Siga nossas Redes Sociais

Solenidade de Pentecostes

23/05/2021 . Formações

Com grande alegria celebramos hoje a Solenidade de Pentecostes. Neste dia nos recordamos que Nosso Senhor após subir aos céus, enviou o Espírito Santo aos seus, e assim cumpriu Sua promessa de que “rogaria ao Pai outro paráclito”, e que “Ele não nos deixaria órfãos (Jo 14,16 – 18).

Entendemos por “órfão” aquele que perdeu alguém que lhe era muito querido ou que o amparava, geralmente pai ou mãe, e na ocasião, diante da ascensão de Jesus, os discípulos estavam preocupados pois pensavam que ficariam sós e desprotegidos. Conhecendo-lhes, Jesus lhes envia um outro “Paráclito”, que significa advogado, consolador, e assim eles não ficariam desamparados.

Ou seja, Jesus enviou o Espírito Santo sobre os discípulos por que os amava, e deste modo inaugurou uma presença extraordinária de Deus em meio a eles e também a nós, pois a vinda do Espírito Santo foi uma graça prometida não apenas aos cristãos dos primeiros séculos, mas ao povo de Deus através de todas as eras: “Ele ficará eternamente convosco” (Jo 14, 17).

Portanto, o Espírito Santo é a presença de Deus em nosso meio, e nós também precisamos crer que não estamos sós e desamparados. Os discípulos experimentaram o medo, a fraqueza, mas com o derramamento do Espírito Santo eles foram reavivados pela força do amor, e isso os tornou capazes de muitos atos heroicos, afinal “quem ama não conhece nada que seja difícil” e “não cansa e nem se cansa”.

Assim também o é conosco, pois é pelo “amor de Deus que foi derramado em nossos corações através do Espírito Santo” (Rm 5, 8-11) que somos capazes de amar, orar, perdoar, conviver, compreender e evangelizar, e de modo especial, nos tempos difíceis que vivemos, precisamos ser íntimos do Espírito Santo, para não sucumbir mediante as notícias más e tristes.

Por isso, não o extingamos o Espírito Santo (1 Tes 5,19). Clamemos Sua presença com humildade e confiança. Que a Virgem Maria seja nosso grande modelo de intimidade com o Espírito Santo, para que também em nós, Ele faça maravilhas.

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS