boca

s lábios de Maria conscidem com um no da tilma de Juan Diego, o que forma um leve sorriso da Mãe de Deus.

As mãos

Maria se encontra em oração, e tem suas mãos juntas como normalmente se tem na Europa. Ao mesmo tempo, os índios viram que Maria estava em oração ao modo deles, como encontramos:

“Nossos maiores ofereciam corações a Deus, para que houvesse harmonia na vida. Esta Mulher diz que, sem arrancá-los, colocamo-nos os nossos entre suas mãos para que Ela os apresente ao verdadeiro Deus.

O cinto escuro 

O cinto escuro amarrado na parte superior do ventre anuncia sua maternidade, é uma mulher “em cinto”, “de espera”, é uma mulher de “advento”. Como diz o Papa emérito Bento XVI, é a “Arca vivente da Aliança.” 

A “Flor-cerro-Corazón” 

Todas essas flores são cheias de mensagens: enquanto para os espanhois eram “arabescos” ou adornos, para os indígenas tinham inúmeras mensagens. Todas as flores tem sua raiz nos céu, ou seja, tem seu fundamento celestial. A flor tem figura de pico, enquanto o talo tem figura de água. Para os indígenas, flor e água significa civilização, então as flores tinham a sigificação de uma civilização celestial.

O manto 

O manto azul-esverdeado que cobre dos pés à cabeça da Virgem, manifesta que ela é uma emperatriz, pois para a cultura indígena, somente o imperador ou “tlatoani” poderia portá-lo. As estrelas, 46, correspondem às constelações no solstício de inverno de 1531.

A túnica

De cor salmonada com sombras entre marrom e carmesin representa a terra, já que nela estão os adornos que representam montes e água. Sua dobra inferior evoca a representação que os indígenas faziam das mantas nos códices de tributos.

As nuvens

A imagem desta donzela rodeada de nuvens significa a manifestação divina de sua figura. Para os europeus é uma imagem que vem entre nuvens do céu. Para os índios, a frase “entre névoas e nuvens” tem tres significados: o primeiro, “vir de lugar a todos desconhecido”, como saudou o imperador Moctezuma a Herrnan Cortes; em segundo lugar, significa “abrir um cofre de tesouros espirituais”; em terceiro, “o ser olhos, ouvido e boca daquele ser invisível e espiritual que a pessoa que vinha da nuvem tornava visível”. Dessa forma, a Virgem vinda dentre nuvens representava aquela que vem de um lugar a todos desconhecido, abrindo um cofre de riquezas espirituais e aquela que é os olhos, ouvido e boca daquele Ser invisível e espiritual, que nEla se manifesta visível.

O anjo 

O anjo é uma figura importante na imagem da Virgem de Guadalupe. Dentre os diversos significados, sua mão direita segurando o manto azul, que representa o universo, juntamente com sua mão esquerda segurando a túnica rosa, que significa a terra, representa a união e a harmonia entre céu e terra.

 


 

Dentre esses sinais, temos muitos outros que, interpretados pelos indígenas, foram marcantes, e logo vistos como mensagem do próprio Deus Verdadeiro para eles, tato que se estima em 8 milhões o números de indios batizados pelos espanhóis no ano após a aparição da Virgem do Tepeyac.

Clamemos a intercessão da Virgem Maria de Guadalupe, para que ela, que é nossa mãe, ouça nossas preces e as leve a seu Filho, Jesus Cristo.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós da Olhar Misericordioso e por todos os sacerdotes e famílias.

Todas as informações foram retiradas de https://morenita.tv/codice.htm, página do instituto de estudos guadalupanos.

Tudo por Jesus nada sem Maria. 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS