Siga nossas Redes Sociais

Obra de misericórdia corporal: ensinar os que não sabem

27/07/2021 . Formações

Uma das obras de misericórdia corporais é: ensinar os que não sabem.

Nosso copadroeiro, São João Paulo II, falava a jovens estudantes de Nápoles, mas logicamente vale para todos (Roma, 24 de março de 1979):
“Vós sois o futuro, e que nas vossas mãos e nos vossos corações está o destino da humanidade”… Parece ser pretensão dele, não é? Mas é um santo que nos exortava, e hoje nos volta a recordar o Senhor: sim, o futuro da Igreja está nas nossas mãos!

Como reajo a isso? Com passividade? Ou meu coração bate mais forte e me impele à batalha por Cristo?

Filhas e filhos, essa batalha se faz muito com uma boa formação doutrinal! É parte do nosso carisma, estarmos bem formados na fé! “Ninguém ama o que não conhece” (Santo Agostinho).

Sejamos fortes na nossa fé! Como?

São João Paulo II, nesse mesmo discurso diz: “Sede-o, em primeiro lugar, mediante o conhecimento aprofundado e gradual do conteúdo da doutrina cristã. Não basta ser-se cristão pelo Batismo recebido, ou pelas condições histórico-sociais em que se nasceu e se vive. A medida que se vai crescendo nos anos e na cultura, assomam à consciência novos problemas e novas exigências de clareza e de certeza. E necessário então colocar-se à busca das motivações da própria fé cristã. Se esta não se torna pessoalmente consciente e se não é atingida a devida compreensão do que se deve crer e dos motivos de tal fé, a certa altura tudo pode ruir fatalmente e ser varrido, apesar da boa vontade dos pais e educadores. Por isso, agora especialmente é tempo de estudo, de meditação e de reflexão. Digo-vos portanto: usai bem da vossa inteligência, empenhai-vos em conseguir convicções exatas e pessoais, não percais tempo, aprofundai os motivos e fundamentos da fé em Cristo e na Igreja, para serdes fortes já agora e no vosso futuro”.

O texto é claro! Não naufraguemos na fé, como São Paulo exortava a Timóteo (cf. 1 Tim 1,19), não desprezemos o valor e a importância da doutrina da Igreja!

Interessante que, João Paulo I, um ano antes a São João Paulo II, fala também aos jovens: “Vocês terão batalhas na vida… mas se querem vencê-las, comecem agora, preparando-se, sendo assíduos no estudo” (Angelus, 17 de setembro de 1978).

Mãos à obra!

Minha benção! Servo fundador Pe. Alexandre Paciolli, iCM

 

Tudo Por Jesus, Nada sem Maria!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS