Siga nossas Redes Sociais

Santo heróis: São Pedro e São Paulo

28/06/2021 . Formações

Caderno de atividade Santos heróis: São Pedro e São Paulo

Uma boa maneira de educar nossos filhos na fé é contando para eles histórias incríveis e reais de quem é um grande exemplo de fé, amor a Deus e prática de virtudes: os nossos Santos heróis, como falaremos hoje dos Príncipes dos Apóstolos e Pilares da Igreja, São Pedro e São Paulo!

A Igreja celebra em 29 de Junho a solenidade dos Santos Pedro e Paulo. Nós nos lembramos de sua fé, a fé que desceu até nós, a fé imutável da Igreja nAquele que Simão Pedro confessou ser “o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Pedro foi o primeiro a professar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Paulo espalhou esta profissão para os gentios (povos não judeus), em todo o mundo grego e romano. A Igreja recebeu a fé pela primeira vez através da pregação dos Apóstolos Pedro e Paulo. Ambos terminaram suas vidas missionárias em Roma, o centro do império, onde derramaram seu sangue pela fé. Consumidos pelo amor a Cristo e ao Seu Evangelho, Pedro e Paulo cumpriram a sua missão apostólica e tornaram fértil o campo da Igreja com o seu sangue. Em 29 de junho, lembramos seu martírio.

As vidas dos santos Pedro e Paulo nos mostram o grande poder da graça de Deus. Como seres humanos conscientes de nossas próprias fraquezas, podemos nos identificar com suas falhas. Pedro negou Jesus três vezes. Paulo perseguiu Jesus perseguindo Sua Igreja. Entretanto, ambos experimentaram, pela Graça de Deus, uma profunda conversão ao Senhor.

Pedro arrependeu-se e chorou amargamente por seu pecado de negação. O Espírito Santo o fortaleceu para declarar a Jesus três vezes que O amava. Jesus então deu a ele o mandato de cuidar de Suas ovelhas. Jesus deu a Pedro a primazia como a Rocha de Sua Igreja.

A conversão de Paulo é bem conhecida. No caminho para Damasco, Jesus o chamou e o transformou radicalmente. O perseguidor da Igreja nascente tornou-se o incansável apóstolo dos gentios. Deus deu-lhe a graça da fé no mistério da redenção realizada em Cristo.

Os santos Pedro e Paulo nos ensinam o poder da conversão e são para nós modelos de confiança na graça divina. O Senhor libertou os dois de seus pecados. E Ele nos liberta quando nos voltamos para Ele em busca de perdão.

Como apóstolos, São Pedro e São Paulo enfrentaram muitas dificuldades e muito sofrimento, porém sempre com confiança em Deus e em Seu amor. A confiança deles não estava centrada em si mesmos ou em seus próprios recursos, mas na graça do Senhor, que lhes deu coragem em sua missão. São Paulo escreveu a Timóteo: O Senhor esteve ao meu lado e me deu forças. Esta deve ser nossa convicção também. Os santos Pedro e Paulo nos ensinam a confiar que o Senhor está ao nosso lado e nos dá força em nossa vida diária de fé. É especialmente importante perceber isso quando enfrentamos dificuldades e provações em nossa vida.

São Pedro e São Paulo, exemplos de fé e esperança, rogai por nós!

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS