Siga nossas Redes Sociais

Seria “são” Pilatos padroeiro dos imprudentes? Viva a virtude da prudência

11/08/2022 . Formações

Augusta Rainha!

  • Sobre as virtudes

No nosso caminho de santidade, sempre temos que trabalhar pela conquista das virtudes. Elas, com efeito, são conquistadas pela repetição diária de bons hábitos.

Segundo Santo Tomás de Aquino (S. theol, Iª-IIª, q.55, a.2), elas se caracterizam como:

  1. Boas qualidades da mente pelas quais se vive retamente, das quais ninguém faz mau uso;
  2. Produzidas por Deus em nós, sem nós.

Dentre as virtudes, quatro são as cardeais, em torno das quais todas as outras existem (com exceção das Virtudes Teologais). Elas desempenham um papel semelhante ao da charneira. 

“Por isso, se chamam ‘cardeais’; todas as outras se agrupam em torno delas. São: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança. ‘Se alguém ama a justiça, o fruto dos seus trabalhos são as virtudes, porque ela ensina a temperança e a prudência, a justiça e a fortaleza’ (Sb 8, 7). Com estes ou outros nomes, estas virtudes são louvadas em numerosas passagens da Sagrada Escritura.” (CIC 1805)

  • O que é a virtude da prudência?

Prudência é, segundo São Tomás, “um discernimento correto em relação a alguns atos e matérias”, ou a recta ratio agibilum (reta razão do agir).

Nesse sentido, é válido dizer que “a prudência é a virtude que dispõe a razão prática para discernir, em qualquer circunstância, o nosso verdadeiro bem e para escolher os justos meios de o atingir.” (CIC 1806).

Na Sagrada Escritura vemos que, tanto no Antigo como o Novo Testamento, é uma virtude basilar para a vida do homem. “O homem prudente vigia os seus passos” (Pr 14, 15) e “Sede ponderados e comedidos, para poderdes orar” (1 Pe 4, 7).

Assim, segue dizendo o Catecismo da Igreja Católica que

“É chamada «auriga virtutum – condutor das virtudes», porque guia as outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida. É a prudência que guia imediatamente o juízo da consciência. O homem prudente decide e ordena a sua conduta segundo este juízo. Graças a esta virtude, aplicamos sem erro os princípios morais aos casos particulares e ultrapassamos as dúvidas sobre o bem a fazer e o mal a evitar.”

  • Palavras do Papa:

Para bem vivermos essa virtude, o Papa Francisco nos adverte sobre um inimigo da prudência: o silêncio, não prudente, mas omisso.

“Mas atenção! Não confundir a prudência com o simples equilíbrio. Os prudentes do equilíbrio terminam sempre lavando-se as mãos com seu distanciamento. E o santo padroeiro deles é ‘são’ Pilatos” (disse durante o encontro com os jesuítas do sudeste asiático na sua recente viagem apostólica à Tailândia)

Sobre a relação da prudência com a timidez, o Pontífice diz em uma Homilia, no dia 6 de Outubro de 2019:

“Alguém pode pensar que a prudência seja a virtude ‘alfândega’, que, para não errar, faz parar tudo. Mas não! A prudência é virtude cristã, é virtude de vida; mais, é a virtude do governo. E Deus deu-nos este espírito de prudência. Em oposição à timidez, Paulo coloca a prudência. Que é, então, esta prudência do Espírito? Como ensina o Catecismo, a prudência «não se confunde com a timidez ou o medo», mas «é a virtude que dispõe a razão prática para discernir, em qualquer circunstância, o nosso verdadeiro bem e para escolher os justos meios de o atingir» (n. 1806). A prudência não é indecisão, não é um comportamento defensivo. É a virtude do Pastor que, para servir com sabedoria, sabe discernir, sensível à novidade do Espírito. Então, reacender o dom no fogo do Espírito é o oposto de deixar as coisas correr sem se fazer nada. E ser fiéis à novidade do Espírito é uma graça que devemos pedir na oração. Ele, que faz novas todas as coisas, nos dê a sua prudência audaciosa.”

  • Metanoia

Portanto, todo cristão deve buscar viver a virtude da prudência, com o desejo de sempre fazer a vontade de Deus. Peça luzes ao Espírito Santo para que Ele dê Sua graça para agir bem, retamente, e ser, assim, prudente, seguindo o conselho que Jesus deixou: “Sede, pois, prudentes como as serpentes.” (Mt 10, 16).

Em qual circunstância da sua vida você precisa ser mais prudente?

Tudo por Jesus nada sem Maria!

Leia mais: 

  • Virtude da Temperança. Link
  • “Os prudentes do equilíbrio terminam sempre lavando-se as mãos com seu distanciamento. E seu santo padroeiro é ‘são’ Pilatos”. Link
  • Homilia da Santa Missa para a abertura do Sínodo dos Bispos para a Amazônia. Link

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS