Siga nossas Redes Sociais

Sacramentos online? Confissão por telefone? Entenda porque não…

11/01/2023 . Formações

Natureza dos sacramentos – O que são?

Os sacramentos estão ordenados à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e, enfim, a prestar culto a Deus. Eles são sinais, por isso, têm também a função de instruir. Não só supõem a fé, mas também a alimentam, fortificam e exprimem por meio de palavras e coisas, razão pela qual se chamam sacramentos da fé. Conferem a graça de honrar a Deus do modo devido e praticar a caridade. 

Assim como Cristo foi enviado pelo Pai, assim também Ele enviou os Apóstolos, cheios do Espírito Santo, não só para que, pregando o Evangelho a toda a criatura, anunciassem que o Filho de Deus, pela sua morte e ressurreição, nos libertará do poder de Satanás e da morte e nos introduzirá no Reino do Pai, mas também para que realizassem a obra de salvação que anunciavam, mediante o sacrifício e os sacramentos, à volta dos quais gira toda a vida litúrgica. 

(https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19631204_sacrosanctum-concilium_po.html)

Por este motivo, interessa muito que os fiéis compreendam facilmente os sinais sacramentais e recebam com a maior frequência possível os sacramentos que foram instituídos para alimentar a vida cristã.

Definição

Segundo o Catecismo da Igreja Católica “Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina” (CCE 1131). Ou seja, são os meios perceptíveis aos sentidos, pelos quais somos alcançados pela graça de Deus. 

Quais e quantos são? 

São 7: o Batismo, a Eucaristia, a Crisma, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e Matrimônio. 

Eles são perceptíveis aos sentidos, pois são concretos, podemos senti-los, participar deles, como o sacramento do Batismo, que acontece com o uso da água e das palavras batismais “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, a Eucaristia, que se concretiza por meio do pão e do vinho e pelas palavras do sacerdote são transformadas em Corpo e Sangue de Cristo. 

Sua eficácia não depende do ministro que o confere

Para que sejam eficazes, nos sacramentos há a ação do próprio Cristo; sendo Ele que atua, de modo que, “sua eficácia independe da santidade do ministro que o confere. Porém, os frutos irão depender da disposição de quem os recebe (cf. CIC 1129).” São destinados à santificação do homem, à edificação do Corpo de Cristo e ao culto prestado a Deus. 

“Posso ser batizado mais de uma vez?”

Alguns Sacramentos não podem ser repetidos como “o Batismo, a Confirmação e a Ordem, pois, imprimem na pessoa, além da graça, uma marca que não se apaga, um caráter sacramental ou “selo” pelo qual o cristão participa do sacerdócio de Cristo e faz parte da Igreja, pelo Espírito Santo, segundo estados e funções diversas. 

Este “selo” permanece para sempre no cristão como disposição positiva: 

1- para a graça; 

2 – como promessa e garantia da proteção divina; 

3 – como vocação ao culto divino e ao serviço da Igreja. 

Por isso estes Sacramentos nunca podem ser repetidos.”(CCE §1121) 

A Igreja, Esposa de Cristo, é quem administra os Sacramentos

O Catecismo da Igreja Católica ensina o que é essencial sobre os Sacramentos, com muita clareza e autoridade, sendo a voz da Igreja, a Esposa de Cristo. 

Entendemos que, os Sacramentos são necessários para a salvação (§1129), pois “a ‘graça sacramental’ é a graça do Espírito Santo dada por Cristo e peculiar a cada Sacramento. O Espírito cura e transforma os que o recebem, conformando-os com o Filho de Deus. Graças ao Espírito Santo que a conduz à “verdade plena” (Jo 16,13), a Igreja recebeu pouco a pouco este tesouro recebido de Jesus e precisou sua “dispensação”, assim ao longo dos séculos, a Igreja foi discernindo que entre suas celebrações litúrgicas existem sete que são, no sentido próprio da palavra, Sacramentos instituídos pelo Senhor (§1117), sendo portanto, da Igreja e para a Igreja no duplo sentido de que “existem por meio dela” (pois é o Sacramento da ação de Cristo operando em seu seio graças a ação do Espírito Santo) e “para ela” (pois são esses “Sacramentos que fazem a Igreja”) . Com efeito, manifestam e comunicam aos homens, sobretudo na Eucaristia, o mistério da comunhão do Deus amor, uno em três Pessoas.” (§1118). “Formando com Cristo-cabeça como que uma única pessoa mística”, a Igreja age nos Sacramentos como “comunidade sacerdotal”, “organicamente estruturada” (LG, 11).( §1119)

Sacramentos online? Entenda porque não… 

É possível se confessar por telefone? Como não posso viajar, é possível ser padrinho acompanhando o batismo pelo skype? Qual a possibilidade do matrimônio online? Estes foram alguns dos questionamentos surgidos neste período de igrejas fechadas devido à pandemia. Mas, a internet pode servir para muitas coisas, mas não para administrar Sacramentos, que precisam de matéria, forma e ministro. 

“Se a gente pega os Sacramentos, em geral, os sete Sacramentos como são estabelecidos pela Igreja, eles têm três coisas essenciais: a primeira delas, a matéria, a segunda a forma e a terceira é o ministro e a intenção do ministro. E o que isso significa? Primeiro: matéria. A matéria é o símbolo palpável, concreto, utilizado no Sacramento. Então, um exemplo: no Batismo. Qual que é a matéria? A água, a luz, o óleo. Na Eucaristia, o pão e o vinho; na Confissão há a benção; no Matrimônio, a benção nupcial, o consentimento, a aliança mais propriamente dizendo. 

Então a matéria é essa perspectiva sensível, a gente chama, do Sacramento. Sensível por quê? Porque você pode tocar, você pode ver, você tem contato material, um contato sensível, que você pode sentir, essa é a matéria. Então todo Sacramento tem isso. E com isso você já vai imaginando um pouco assim: a virtualidade dessa matéria não é possível de acontecer.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020- 05/sacramentos-online-pandemia-coronavirus.html 

Na vida de um membro Olhar Misericordioso

“Da devoção ao Sagrado Coração de Jesus brote para o membro da Comunidade, um profundo amor e desejo de vivência dos sacramentos. Compreenda e vivencie profundamente a sua liturgia, segundo as normas da igreja e experimente as fontes da salvação contidas em cada etapa de sua vida.”

(Diretório da Comunidade Olhar Misericordioso, nº 47).

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS