Siga nossas Redes Sociais

O primeiro dia do ano é para a Mãe de Deus!

01/01/2022 . Formações

Agora, lábios meus, dizei e anunciai
Os grandes louvores da virgem, Mãe de Deus
Sede em meu favor, virgem soberana
Livrai-me do inimigo com vosso valor
Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também
Que é um só Deus, em pessoas três
Agora e sempre e sem fim. Amém!
(Ofício da Imaculada Conceição)

Ainda mergulhados no Natal do Senhor, desejosos de que muitas mais almas sejam inundadas pelo amor de Deus e empenharmos o Novo Ano (civil) a Sua Divina Providência, a Igreja nos convida a nos unir em oração e rezarmos o “VENI CREATOR SPIRITUS” (Vem, Espírito Criador) publicamente, a fim de podermos lucrar indulgência plenária para nós mesmos ou pela alma de algum fiel defunto, para que possamos nos apresentar a Cristo sem mancha nem rugas (INDULGENTIARUM DOCTRINA, 1967). Por isso, rezemos:

 

Veni Creator Spiritus

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém!

 

De acordo com a tradição, a Solenidade da Mãe de Deus encontrou seu lugar na oitava de Natal a muitos séculos, ao tempo que sempre nos convida e remete a todo o católica a começar o ano pedindo a proteção da Virgem Maria. “A Santíssima Virgem é, desde os tempos mais antigos, honrada com o título de «Mãe de Deus», e sob a sua proteção se acolhem os fiéis, em todos os perigos e necessidades” (Lumen Gentium, 66), já desde o longínquo concílio de Éfeso (421 d.C.), sendo reconhecida como Theotokos (Mãe de Deus). Nela Deus se fez Emanuel, Deus-conosco!

Ao celebrar o mistério da Maternidade Divina de Maria, a Igreja a reconhece também como sua Mãe, pois ao longo dos tempos gera novos filhos para Deus.

Destaca-se nesta solenidade o foco em Maria como “Mãe”, haja visto que Deus se fez carne por meio de Maria. São Paulo em sua carta aos Gálatas 4, 4 diz de Jesus: “… mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher”, para indicar que, como um homem de Deus, necessariamente, tinha que ter uma mãe.  Esse relacionamento único é trazido com particular importância no momento da chegada de Deus na história humana, através da cooperação livre do “fiat” de Maria Santíssima. Ela é o ponto de união entre o céu e a Terra. Dessa forma, Maria nos une a Deus e às pessoas, os homens e as mulheres de boa vontade e contribui para nos tornarmos filhos de DEUS (Academia Marial /A12).

Queridos irmãos e irmãs, sabemos bem que uma mãe conhece o caminho para “chegar” a seu filho. Com a Virgem Maria não é diferente! Portanto, saibamos em cada momento da história da nossa peregrinação neste mundo pedir a Virgem Maria para nos conduzir nos planos de Deus, para que, com os olhos fixos em Seu Filho Jesus, Aquele que se fez homem, possamos caminhar revigorados para o céu, identificando-nos mutuamente com alegre esperança e confiança de que não estamos sozinhos neste certame que nos é proposto. Que Deus te conceda está fé!

É neste colo maternal, capaz de reunir e acalentar cada filho que queremos pedir a Deus, por intercessão da Mãe, a Paz, que também celebrado neste primeiro dia do ano. Paz em nossos lares, para nossos amigos, vizinhos, em nossos trabalhos e cidades, e que reine o amor em cada coração!

 

O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz! (Nm 6,23-24).

 

TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA

 

 

 

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS