Siga nossas Redes Sociais

Quaresma de São Miguel, saiba sua história e origem

11/08/2021 . Formações

Historicamente essa é uma tradição franciscana e um tempo especial de oração e penitência.

Tem início, com a Festa da Assunção de Nossa Senhora em 15 de agosto e termina no dia 29 de setembro festa em honra aos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

São Boaventura diz em sua Legenda Maior em seu capítulo 9, parágrafo 3 dos escritos biográficos de São Francisco: “um vínculo de amor indissolúvel unia-o aos anjos cujo maravilhoso ardor o punha em êxtase diante de Deus e inflamava as almas dos eleitos”. Por devoção aos anjos, celebrava uma quaresma de jejuns e orações durante os quarenta dias que seguem a Assunção da Santíssima Virgem Maria.

São Miguel, sobretudo, a quem cabe o papel de introduzir as almas no paraíso, era objetivo de uma devoção especial, em razão do desejo que tinha o santo de salvar a todos os homens. Era do conhecimento de Francisco a autoridade e o auxílio que o Arcanjo Miguel tem em exercício das almas, em salvá-las no último instante da vida e o poder de ir ao purgatório retirá-las de lá.

Tomás de Celano, em seus relatos cita a devoção de Francisco aos anjos e, o que fazia por amor a São Miguel. “Dizia muitas vezes que São Miguel devia ser mais excelentemente honrado, pelo fato que este tinha o ofício de apresentar as almas a Deus. Dizia pois, que “Em honra de tão grande príncipe, todos deveriam oferecer algum louvor ou dádiva a Deus”.

Como narram os biógrafos, podemos constatar quão grande era a devoção de São Francisco pelo Arcanjo. Importante ainda ressaltar que a impressão das chagas de São Francisco se dá durante a quaresma de São Miguel. Impressão das chagas, durante a quaresma de São Miguel, mostra como era algo peculiar na vida de Francisco, como ele abraçou a cruz e se tornou semelhante a Cristo.

Celebrar a quaresma de São Miguel em nossos dias é sem dúvida revivermos aqueles mesmos sentimentos que teve São Francisco. É se dedicar intensamente a Deus e aos Irmãos. É mostrar ao mundo moderno, o novo reino de Deus e a sua misericórdia. É renovar e fortalecer a nossa fé com a ajuda desse importante Arcanjo. Que São Miguel, nos ajude a vencermos esse grande combate.

Para celebrar a Quaresma será necessário providenciar:

• Pequeno altar com uma imagem ou estampa de São Miguel;
• Acender uma vela benta;
• Oferecer uma penitência;
• Fazer o sinal da Cruz;
• Rezar as orações indicadas, clique aqui para baixar

Acompanhe no instagram da Comunidade Olhar Misericordioso (@olhar_misericordioso), a partir do dia 15 de agosto, diariamente as 15:00h será rezada ao vivo a Quaresma de São Miguel Arcanjo direto do Vale da Misericórdia.

Una-se a nós nessa grande corrente de oração pelos sacerdotes e famílias!

 

Leia mais em:

Orações a São Miguel

Consagração a São Miguel Arcanjo, Padre Alexandre Paciolli

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS