Siga nossas Redes Sociais

Porque setembro é o mês da Bíblia?

31/08/2023 . Formações

Tradicionalmente, setembro é conhecido como o “Mês da Bíblia”, e a razão desta definição se deve à memória litúrgica que celebramos no fim deste mês, a de São Jerônimo, santo do século IV, que a pedido do Papa São Dâmaso I, traduziu os textos originais da Bíblia, no hebraico e grego, para o latim, trabalho que demorou 35 anos para ser concluído.

Portanto, em todo este mês, somos convidados a fomentar a importância da Sagrada Escritura em nossas vidas, e a pensar em onde estaria a humanidade, se o Papa não tivesse pedido a tradução da Bíblia a São Jerônimo, ou se este tivesse negado esta missão? Como seria a humanidade, sem os princípios e modelos deste livro sagrado?

De forma particular, esta oportunidade nos proporciona fazer uma revisão da nossa intimidade com a Bíblia, como nos relacionamos com a Palavra de Deus? Famintos de suas verdades ou insensíveis e indiferentes? Que possamos neste mês, nos aproximar com mais amor da Sagrada Escritura, certos que ela é a carta de amor de Deus por cada um de nós!

Neste ano, o livro bíblico escolhido para aprofundamento é a Carta aos Efésios, com a inspiração “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24).  Este Texto-Base procura explorar o sentido da unidade do Corpo de Cristo, que significa a vivência como filhos e filhas reconciliados com Deus, e assumir, no cotidiano, a vida nova experimentada no Batismo individualmente e em comunidade.

 

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

 

Leia mais:

CNBB abre o mês da Bíblia

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS