Ainda imbuídos pela grande festa da Solenidade de Pentecostes, meditemos neste dia sobre os dons do Espírito Santo.
São eles: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor a Deus.
Essenciais ao nosso testemunho cristão, os dons do Espírito Santo são graças que Deus nos dá para favorecer nosso crescimento e desenvolvimento nas virtudes e na perfeição da vida cristã, por exemplo, o dom da Sabedoria nos faz compreender, experimentar e saborear a vida a partir do saber de Deus, nos permitindo a atuar em todas as situações com os critérios da Palavra de Deus.
O dom do Entendimento nos capacita para acolhermos as verdades reveladas por Deus de acordo com o fim sobrenatural que possuem, e o dom da Ciência se refere a ciência de Deus. Este dom nos possibilita discernir e julgar retamente sobre as coisas criadas.
O dom do Conselho nos confere o reto discernimento entre certo do errado, o verdadeiro do falso, e nos aponta o que Deus quer de nós diante das circunstâncias que estivermos passando, e o dom da Fortaleza nos confere a firmeza para que não esmoreçamos nas lutas do cotidiano.
O dom da Piedade além de nos ajudar a amar e servir a Deus com compaixão, contribui para que vejamos o outro com olhar de modo mais fraterno. Por fim, o dom do Temor de Deus nos auxilia para termos uma relação filial respeitosa com o Senhor. Não é ter medo d’Ele, é sim nos submetermos a Ele com fidelidade por amor.
Neste dia, diante de todos estes os providentes benefícios do Espírito Santo, e uma vez que a Palavra de Deus nos exorta a “pedir para que nos seja dado” (Mt 7, 7s), supliquemos ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, a Esposa do Espírito, que nos sejam concedidos os dons do Espírito Santo para que possamos a cada dia mais, ser “outros Cristos” neste mundo.
Tudo por Jesus, Nada sem Maria
Mais sobre o tema:
Pregação sobre os dons do Espírito Santo feita pelos consagrados na Comunidade de vida e Padre Alexandre Paciolli no dia 23/05/2021