Siga nossas Redes Sociais

Sexta-feira Santa: Paixão e Morte de Jesus

15/04/2022 . Formações

Sofrer com Jesus

“Pará nós cristãos, não existe um Cristo sem cruz, nem cruz sem Cristo. Tentar entender a missão de Jesus sem que a luz da cruz me ilumine, é impossível. Na verdade nascemos a partir da cruz! (…) muitos olham para cruz e pensam nela como causa de morte. Nós cristãos devemos olhar para a cruz e ver nela causa de vida, de vida eterna! Por isso a sua cruz, associada a de Cristo é tão importante! Não fuja da cruz de Cristo! Não abandone a sua cruz, carregue-a por amor!” (Padre Alexandre, Meditatio 14/09/2019).

Tua Paixão. Tuas últimas palavras. Teu último olhar. Teu último suspiro. Os pregos. As chagas. A dor. O amor. A tua morte. A lança. O coração. O sangue. A água. A Misericórdia. A vida…
Quanto tens pra me dizer neste dia, Senhor. Cada movimento que fizeste, cada gota de sangue, todo Teu suor e Tuas lágrimas…tudo nos fala neste dia. Tudo nos fala e, no entanto, muito nós ainda não conseguimos compreender, muito nós ainda não conseguimos acolher. Cada ferida exala-nos amor. Fala-nos no amor, e Teu corpo leva em si os meus pecados. Mas tantas e tantas vezes não penetramos a linguagem do amor. Quantas vezes rejeitamos o Teu amor. Quantas vezes escolhemos outro caminho que não o do amor. Diante da Tua cruz, só posso exclamar: tende piedade de mim, Senhor! Como posso continuar julgando os outros se Tu mesmo, ao ser maltratado por aqueles homens, exalaste puro amor e misericórdia e rezaste por eles! Que mal fizeram a mim que há de se aproximar ao que tu sofreste por mim? Nenhum, nenhum jamais há de chegar perto ao que viveste neste dia. Dai-me a graça de penetrar no Teu amor, na profundeza da imensidão da dor que sentiste a cada estação. Converte o meu coração mesquinho e inconstante. Dai-me a graça de olhar para as pequenas cruzinhas do meu dia-a-dia com um novo olhar. Transforma o meu olhar diante da Cruz. Quero que morra em mim aquilo que me afasta da santidade. Quero aprender a sofrer contigo, Senhor. Quero carregar a minha cruz por amor!

“Ó Maria, Vós que percorrestes o caminho da cruz juntamente com o Filho, sentindo vosso coração de mãe despedaçado pela dor, mas sempre recordada do vosso fiat e intimamente confiante de que Aquele para quem nada é impossível saberia dar cumprimento às suas promessas, implorai para nós e para as futuras gerações a graça do abandono ao amor de Deus. Fazei com que em presença do sofrimento, do desprezo, da prova, ainda que prolongada e dura, nunca duvidemos do seu amor. A Jesus, vosso Filho, honra e glória para sempre. Amém”

(São João Paulo II, Via Sacra no Coliseu. Sexta-feira Santa de 2000).

Ave Maria…

Nossa Senhora de Guadalupe, todos os santos e santas padroeiros e co-padroeiros da Olhar Misericordioso, rogai por nossa Semana Santa e por todas os sacerdotes e famílias por quem rezamos nestes dias. Amém!

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS