Siga nossas Redes Sociais

Padre Pio: Os estigmas como sinal da misericórdia

23/05/2022 . Formações

Tal como o apóstolo Paulo, o Padre Pio de Pietrelcina colocou, no vértice da sua vida e do seu apostolado, a Cruz do seu Senhor como sua força, sabedoria e glória. Abrasado de amor por Jesus Cristo, com Ele se configurou imolando-se pela salvação do mundo. Foi tão generoso e perfeito no seguimento e imitação de Cristo Crucificado, que poderia ter dito: «Estou crucificado com Cristo; já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim» (Gál 2, 19).

Nascido em dia 25 de Maio de 1887 em Pietrelcina, na arquidiocese de Benevento, recebendo o nome de Francisco. Aos 16 anos entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, tendo aí vestido o hábito franciscano, chamando-se Frei Pio. Depois da Ordenação Sacerdotal, recebida no dia 10 de Agosto de 1910. Em Setembro desse ano de 1916, foi mandado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até à morte, em 23 de Setembro de 1968.

Oito anos depois de sua ordenação, Nosso Senhor desejando que Padre Pio se assemelhasse mais a Ele ainda, imprimiu nele as chagas nas mãos, nos pés e no coração, chagas estas que sangraram continuamente cinquenta anos, suportando com serenidade admirável.

Foi no dia 20 de setembro de 1910 que o recebeu os estigmas invisíveis. Em 1918, as chagas ficaram visíveis (até 23 de setembro de 1968). Além dos estigmas, Padre Pio foi dotado de muitos dons, pelos quais ele pôde amenizar os sofrimentos das almas, sinal visível da misericórdia de Deus.

E os tesouros de graça que Deus lhe concedera com singular abundância, dispensou-os ele incessantemente com o seu ministério, servindo os homens e mulheres que a ele acorriam em número sempre maior e gerando uma multidão de filhos e filhas espirituais.
De modo que refulgiu a virtude da fortaleza, Pe. Pio, compreendendo que seu caminho haveria de ser o da Cruz, o aceitou com coragem e amor. Deixando-nos um testemunho luminoso, em 23 de setembro de 1968, São Padre Pio partiu em direção à eternidade, onde cumpre sua promessa: “Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar”.

IMPORTANTE

A meta do cristão meta é Cristo, a Ele devemos ter nossos olhos fixos, e aqui entra a identidade de cada sacerdote: é outro Cristo, Alter Christus. Sim! Os olhos de cada cristão devem estar nos seus sacerdotes. Eles precisam ser respeitados, cuidados, defendidos!

Padre Pio é padroeiro da Comunidade Olhar Misericordioso no cuidado aos sacerdotes. O Diretório da comunidade ensina que “o sacerdote é um dom do Coração de Jesus e n’Ele tem a origem da sua vocação”. Os membros da Olhar Misericordioso, devemos cuidar, servir e defender os sacerdotes e todos aqueles que recebem o sacramento da Ordem e para isso contamos com a especial intercessão de São Padre Pio.

 

Saiba mais:

Padre Pio e a Comunidade Olhar Misericordioso
Como a Igreja explica os Estigmas?

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS