Siga nossas Redes Sociais

Por que celebramos o carnaval? Católico pode participar do carnaval?

18/02/2023 . Formações

Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a  quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós.”  (I Pedro 5, 8-9)

História

A Igreja não instituiu o carnaval, mas reconhecendo-o como fenômeno existente, buscou subordiná-lo aos princípios do Evangelho. Por isso, ela o colocou como a última festa antes da Quaresma em seu calendário para que, anterior ao tempo de penitência em que se faz memória ao Cristo que no deserto privou-se das necessidades do corpo, os cristãos tenham um período de gozo e festa pelos dons da alegria e dos prazeres lícitos dados por Deus.

A alegria é dom de Deus e como cristãos devemos cultivá-la, mas o que há muito tempo se observa nas ‘alegrias do carnaval’  são os excessos cometidos e a permissividade praticada pelos foliões. Muito agrada ao Senhor ver seus filhos que desfrutam de felicidade, porém, o carnaval é quase sempre a desvirtuação dos valores e da moral, e um período que se cometem muitas ofensas a Deus.

Devemos, então, rejeitar “brincar” o carnaval? 

A resposta pronta não existe! Se um cristão julga poder brincar o carnaval do mundo sem cometer excessos, sem a dispersão interior que nos tira da presença de Deus e da realidade, então brinque em paz!

O mal do Carnaval não está na festa em si, mas no modo como muitos encaram estes dias. Vivenciar o Carnaval de modo equilibrado exige convicção de fé e maturidade, pois os ambientes carnavalescos, infelizmente, podem nos apresentar muitas situações de pecado. A vigilância e a oração de um cristão que teme o Senhor devem levá-lo a afastar-se de festas que incitam a promiscuidade, o adultério, a bebedeira e todo tipo de dissolução da moral. Porém hoje em dia sabemos que é muito difícil encontrar um ambiente sadio para “pular” carnaval. Há necessidade de muita prudência, pois o espírito é forte mas a carne é fraca. Sejamos vigilantes!

“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa  alguma.” (1Cor 6,12)

Sejamos cristãos virtuosos expressando nossa alegria de forma a incluir Jesus em nossa festa. Temos a missão de ser canal de graça a nossos irmãos, e não canal ou causa de ofensas cometidas ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS