Siga nossas Redes Sociais

Viva a Sagrada família: Jesus, Maria e José!

26/12/2021 . Formações

Domingo, dia do Senhor!

Dia de festa onde também hoje celebramos à Sagrada Família; podemos também dizer que é um dia onde celebramos o nosso carisma do cuidado e defesa das famílias pelas obras de Misericórdia.

O que fez Sagrada a família de Nazaré?
– Primeiro a presença de Cristo, que era o centro! Na sua família Jesus é o centro, realmente?
– Cristo também mostra que os filhos devemos lutar pela santidade. Filho, filha, você luta pela santidade?
– A família de Nazaré era sagrada também por Maria e José. Você pai, mãe, luta pela santidade?
– O amor é o vínculo da perfeição (Cl 3), e era o amor que unia a Sagrada Família. O Amor une a sua família, ou as brigas, ódios, divisões, falta de perdão…?
– O lar físico de Nazaré era sagrado: no seu lar o sagrado triunfa sobre o profano? Ou nele há bebedeiras, etc?
– No lar de Nazaré havia oração. Sua família reza em família?
– No lar de Nazaré havia trabalho que santifica, cada um na sua função fazendo com o amor tudo. José na carpintaria, Nossa Senhora na casa, Jesus ajudando ambos.
– no lar de Nazaré se praticava a caridade com o próximo: você faz obras de Misericórdia em família?
– o lar de Nazaré provocou vocação missionária: depois de anos com Maria e José, Jesus saiu a evangelizar. Se Deus pedisse que um de seus filhos fosse da comunidade de vida da Olhar Misericordioso, sacerdote ou freira na Igreja Católica, você deixaria?

A meta de toda família cristã deveria ser como a Sagrada Família, modelo de todas as virtudes no seio dessa instituição. Não é impossível! Mas é necessário luta diária pela santidade em família.

Cada família tem suas fortalezas e debilidades. É importante não desistir de lutar pela santidade em família quando um dos membros não a deseja, quando rechaça a Cristo. Comecemos em cada um de nós viver essa santidade.

Rezemos com o Papa Francisco essa oração à Sagrada Família:

“Jesus, Maria e José a vós com confiança rezamos, a vós com alegria nos confiamos Jesus, Maria e José a vós, Sagrada Família de Nazaré, hoje, dirigimos o olhar com admiração e confiança; em vós contemplamos a beleza da comunhão no amor verdadeiro; a vós confiamos todas as nossas famílias; para que se renovem nessas maravilhas da graça.

Sagrada Família de Nazaré, escola atraente do santo Evangelho: ensina-nos a imitar as tuas virtudes com uma sábia disciplina espiritual, doa-nos o olhar claro que sabe reconhecer a obra da providência nas realidades cotidianas da vida.

Sagrada Família de Nazaré, guardiã fiel do mistério da salvação: faz renascer em nós a estima pelo silêncio, torna as nossas famílias cenáculo de oração e transforma-as em pequenas Igrejas domésticas, renova o desejo de santidade, sustenta o nobre cansaço do trabalho, da educação,
da escuta, da recíproca compreensão e do perdão.

Sagrada Família de Nazaré, desperta na nossa sociedade a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, bem inestimável e insubstituível.
Cada família seja morada acolhedora de bondade e de paz para as crianças e para os idosos, para quem está doente e sozinho, para quem é pobre e necessitado.

Jesus, Maria e José, a vós com confiança rezamos, a vós com alegria nos confiamos.”

Deus abençoe a sua família! TPJNSM!

Jesus, Maria e José nossa família vossa é!

Minha bênção!

Seu servo fundador, Pe. Alexandre Paciolli, iCM

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS